Page 60 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
2º Lugar • Nível 1
Prêmio de Complexidade Técnica
Intellicart
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Atualmente, muitos clientes enfrentam dificuldades em encontrar produtos e acompanhar suas compras de forma eficiente,
resultando em experiências frustrantes e filas longas nos caixas. Para os lojistas, a falta de automação e sistemas eficazes de
gerenciamento torna a operação menos eficiente. A contagem manual de estoque e a gestão de inventário imprecisa causam
perdas financeiras significativas devido ao excesso ou falta de produtos. Além disso, a ausência de dados detalhados sobre
o comportamento de compra dos clientes impede a otimização da disposição dos produtos e campanhas de marketing
mais eficazes. Esse cenário diminui a satisfação do cliente e a eficiência operacional, destacando a necessidade urgente de
uma solução automatizada. A implementação de tecnologia avançada pode melhorar significativamente a experiência de
compra dos consumidores e a gestão interna dos supermercados.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
O nosso projeto é um carrinho de supermercado autônomo que transforma a experiência de compra. O funcionamento é
simples e eficiente: ao encontrar um produto, o cliente utiliza seu celular ou um dispositivo fornecido pelo estabelecimento
para escanear o QR code presente na embalagem, que contém informações como o nome e o preço do item.
Após a leitura, os dados são enviados ao sistema do carrinho, atualizando automaticamente a lista de compras do cliente. Ao
final das compras, o cliente se dirige a uma balança especial que contabiliza automaticamente os itens adquiridos, tornando
o pagamento rápido e prático. Essa solução não apenas otimiza o processo de compra, mas também aprimora a gestão do
inventário para os lojistas, resultando em uma experiência de compra mais conveniente e satisfatória para todos.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Em nosso projeto, utilizamos uma combinação de tecnologias e componentes para criar uma solução eficiente para o
supermercado. O ESP WROOM 32 é o microcontrolador central que permite a conectividade e o processamento de dados.
Para medir o peso dos produtos, empregamos uma célula de carga (Yzc-18) de 50 kg, conectada ao módulo HX711, que
amplifica e converte os sinais analógicos em digitais. A alimentação do sistema é garantida por uma fonte de tensão de 9V
e um regulador de tensão, com um cabo USB facilitando a comunicação e a programação do ESP.
Além disso, utilizamos MDF para a construção da estrutura física do projeto. O aplicativo do cliente e do supermercado
é desenvolvido em Java, enquanto o broker do sistema é implementado em Python, permitindo uma integração eficaz
entre os componentes. Embora existam soluções similares em outras partes do mundo, nosso projeto se destaca por ser
o primeiro a integrar um aplicativo específico para controlar a experiência de compra, tornando-a mais conveniente e ágil.
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