Page 76 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
1º Lugar • Nível 1
Prêmio de Impacto Social
Meu Negócio
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
A ideia do projeto surgiu de uma necessidade nossa, onde encontramos um empecilho para gerenciar e organizar as vendas
a prazo da nossa browneria. Percebemos que precisávamos de uma forma rápida e eficaz de registrar e enviar as vendas
para os nossos clientes e manter organizada para nosso controle, pois haviam casos em que a organização era inviável, por
conta do tempo gasto e a informação passada não tinha respaldo para ser encaminhada ao cliente. Como pesquisamos,
a quantidade de trabalhadores informais, que inclui vendas de doces, no Brasil é muito grande, cerca de 38,8 milhões de
pessoas, portanto o projeto é amplamente aplicável nesse cenário, visto que auxilia os novos empreendedores, que não
possuem capital inicial para investir em uma plataforma de gerenciamento de vendas e, em muitos casos, não tem afinidade
com a tecnologia para lidar com sistemas complexos
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
O projeto consiste em um aplicativo, onde o responsável faz o login para acessar a lista de produtos cadastrados, após
isso, seleciona a quantidade vendida e encaminha diretamente para o cliente via WhatsApp através de uma mensagem
contendo o produto adquirido, a quantidade e o valor total da compra. Para ser utilizado, o usuário precisa apenas de um
celular com o aplicativo instalado, número do cliente na lista de conversas do WhatsApp (ou salvo) e acesso a internet para
que consiga encaminhar a mensagem diretamente para o cliente. O aplicativo é totalmente intuitivo e otimizado, facilitando
a experiência e manipulação do usuário, o que o torna acessível para pessoas sem afinidade com tecnologia e sendo viável
para elas e para quem está iniciando no mercado, principalmente para aqueles sem capital inicial.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
O projeto foi desenvolvido utilizando React Native, linguagem de programação JavaScript e JSX, na plataforma VisualStudio.
Iniciamos o projeto sem escolher uma metodologia específica, separamos as funções de acordo com a afinidade do curso
junto a demanda. A validação foi feita entrando em contato com empresários estabelecidos no mercado e iniciantes da
área de vendas, que teriam o potencial de utilizar a solução. A maioria dos entrevistados alegaram que seria uma boa
solução para o mercado, mas para vendas a prazo, contanto que fosse uma aplicação simples, intuitiva e rápida, pois, se
não os potenciais clientes continuariam utilizando papel para efetuar a organização. Esse mesmo aspecto foi percebido
na apresentação da Feira, onde os visitantes gostaram da facilidade e rapidez com que a informação foi transmitida. Não
encontramos plataformas similares, as encontradas são mais complexas e voltadas para vendas online.
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