Page 80 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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Mindscape
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O projeto busca resolver a problemática da falta de conhecimento público sobre neurodivergências e suas
consequências, o que frequentemente resulta em diagnósticos imprecisos e na perpetuação de estigmas.
Muitas pessoas que realizam testes psicológicos distorcem suas respostas por medo de julgamento ou
pelo desejo de parecer socialmente aceitáveis, o que compromete a avaliação de suas reais condições.
Além disso, o preconceito em relação a transtornos psicológicos, muitas vezes visto como sinal de fraqueza, continua a ser um
obstáculo significativo em ambientes familiares e escolares. As personas envolvidas incluem pacientes neurodivergentes,
que precisam de um espaço seguro para expressar suas experiências, e profissionais da saúde mental, que buscam métodos
eficazes para aplicar testes e compreender melhor essas condições. Dessa forma, propomos o desenvolvimento de um jogo
interativo que sensibilize o público e ajude os pacientes a se sentirem mais confortáveis durante as avaliações, promovendo
empatia e compreensão em relação às neurodivirgências.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
Para a execução do projeto, foi escolhida a plataforma Gamemaker, considerada mais acessível e personalizável em
relação a outras opções de desenvolvimento de jogos. Os principais equipamentos utilizados foram um notebook para
programação e uma televisão conectada via HDMI para as apresentações. A metodologia adotada incluiu a consulta a
profissionais de saúde mental, desenvolvimento de jogos e pediatria, buscando alinhar o jogo às necessidades específicas
da psicologia e psiquiatria. Com base nas orientações recebidas, o desenvolvimento começou pelos sistemas básicos, como
movimentação, animações e interações. Foram realizados testes constantes para corrigir falhas e melhorar a experiência
do usuário. Embora ainda não concluído, o projeto apresenta um alto potencial no mercado, atendendo a uma demanda
crescente por ferramentas acessíveis na área de psicologia.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Nosso projeto de jogo aliado a testes psicológicos funciona de maneira orgânica, a medida que o jogador vai avançando
normalmente sua jogatina, todas as suas decisões dentro do jogo estarão sendo coletadas (exemplo: tempo de reação para
certas ações e respostas específicas para certas perguntas realizadas por personagens do jogo ao longo da sua história) e
avaliadas mediante os estudos que selecionamos como base para aplicarmos os testes (exemplo: teste RAADS-R), testes
estes que irão aparecer ao final da história do jogo caso o jogador tenha pago a versão que disponibiliza este teste (haverá
uma versão que é apenas o jogo sem testes e outra versão com testes mais aprofundados, para profissionais da área que
desejarem usar do nosso jogo como ferramenta de avaliação aos seus pacientes). Coletar as decisões do jogador é muito
simples, basta registrar suas ações dentro de um banco de dados que irá parametrizar tudo isso de acordo com os ditos
testes que selecionamos e gerar o resultado.
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