Page 84 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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MyoJump













             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             O  projeto  aborda  o  desafio  da  baixa  adesão  dos  pacientes  a  tratamentos  de  pré-habilitação  cirúrgica  e  reabilitação
             neuromuscular, essenciais para melhorar sua capacidade funcional antes de cirurgias e reduzir riscos. Em particular,
             pacientes idosos, com doenças crônicas ou debilitados enfrentam dificuldades com esses tratamentos, que exigem uma
             rotina de exercícios repetitiva e cansativa, desestimulando o engajamento. A pré-habilitação é crucial para preparar esses
             pacientes, minimizando as complicações e acelerando a recuperação. No entanto, o caráter monótono dos exercícios é um
             obstáculo, especialmente para jovens e crianças, que acham difícil se manter motivados. Essa resistência compromete os
             resultados, afetando a eficácia dos tratamentos. Diante disso, é necessário encontrar abordagens que atraiam e motivem os
             pacientes, facilitando sua participação e, assim, aumentando as chances de uma recuperação bem-sucedida.


             FUNCIONAMENTO DO PROJETO
             O MyoJump funciona por meio de contrações musculares captadas por um sensor de eletromiografia (EMG). Primeiro, o
             sistema calibra o sinal EMG para definir o nível de força necessário. Em seguida, o paciente inicia o jogo, onde cada contração
             muscular é convertida em um comando para o avatar, uma capivara que salta obstáculos na tela, funcionando como se
             pressionasse a tecla “espaço”. Os requisitos para uso incluem eletrodos, um circuito de EMG e um computador com o jogo.
             Durante o jogo, o paciente pode ajustar o número de saltos para concluir a fase e a velocidade dos obstáculos. O sistema
             oferece feedback visual e sonoro: ao colidir, a tela pisca em vermelho e emite um som. No final, o MyoJump gera um relatório
             em texto e gráficos, detalhando o desempenho do paciente para monitoramento da reabilitação.


             METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA

             O projeto utilizou uma combinação de hardware e software para criar o MyoJump, um jogo baseado em eletromiografia
             (EMG) que capta sinais elétricos dos músculos para interação com o avatar. No hardware, foi desenvolvido um circuito EMG
             com amplificadores e uma placa de circuito impresso conectada a um Arduino, que calibra e processa os sinais musculares
             captados. No software, o jogo foi construído na plataforma Unity, oferecendo uma interface ajustável onde profissionais
             podem definir a intensidade e dificuldade do jogo e monitorar a evolução do paciente por meio de relatórios. A metodologia
             de desenvolvimento utilizada foi o Kanban, um método flexível e visual que possui cartões com as tarefas de cada integrante
             do projeto, para isso, utilizamos a plataforma Trello. A validação clínica foi realizada por um professor da UNIFAA, que relatou
             dificuldades na adesão de pacientes idosos, reforçando a importância do projeto para engajá-los.











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