Page 22 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
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BESTSTOP







        ORIGEM DO PROJETO

        A ideia surgiu a partir de um Totem da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, que apontava a necessidade de controle de vagas
        para poder estacionar.


        PROBLEMÁTICA

        O projeto busca resolver a dificuldade enfrentada por motoristas ao procurar vagas em estacionamentos de grande fluxo,
        como os de shoppings ou centros urbanos movimentados. Atualmente, muitas pessoas perdem de 15 a 30 minutos circulando
        sem sucesso, o que gera frustração, aumento do trânsito interno e até desistência de permanecer no local. O cenário
        envolve tanto motoristas comuns, que desejam otimizar seu tempo e evitar estresse, quanto gestores de estacionamentos
        e prefeituras, que precisam melhorar a organização e eficiência dos espaços. Além disso, estabelecimentos comerciais
        também são impactados, pois a dificuldade de estacionar afeta diretamente a experiência do cliente e, consequentemente,
        o fluxo de visitantes.



        MATERIAIS E MÉTODOS
        Para o desenvolvimento, utilizamos tecnologias de visão computacional e processamento de imagem, além de uma API
        e uma interface web para exibir os resultados. Diferente de soluções que dependem de sensores e infraestrutura física
        extensa, como projetos baseados em LEDs por vaga — que exigem fios, instalação individual e alto custo —, nosso sistema
        utiliza apenas imagens de câmeras já existentes nos estacionamentos ou em áreas públicas. Isso torna a implantação mais
        simples, barata e escalável. Para validar, realizamos entrevistas com pessoas que vivem em cidades grandes, como Ribeirão
        Preto, incluindo um médico cirurgião geral de uma faculdade privada, que relatou que a busca por vagas em locais de grande
        fluxo é um grande estorvo e consome muito tempo.


        PROJETO E SOLUÇÃO

        O projeto utiliza câmeras posicionadas no estacionamento para capturar imagens, que são processadas por um modelo
        de visão computacional. Este identifica veículos e calcula em tempo real o número de vagas livres por área. Os dados são
        enviados para uma API, que os organiza e envia para um site público. No site, um mapa de calor indica a disponibilidade:
        vermelho (baixa), amarelo (média) ou verde (alta). Como requisitos, são necessárias câmeras de boa resolução, conexão
        estável e um servidor para executar o modelo de IA. O sistema opera continuamente, fornecendo atualizações em tempo
        real para que usuários verifiquem a disponibilidade antes de se deslocar, com fácil manutenção e potencial de expansão
        para outros locais. O mapa de calor também poderia ser inseridos em telões visíveis.












        22      INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - INATEL
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