Page 74 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
P. 74

PROJETO VENCEDOR
                          Lugar • Nível


                           Arena FETIN - Projeto Inovador direcionado à ONU/UNAI





        Jogo que Incentiva a Criação de



        Hábitos Saudavéis










        ORIGEM DO PROJETO

        O problema surgiu da dificuldade das pessoas, especialmente crianças, em manter hábitos e rotinas com aplicativos pouco
        práticos e distrativos.



        PROBLEMÁTICA

        Nosso projeto surgiu ao observar como a falta de organização e disciplina impacta o dia a dia, especialmente de crianças e
        jovens que continuam aprendendo a lidar com responsabilidades. Muitas pessoas entendem a importância de manter uma
        rotina equilibrada, mas acabam procrastinando e se desmotivando. Embora existam diversos aplicativos de hábitos, muitos
        são burocráticos, pagos e cheios de distrações. Por isso, criamos uma solução simples, acessível e divertida que estimula
        hábitos saudáveis e a organização pessoal. O foco é o público infantil, mas o jogo também ajuda pessoas de todas as idades
        a tornarem sua rotina mais leve e motivadora.



        MATERIAIS E MÉTODOS
        Para o desenvolvimento do projeto, utilizamos recursos tecnológicos como o motor de jogos Unity, ferramenta na qual
        permite criar jogos usando a linguagem C# e criar uma interface acessível, e o site Pixilart para a arte visual atrativa. A
        metodologia aplicada foi baseada em cascatas, onde a equipe elaborou uma abordagem linear e rigorosa, em que as fases
        do projeto são executadas em sequência, com cada fase dependendo da conclusão da anterior. A sua validação foi feita
        por meio de feedbacks coletados em testes práticos, confirmando que a proposta é eficaz, intuitiva e cumpre o objetivo de
        incentivar a criação de hábitos saudáveis de forma divertida e educativa.


        PROJETO E SOLUÇÃO

        Nosso projeto funciona como um jogo interativo que recria um ambiente virtual onde o jogador pode vivenciar as
        consequências de suas ações e hábitos de forma prática e educativa. O objetivo é mostrar como pequenas escolhas diárias
        influenciam diretamente a rotina e o bem-estar, ensinando sobre organização, responsabilidades, socialização, alimentação
        e  até  mesmo  noções  de  finanças  pessoais.  Além  disso,  o  jogo  busca  promover  a  inclusão,  oferecendo  recursos  que
        permitem que pessoas possam ver do mesmo modo que deficientes visuais. Dessa forma, unimos aprendizado, diversão e
        conscientização em uma experiência imersiva e acessível para todos os públicos.








        74      INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - INATEL
   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79