Page 74 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
P. 74
PROJETO VENCEDOR
Lugar • Nível
Arena FETIN - Projeto Inovador direcionado à ONU/UNAI
Jogo que Incentiva a Criação de
Hábitos Saudavéis
ORIGEM DO PROJETO
O problema surgiu da dificuldade das pessoas, especialmente crianças, em manter hábitos e rotinas com aplicativos pouco
práticos e distrativos.
PROBLEMÁTICA
Nosso projeto surgiu ao observar como a falta de organização e disciplina impacta o dia a dia, especialmente de crianças e
jovens que continuam aprendendo a lidar com responsabilidades. Muitas pessoas entendem a importância de manter uma
rotina equilibrada, mas acabam procrastinando e se desmotivando. Embora existam diversos aplicativos de hábitos, muitos
são burocráticos, pagos e cheios de distrações. Por isso, criamos uma solução simples, acessível e divertida que estimula
hábitos saudáveis e a organização pessoal. O foco é o público infantil, mas o jogo também ajuda pessoas de todas as idades
a tornarem sua rotina mais leve e motivadora.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o desenvolvimento do projeto, utilizamos recursos tecnológicos como o motor de jogos Unity, ferramenta na qual
permite criar jogos usando a linguagem C# e criar uma interface acessível, e o site Pixilart para a arte visual atrativa. A
metodologia aplicada foi baseada em cascatas, onde a equipe elaborou uma abordagem linear e rigorosa, em que as fases
do projeto são executadas em sequência, com cada fase dependendo da conclusão da anterior. A sua validação foi feita
por meio de feedbacks coletados em testes práticos, confirmando que a proposta é eficaz, intuitiva e cumpre o objetivo de
incentivar a criação de hábitos saudáveis de forma divertida e educativa.
PROJETO E SOLUÇÃO
Nosso projeto funciona como um jogo interativo que recria um ambiente virtual onde o jogador pode vivenciar as
consequências de suas ações e hábitos de forma prática e educativa. O objetivo é mostrar como pequenas escolhas diárias
influenciam diretamente a rotina e o bem-estar, ensinando sobre organização, responsabilidades, socialização, alimentação
e até mesmo noções de finanças pessoais. Além disso, o jogo busca promover a inclusão, oferecendo recursos que
permitem que pessoas possam ver do mesmo modo que deficientes visuais. Dessa forma, unimos aprendizado, diversão e
conscientização em uma experiência imersiva e acessível para todos os públicos.
74 INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - INATEL

