Page 96 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
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PROJETO VENCEDOR
Prêmio de Votação Popular: Caravanas
Neo Traction
ORIGEM DO PROJETO
Nossa ideia de projeto foi baseada na disciplina de Química e Materiais, uma vez que a teoria é muito complexa para ser
estudada online pelos alunos.
PROBLEMÁTICA
A problemática que tentamos resolver foi o fato de que tanto a disciplina de Química e Ciência dos Materiais quanto a
disciplina de Resistência dos Materiais apresentam uma teoria muito maçante e complexa para os alunos. A Química, por sua
vez, é lecionada de forma online, o que dificulta ainda mais o entendimento. Dessa forma, pensamos em como poderíamos
unir teoria e prática. Assim, tivemos a ideia de criar um protótipo de uma máquina de ensaio de tração. Essa máquina, na
indústria, é muito eficiente, mas também bastante cara. No nosso projeto, gastamos cerca de R$ 1.580,00 para construir
um protótipo que realiza ensaios poliméricos. A mesma máquina industrial pode variar de R$ 50 mil a R$ 100 mil. Nossas
personas foram os alunos das disciplinas e as professoras das matérias.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os recursos tecnológicos utilizados foram: uma célula de carga de tração de 200 kg (sensor usado para medir força de
tração), um motor de vidro elétrico de carro, um Arduino, relés de proteção que também auxiliam na alimentação, uma fonte
DC e cabos para conectar o motor à fonte. A metodologia de desenvolvimento foi extensa e envolveu tanto a construção do
protótipo quanto a calibração e o funcionamento, para que obtivéssemos os resultados esperados. Validamos o projeto com
o auxílio de professores e especialistas da área, que foram consultados tanto para orientar a construção da máquina quanto
para validar os gráficos gerados por ela.
PROJETO E SOLUÇÃO
Nosso projeto funciona da seguinte maneira: temos um software em Python que permite a comunicação entre o Arduino e
a célula de carga, envia comandos ao motor e gera o gráfico ao final do ensaio. Ao dar o “start”, o motor é acionado e inicia-
se o ensaio. Dependendo do material, ele se romperá ou não, o que pode ser observado na prática. Após o material atingir
seu ponto máximo, a máquina é interrompida e o gráfico de Força x Tempo é exibido na tela do notebook. Dessa forma, o
funcionamento do protótipo fica claro não apenas para os alunos, mas para qualquer pessoa interessada.
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