Page 4 - Jornal Inatel
P. 4

UMA NOVA FORMA DE APRENDER E ENSINAR





          Pode-se dizer que alunos e professores tiveram que se reinventar nesse período de isolamento social. Por mais que
          já estivessem habituados a utilizar recursos tecnológicos em seu dia a dia, a migração para o ambiente digital trouxe
          dificuldades e a necessidade de transformar a forma como aprendem e ensinam.
          Desde março, as aulas passaram a ser ministradas por meio da Plataforma Microsoft Teams, com o apoio de materiais didáticos
          disponibilizados no Portal do Aluno. Os atendimentos e o apoio ao desenvolvimento de trabalhos e projetos passaram a ser feitos
          remotamente e as aulas gravadas para que os alunos possam rever quantas vezes for necessário.
          Aos poucos, todos foram se adequando a esta nova realidade. Para o novo semestre,
          os professores tiveram treinamentos e a instituição se preparou para receber os alunos
          gradativamente para realização das aulas práticas em laboratório.









               “De forma geral, nossos professores estão acostumados ao uso de
                tecnologia em suas aulas, o que facilitou a adaptação a essa nova
              realidade. Fomos nos adaptando gradativamente. Com o passar dos
                meses, professores, alunos e equipe de apoio foram conhecendo
                                mais recursos e compartilhando com todos.”
                                      GUILHERME MARCONDES

                                    Vice-diretor e pró-diretor de Graduação




                                               “A adaptação está sendo um
        aprendizado constante. Todo dia procuro aprimorar usando ferramentas virtuais mais
      adequadas para cada assunto. Eu constatei que quando aplicada a metodologia correta
          o engajamento dos alunos muda e consigo resultados bons. No primeiro semestre,
            entendo que conseguimos cumprir a nossa meta que foi levar o conhecimento à
                     distância de forma que o aprendizado não ficasse comprometido.”

                        PROFESSOR ESTEVAN MARCELO LOPES


                                                                       “Tudo aconteceu de forma muito
                                                                   repentina. Em uma semana estávamos
                                                               em aula, na semana seguinte estávamos em
                                                     casa. Como não sou natural de Santa Rita do Sapucaí, voltei
                                              para Ipatinga, minha cidade natal, e tive dificuldades para me adequar
                                           aos estudos em casa. Nesse sentido, o Inatel foi muito maleável. Professores
                                       e coordenadores foram pacientes e nos deram total assistência. Em resumo, o primeiro
                              semestre foi melhor do que imaginei, pois foi tudo novo. O Inatel se adaptou em um tempo excelente e tivemos um
                               aproveitamento muito bom. A única perda foram as aulas de laboratório, que serão recuperadas neste semestre.”

                                                                           ESTEFERSON JÚNIOR MIGUEL

                                                        Aluno do 8° período do curso de Engenharia de Controle e Automação
     4 | JORNAL DO INATEL
   1   2   3   4   5   6   7   8   9