Page 4 - Jornal Inatel
P. 4
UMA NOVA FORMA DE APRENDER E ENSINAR
Pode-se dizer que alunos e professores tiveram que se reinventar nesse período de isolamento social. Por mais que
já estivessem habituados a utilizar recursos tecnológicos em seu dia a dia, a migração para o ambiente digital trouxe
dificuldades e a necessidade de transformar a forma como aprendem e ensinam.
Desde março, as aulas passaram a ser ministradas por meio da Plataforma Microsoft Teams, com o apoio de materiais didáticos
disponibilizados no Portal do Aluno. Os atendimentos e o apoio ao desenvolvimento de trabalhos e projetos passaram a ser feitos
remotamente e as aulas gravadas para que os alunos possam rever quantas vezes for necessário.
Aos poucos, todos foram se adequando a esta nova realidade. Para o novo semestre,
os professores tiveram treinamentos e a instituição se preparou para receber os alunos
gradativamente para realização das aulas práticas em laboratório.
“De forma geral, nossos professores estão acostumados ao uso de
tecnologia em suas aulas, o que facilitou a adaptação a essa nova
realidade. Fomos nos adaptando gradativamente. Com o passar dos
meses, professores, alunos e equipe de apoio foram conhecendo
mais recursos e compartilhando com todos.”
GUILHERME MARCONDES
Vice-diretor e pró-diretor de Graduação
“A adaptação está sendo um
aprendizado constante. Todo dia procuro aprimorar usando ferramentas virtuais mais
adequadas para cada assunto. Eu constatei que quando aplicada a metodologia correta
o engajamento dos alunos muda e consigo resultados bons. No primeiro semestre,
entendo que conseguimos cumprir a nossa meta que foi levar o conhecimento à
distância de forma que o aprendizado não ficasse comprometido.”
PROFESSOR ESTEVAN MARCELO LOPES
“Tudo aconteceu de forma muito
repentina. Em uma semana estávamos
em aula, na semana seguinte estávamos em
casa. Como não sou natural de Santa Rita do Sapucaí, voltei
para Ipatinga, minha cidade natal, e tive dificuldades para me adequar
aos estudos em casa. Nesse sentido, o Inatel foi muito maleável. Professores
e coordenadores foram pacientes e nos deram total assistência. Em resumo, o primeiro
semestre foi melhor do que imaginei, pois foi tudo novo. O Inatel se adaptou em um tempo excelente e tivemos um
aproveitamento muito bom. A única perda foram as aulas de laboratório, que serão recuperadas neste semestre.”
ESTEFERSON JÚNIOR MIGUEL
Aluno do 8° período do curso de Engenharia de Controle e Automação
4 | JORNAL DO INATEL