No mundo atual, as telecomunicações se tornaram fundamentais para que o transporte passasse a evoluir de forma mais ágil. Os diversos meios de locomoção ganharam um grande apoio nos últimos anos com o desenvolvimento de redes de comunicação via satélite e antenas. O surgimento da rede 6G, que prevê redes sem fio assistidas por Inteligência Artificial, tende a aperfeiçoar ainda mais o que existe hoje a partir da quinta geração da conexão de redes: os veículos autônomos.

Em todo o mundo, fabricantes investem em veículos que podem circular sem a necessidade de motoristas. Os carros têm a capacidade de controlar a velocidade adequada, a trajetória e desviar de obstáculos que apareçam no percurso por meio do apoio da tecnologia. Porém, para que não ocorram problemas nesses veículos, novos satélites estão sendo lançados para conseguir gerenciar a grande quantidade de dados que os carros vão exigir para dirigir sozinhos.

Hoje, a maioria dos carros autônomos funcionam com o apoio de um modem que recebe dados das torres de telefonia. Porém, a cobertura utilizada para aparelhos celulares ainda não é eficiente por completo, o que pode causar problemas nos veículos durante o trajeto sem motorista. Para evitar esses problemas, os satélites poderão gerenciar os carros e evitar falhas na comunicação no percurso, aumentando a segurança.

De toda forma, mesmo que o lançamento de novos satélites e a quantidade de carros autônomos disponíveis no mercado pareçam longe da realidade do grande público, muitas ferramentas apoiadas pelas telecomunicações já mostram como os satélites e antenas auxiliam no gerenciamento do transporte nos dias de hoje.

Um exemplo é o monitoramento de veículos de carga à distância. Cada vez mais, os caminhões possuem rastreadores que aumentam a segurança e o monitoramento em tempo real do percurso, evitando falhas no deslocamento e até que o material transportado seja perdido em caso de roubo. Os rastreadores, que têm preços acessíveis, aumentam a segurança dos produtos e do caminhoneiro e são importantes ferramentas para as transportadoras.

Outro exemplo são os dispositivos de telemetria. Empresas que precisam gerenciar uma grande frota de veículos, como transportadoras e empresas de ônibus, podem saber de que forma os condutores estão manuseando os veículos por meio de relatórios obtidos a partir de dados gerenciados por redes de comunicação via satélite e telefonia. Os dados mostram se o motorista excedeu a velocidade em trechos onde deveria andar devagar, se está ou não realizando direção econômica e até se o percurso dirigido é o correto.

Em uma realidade mais próxima do público em geral, estão os aplicativos de mobilidade urbana. Tanto os veículos que realizam transporte de passageiros a preços mais acessíveis e os veículos de delivery contam hoje com o monitoramento em tempo real. Por meio de aplicativos, o passageiro consegue saber onde está o motorista do veículo contratado, e a pessoa que está em casa pode monitorar, até mesmo, quanto tempo falta para a encomenda chegar de um restaurante.

É possível, inclusive, a partir da tecnologia, que passageiros do transporte público saibam quanto tempo falta para o ônibus chegar até o ponto de embarque. Os veículos monitorados à distância podem ser acompanhados por aplicativos de celulares que apontam para o passageiro a localização em tempo real dos veículos, informando se haverá ou não atraso.

Estrada a noite

Aumento na frota de veículos

A autonomia e o melhor gerenciamento do trânsito é fundamental em um momento em que cada vez mais veículos ocupam as ruas. No Brasil, o número de veículos em circulação aumentou em uma década. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, existiam 64,8 milhões de carros. Em 2021, esse número chegou a 111,4 milhões.

A estimativa é que no mundo existam seis pessoas para cada veículo. A frota estimada, entre automóveis leves e pesados, é de 1,4 bilhão, enquanto que em 2010, a frota mundial era de 985 milhões. O aumento foi de 42%, e mostra como o gerenciamento do transporte precisa ser melhorado para evitar um colapso nas ruas.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS), que se consolidou como um dispositivo quase imprescindível para os carros na década passada, também mostra como as telecomunicações via satélite e antenas se tornaram essenciais para o transporte em todo o mundo. Os dados via GPS, que hoje estão disponíveis nos telefones celulares, ajudam motoristas a se localizarem de forma rápida e encontrarem, inclusive, o trajeto mais rápido com base em relatórios emitidos em tempo real sobre o trânsito nas cidades.

A implementação de novos satélites, a modernização da conexão de redes 5G e até o surgimento do 6G são imprescindíveis para que o transporte no mundo seja melhor gerenciado. Em um mundo com cada vez mais habitantes e veículos circulando, evitar que aconteça um gargalo geral no transporte é essencial para que cada vez mais pessoas consigam circular sem grandes problemas nas cidades.

GPS
Bruno de OliveiraJornalista
Assessoria Inatel