O que você encontra em nosso Campus
- Vagas de estacionamento
- Rampas de acesso entre prédios
- Plataformas elevatórias
- Instalações acessíveis: salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditórios e teatro.
- Espera sinalizada nos locais de atendimento
- Lanchonete e refeitório acessível
- Bebedouros acessíveis
- Sanitários acessíveis
- Sanitários familiares acessíveis
- Computador para deficientes visuais, auditivos e mobilidade reduzida
- Sinalização em braille para deficientes visuais
- Sirene de emergência em banheiros acessíveis
BOAS PRÁTICAS PARA TODOS
- Cuide da manutenção das placas de braille, sinalização de piso ou outros materiais instalados no campus;
- Ao observar algo diferente ou fora do padrão, comunique a Prefeitura do Campus;
- Sempre que estiver com uma pessoa com deficiência, primeiro pergunte se ela quer sua ajuda;
- Ao ouvir ou ver a sirene em um sanitário acessível, procure o mais rápido possível ir até o local ou comunicar a equipe de segurança do Inatel;
- O termo correto a ser usado é pessoa com deficiência. Você deve usar os termos “cego” e/ou “surdo” para pessoas com essas deficiências;
- Manter os móveis em apenas um dos lados do corredor seguindo o padrão dos demais.
DICAS PARA AUXILIAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
- Ao conversar com um deficiente físico, esteja preferencialmente sentado, para que fiquem com os olhos no mesmo nível;
- Não apoie na bengala ou cadeira de rodas e conduza a pessoa com cadeira de rodas com cuidado.
Dicas para auxiliar pessoas com deficiência visual
- Ao guiar alguém, sempre coloque a mão da pessoa no seu cotovelo, que deverá estar dobrado ou no seu ombro. Se estiver em um lugar apertado, colocar as mãos para trás e o conduza atrás de você.
- Avisar com antecedência a existência de degraus, buracos, etc.
- Falar em tom de voz normal, a menos que elas possuam deficiência auditiva, não se deve gritar.
Dicas para auxiliar pessoas com deficiência auditiva
- Quando for falar com uma pessoa surda, se posicione à frente dela, para que ela possa visualizar os movimentos labiais;
- Seja sempre expressivo e mantenha contato visual;
- Mesmo que estejam acompanhada por um intérprete, dirija-se ao indivíduo;
- Dê a opção e pergunte se a pessoa prefere a comunicação escrita.
Lembre-se: Existem outros tipos de deficiência, não se limitando somente a essas e você deve estar aberto e preparado para ser inclusivo.