Nossos Parceiros
Entre nossos clientes estão os maiores players de tecnologia no mercado de telecomunicações. Você terá oportunidade de trabalhar em projetos importantes para marcas como Ericsson, Intelbras, Datacom, Nokia, Huawei, além de empresas que estão despontando no mercado e buscam soluções inteligentes.
Conheça as etapas para se tornar parte do time Inatel
Inscrição Online
Escolha a oportunidade que tem conexão com a sua carreira
Bate Papo Inicial
Ao ter seu currículo triado pelo nosso RH, vamos bater um papo inicial para te conhecer e entender suas expectativas.
Entrevistas
Você vai conversar com o responsável pela sua área e com o RH para entender o perfil que estamos buscando.
Avaliação Final
Nossa avaliação final será baseada nessa troca de experiências e em avaliação de perfil.
Nossas Histórias
Claudia Porto, Jornalista
Comecei a trabalhar no Inatel no dia 18 de maio de 2010, mas a certeza de que aqui poderia ser um bom lugar para a minha carreira profissional começou bem antes disso. Eu sou de Campinas, onde me formei jornalista e trabalhei por dez anos na EPTV Campinas, na produção e edição da TV. Mas meu marido é de Pouso Alegre e em 2007 voltou para a cidade mineira. Eu comecei a pensar em uma mudança, mas só faria isso quando encontrasse um emprego onde sentisse que poderia me realizar, sem pressa. Um amigo que trabalhava comigo em Campinas falou do Inatel e intermediou uma visita minha à instituição. Lembro que fiquei encantada com o campus e a energia do lugar. Mas, na época, não havia vaga aberta na área da comunicação.
O tempo passou e eu já estava em Minas, como chefe de redação da EPTV Varginha, quando recebi uma ligação do RH do Inatel, passado mais de um ano da minha visita. Dessa vez, havia uma vaga. Profissionalmente, estava no auge. Mas se fosse fazer minha roda da vida na época, o projeto pessoal e familiar estava longe de ser concretizado. E, por isso, resolvi ouvir a proposta. Ouvi e aceitei.
E assim comecei a escrever a história da Claudia Porto, especialista em comunicação da assessoria do Inatel. “Mudar para o outro lado”, da redação para a assessoria, exigiu aprendizados e adaptações. Mas posso dizer que consegui balancear muito bem esses dois lados porque o Inatel e tudo o que ocorre dentro dele permite fazer o que mais me fascina na profissão que escolhi: contar histórias. E daqui saem excelentes histórias! Entre tantas, pude acompanhar e registrar a conquista como a Instituição de Ciência e Tecnologia mais inovadora do Brasil, em 2012. Tive a honra de escrever a nova edição do livro Inatel – Sonho e Realidade. Pude fazer parte da primeira transmissão 5G do Brasil, realizada pelos pesquisadores do Inatel. E outras tantas passagens... Além de eu mesma contar as histórias, ajudo que outros colegas jornalistas façam o mesmo.
Não posso deixar de comentar o encanto que sinto pelo campus do Inatel. Desde que entrei, sempre gosto de parar no corredor do prédio central e contemplar a vista da cidade pelas grandes portas de madeira. E todas às vezes o pensamento é o mesmo: “que privilégio”!
Desde que entrei, tento usufruir da estrutura oferecida pelo Inatel. Fiz natação, musculação, sempre adaptando meu horário de inda e vinda de Pouso Alegre. A excelente biblioteca também é lugar de consulta constante, sem contar as enriquecedoras trocas de ideias e grandes aprendizados com professores, colaboradores e alunos do Inatel. Estar em um ambiente que respira educação tem grandes vantagens. Aprendo muito a cada palestra ou curso que posso acompanhar. A oferta cultural também é um diferencial para toda a família.
Por falar em família, foi durante a minha história no Inatel que construí a minha. E contei com o total apoio da instituição quando tive problemas nas minhas gestações e precisei de repouso absoluto. Os benefícios da licença maternidade de seis meses e a bolsa de estudos para nós colaboradores e nossos filhos também são diferenciais importantes.
Hoje consigo me realizar e encontrar o equilíbrio necessário nas duas tarefas que mais me motivam: contar histórias e ser mãe. Afinal, foram esses os motivos que me trouxeram para o Inatel. E que venham as próximas histórias, baseadas na credibilidade, responsabilidade, respeito e confiança. Valores tão importantes e essenciais na minha jornada e que encontro nessa instituição.
Leandro Silva Souza, Coordenador do Suporte
O ano era 1998 eu tinha acabo de formar na FAI em Informática, dava aula a noite de microinformática e consegui visualizar uma ótima oportunidade de entrar no Inatel e ficar em Santa Rita, na época fui contratado como Auxiliar Administrativo.
Passando por um processo seletivo bastante concorrido, eu fui contratado como Auxiliar Administrativo e em pouco tempo de Inatel consegui todas as promoções que o cargo proporcionava. Em paralelo uma nova área no Inatel estava crescendo que era a setor de Áudio Visual, o Inatel estava adquirindo os primeiros projetores e começava a equipar as salas de aula com sistema de som, com isso fui convidado e promovido a Técnico desse departamento.
Por se tratar de uma função técnica, fui me aproximando da equipe do suporte / TI.
Internamente foi aberto um processo seletivo para Especialista de Sistemas do ICC que estava começando, esse cargo era para cuidar da rede do ICC que na época era separada da rede geral do Inatel. Passei nessa vaga e tive que me desenvolver muito tecnicamente, porque na época eu tinha o perfil que a vaga precisava mais faltava um pouco de experiência na parte técnica, mas mesmo assim o Inatel me deu essa oportunidade, então fui promovido a Especialista de Sistemas, lembro que foi uma época que estudava muito.
Com o tempo as redes se fundiram (ICC e Inatel) o nosso parque de informática foi crescendo o ICC se desenvolvendo, consequentemente o time de TI cresceu, com isso fui promovido a Coordenador de Suporte no cargo que estou atualmente.
Durante essa trajetória de 22 anos aprendi muito adaptar e encarar de forma proativa as mudanças em todos os sentidos, pessoas, chefias, processos etc.
Além de trabalhar no Inatel, sou pai de família, tenho 1 casal de filhos e sou professor da ETE no curso noturno, ministro Sistema Digitais para o 1º ano. No tempo livre sou um atleta amador, gosto muito de esporte outdoor, MTB, corrida de montanha e travessias de montanhas.
O que mais me admira no Inatel é o respeito entre as pessoas, a limpeza e a organização. O ambiente de trabalho é ponto forte do Inatel, tenho prazer em sair de casa e vir trabalhar e que seja eterno enquanto dure.
Raoni Teixeira, Designer de Experiências
Em 2013 resolvi voltar para Santa Rita do Sapucaí, uma cidade pequena que tem um movimento muito legal e criativo, imaginei que poderia colaborar com algo neste movimento. Surgiu a oportunidade de uma entrevista na área de comunicação do Inatel, mas meus olhos brilharam quando conheci o Inatel Competence Center e vi a oportunidade de ajudar a Instituição com uma habilidade que ainda não havia, User Experience Design. O movimento da cidade e o peso da instituição foram essenciais para a decisão de voltar para a cidade.
Cheguei como designer de interfaces, haviam muitas coisas que precisariam mudar dentro dos projetos e isso foi bastante desafiador, a ideia era rodar corretamente os projetos pensando no usuário final, com o peso de nossos clientes, e criar projetos que faziam mais sentido para eles. Aos poucos, fomos implementando técnicas, metodologias e ferramentas, hoje temos um time que consegue atender a demanda de UI, UX e Design de Produto, foram 7 anos de aprendizado para os times e até hoje o desafio não acabou.
Desde o início quis contribuir com o movimento criativo da cidade, hoje tenho um projeto de arte visual onde mostro para as pessoas a cidade de Santa Rita do Sapucaí com uma visão artística, contando a história com fotos e pixel art, assim nasce o 8 bits do Sapucaí. Também ajudo as pequenas empresas que passam pela Incubadora do Inatel dando consultoria na área de design, aplicando conceitos que muitos engenheiros não tem da proximidade dos seus clientes para desenvolver um produto cada vez melhor. Também fui cofundador do projeto Hello Vale, um hub de empreendedores, realizando lives e cursos com grandes profissionais do mercado com o intuito de ajudar os empreendedores da cidade a enxergar os desafios que existem nas grandes capitais.
O Inatel é minha segunda família, a amizade que fiz aqui dentro e os laços que criei com outras pessoas que passaram por aqui, teve muito valor na minha formação profissional e pessoal. A Instituição me proporcionou contatos incríveis, com pessoas mais incríveis ainda, e além disso, conseguimos juntos realizar eventos e reuniões entre os colaboradores para constantes aprendizados e eventos sociais.
Renzo Mesquita, Professor do Inatel e Coordenador do CDGHub
Tudo começou antes mesmo de eu vir estudar no Inatel. Meu pai sempre me falou da tradição do Inatel em formar e empregar bons engenheiros e que gostaria muito que eu fizesse parte deste time. Em 2005 tive o privilégio de começar minha faculdade por aqui e em 2013, depois de já ter experiência no mercado corporativo, tive a honra de retornar à família Inatel no setor de Ensino e Pesquisa. A maior motivação por ter retornado foi poder fazer parte deste time de tradição e referência, que por anos tem contribuído com a formação e prestação de serviços de qualidade ao mercado nacional e também internacional.
Comecei como professor horista, ministrando poucas matérias. Em seguida, o Inatel ao reconhecer o trabalho me deu a chance de me tornar professor de caráter integral. Em seguida, também tive a chance de me tornar professor dos cursos de Pós-graduação da instituição, além de auxiliar na coordenação de um laboratório de iniciativas de computação.
Desde o primeiro dia que coloquei os pés nesta cidade, o sentimento foi de que aqui seria meu lugar para sempre. Santa Rita do Sapucaí respira inovação, tem uma comunidade muito calorosa, pensamentos além do seu tempo mas com aquele jeitinho gostoso do interior. É um local agradável para se conectar com facilidade, tanto com a natureza quanto com as mentes brilhantes que vivem por aqui. Não se assuste caso saia para fazer uma caminhada casual (atividade que gosto bastante) e volte para casa com ideias brilhantes.
O respeito que o Inatel tem pelos seus colaboradores e a capacidade de escutá-los, deixando-os contribuir diretamente com iniciativas que possam enriquecer a nossa instituição e comunidade.
Nosso Time
Comunidades
WeekTalk
Bate-papo mensal que traz um convidado para falar com os colaboradores sobre inovação e tecnologia.
GitHub
Programa colaborativo do nosso time de Devs para solucionar diversos problemas da atualidade.
Inatel Cultural
Aqui trazemos todas as ações culturais junto com nossa comunidade interna e externa, além da divulgação de eventos culturais.