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                                                Domingos Marcos Canga
                                                Kennety Diego Ribeiro
                                                Rodrigo Heringer dos santos
                                                Thamer Kersul Brito
                                                Maikon Gonçalves Pinto

Introdução

Atualmente o grande número de assaltos a ônibus de turismo nas es-
tradas e rodovias da região do Paraná, é motivo de preocupação entre
os passageiros, empresas de transporte e a Polícia Rodoviária Federal
(PRF), que atribui o interesse dos assaltantes às pessoas que viajam
para a região de Foz do Iguaçu, levando consigo grande quantia em
dinheiro para realizar compras de roupas, eletroeletrônicos, entre outros
produtos no Paraguai. O projeto Monitoramento de ônibus RF tem por
objetivo auxiliar a PRF, no monitoramento preventivo e controle do trá-
fego de ônibus. Permitindo assim, uma ação mais rápida e eficaz em
casos de assaltos. Apesar de inicialmente a solução ter sido pensada
para o problema que vem ocorrendo na região do Paraná, também po-
derá ser utilizada em estradas e rodovias de todo o país.

O Projeto / Funcionamento                Baseado na rota de viagem previa-
                                         mente estabelecida, do registro de
O sistema de monitoramento de ôni-       horário de saída, e dos horários esti-
bus por Rádio Frequência (RF) tem        mados para que o ônibus passe por
como elementos: O TRANSMISSOR            cada “Base de Polícia Rodoviária”, o
que será acoplado aos ônibus e per-      sistema identificará se o mesmo en-
mitirá o envio de um sinal aéreo por     contra-se dentro do tempo e percur-
uma pequena antena e O RECEP-            so pré-estabelecido da viagem.
TOR que assumirá por sua vez, a fun-     Caso ocorram atrasos menores do
ção de receber o sinal emitido pelo      que os valores de tolerância pré-
transmissor através de uma pequena       definidos no equipamento, será feito
antena. Sendo assim, o receptor tem      um remanejamento dos horários es-
a capacidade de interpretar o código     timados. Por exemplo, se um ônibus
transmitido e decodificá-lo de tal for-  atrasar por cinco minutos para passar
ma que possa identificar os ônibus,      por uma central, o sistema reajustará
realizando desta forma a comunica-       os horários estimados para passar
ção entre a central.                     pelas demais centrais.

16 • Revista Fetin
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