Page 60 - Jornalinatel22
P. 60
Móveis RA
Introdução Amanda Kelly da Silva
Evandro César Vilas Boas
A compra de produtos, como um sofá ou uma Jonas Lopes de Vilas Bôas
TV, por exemplo, pela internet ou por catálogo,
ou até mesmo em lojas, torna-se um problema Figura 1: Foto do protótipo
muito comum, pois certas pessoas deixam
de efetuar a compra para evitar o risco do item
não ficar bom em sua casa e acabar tendo
que devolvê-lo depois de pagar por ele e
pelo transporte. Uma solução para esse proble-
ma seria uma forma de o cliente “experimentar”
o produto antes de comprar. Com o aplicativo
Móveis RA o usuário teria em mãos um modelo
3D do produto e poderia prová-los de diversas
maneiras, facilitando a decisão final da compra.
Projeto
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite adicionar virtualmente objetos tridimension-
ais em ambientes reais. Isso é feito por meio de uma câmera (celular, tablets ou webcam) e um
marcador, que nada mais é que um símbolo em preto e branco. O marcador tem como função
servir de referência para inserção do objeto 3D.
O aplicativo Móveis RA utiliza essa tecnologia e permite a vizualização virtual do produto no
espaço real da casa do cliente. Através da manipulação dos marcadores e da interação com botões
virtuais, o cliente poderá reposicionar e mudar certas características do produto de acordo com sua
preferência.
60 • Instituto Nacional de Telecomunicações