Page 60 - Jornalinatel22
P. 60

Móveis RA

Introdução                                        Amanda Kelly da Silva
                                                  Evandro César Vilas Boas
A compra de produtos, como um sofá ou uma         Jonas Lopes de Vilas Bôas
TV, por exemplo, pela internet ou por catálogo,
ou até mesmo em lojas, torna-se um problema                                                      Figura 1: Foto do protótipo
muito comum, pois certas pessoas deixam
de efetuar a compra para evitar o risco do item
não ficar bom em sua casa e acabar tendo
que devolvê-lo depois de pagar por ele e
pelo transporte. Uma solução para esse proble-
ma seria uma forma de o cliente “experimentar”
o produto antes de comprar. Com o aplicativo
Móveis RA o usuário teria em mãos um modelo
3D do produto e poderia prová-los de diversas
maneiras, facilitando a decisão final da compra.

Projeto

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite adicionar virtualmente objetos tridimension-
ais em ambientes reais. Isso é feito por meio de uma câmera (celular, tablets ou webcam) e um
marcador, que nada mais é que um símbolo em preto e branco. O marcador tem como função
servir de referência para inserção do objeto 3D.

O aplicativo Móveis RA utiliza essa tecnologia e permite a vizualização virtual do produto no
espaço real da casa do cliente. Através da manipulação dos marcadores e da interação com botões
virtuais, o cliente poderá reposicionar e mudar certas características do produto de acordo com sua
preferência.

60 • Instituto Nacional de Telecomunicações
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65