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Funcionamento                                                                                                                                               Autores

Assim que acionado, o aplicativo ativa a câmera do celular, tablet ou                                                                                       Amanda Kelly da Silva
computador e capta a imagem fornecida pela câmera. Ele rastreia a                                                                                           Amanda Kelly da Silva, 19 anos, natural de Pouso
imagem em busca dos marcadores e, assim que os encontra,                                                                                                    Alegre, MG. Graduanda do Curso de Engenharia
mostra o modelo 3D do produto associado previamente ao marcador                                                                                             da Computação, quarto período, iniciou seus
correspondente. O olho humano não é capaz de perceber, mas a                                                                                                estudos no Inatel em 2012. Formada em Técnico
busca pelo marcador e a inclusão dos objetos 3D são feitos em uma única                                                                                     em Informática pelo Inpettecc, atualmente atua
imagem estática de cada vez, porém esse processo acontece em uma                                                                                            como monitora no instituto onde estuda.
fração de segundos e são capturadas várias imagens por segundo,
o que dá a impressão de que tudo acontece em tempo real. Como o                                                                                             Evandro César Vilas Boas
rastreamento é feito para cada imagem captada ocorre uma atualização do                                                                                     Evandro César Vilas Boas, 20 anos, natural de
modelo 3D acompanhando a mudança de posição e inclinação do marcador,                                                                                       Conceição das Pedras, MG. Graduando do Curso
permitindo que o usuário possa visualizar o modelo por ângulos diferentes.                                                                                  de Engenharia de Telecomunicações, quarto
                                                                                                                                                            período, iniciou seus estudos no Inatel em 2012.
                                                                                                                               Figura 2: Foto do protótipo  Ganhou por duas vezes o Prêmio de Excelência
                                                                                                                                                            em Desempenho Acadêmico no Inatel, onde
                                                                                                                                                            atualmente atua como monitor.

                                                                                                                                                            Jonas Lopes de Vilas Bôas
                                                                                                                                                            Jonas Lopes de Vilas Bôas, 19 anos, cresceu
                                                                                                                                                            em Natércia, Minas Gerais. Graduando do Curso
                                                                                                                                                            de Engenharia da Computação, quarto período,
                                                                                                                                                            iniciou seus estudos no Inatel em 2012. Desde
                                                                                                                                                            de pequeno apresentava interesse por compu-
                                                                                                                                                            tadores e atualmente participa de Maratonas de
                                                                                                                                                            Programação pelo Inatel.

                                                                                                                                                                        Figura 5: Foto da equipe

                                                                                                                                                            Orientador

Figura 3: Image de marcação das jardas  Figura 3: Image de marcação linha de impedimento                                                                    Bruno de Oliveira Monteiro
                                                                                                                                                            Natural de Volta Redonda – RJ, Graduado
                                                                                                                                                            em Engenharia Elétrica modalidade eletrônica
                                                                                                                                                            pelo Inatel - Instituto Nacional de
                                                                                                                                                            Telecomunicações (2000) e mestrado em
                                                                                                                                                            Engenharia Elétrica pelo Inatel (2006).
                                                                                                                                                            Atualmente atua como professor e coordenador
                                                                                                                                                            do NESP - Núcleo de Estágios e serviços
                                                                                                                                                            profissionais e coordenador da 32ª Fetin.

Curiosidades                                                                                                                                                Bibliografia

Uma utilização da tecnologia de realidade aumentada bastante comum                                                                                          EDUARDO KARASINSKI. Como Usar Google
são as linhas usadas para marcação de impedimentos nas transmissões                                                                                         SketchUp Free: Como fazer modelagem 3D para
de futebol pela televisão e das linhas de avanço nas trasmissões de jogos                                                                                   projetos ou para o Google Earth Disponível em:
de futebol americado. Um projeto que mudará a maneira que se vê o mun-                                                                                      http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/google-
do é o Google Glass: um acessório em forma de óculos que possibilita a                                                                                      glass.html. Acesso em: 20 de set. de 2013.
interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumenta-                                                                                         QUALCOMM TECHNOLOGIES, INC. Vuforia
da. Com o Project Glass, como também é chamado, os enormes telões                                                                                           Developer Resources: Dev Guide Disponível em:
holográficos comuns nos filmes futuristas de ficção científica, seriam cada                                                                                 https://developer.vuforia.com/resources/dev-
vez mais comuns, visto que criar um objeto tridimensional em forma de                                                                                       guide. Acesso em: 10 de mai. de 2013.
telões que exibe imagens e vídeos não é nunhum esforço gigantesco.

                                                                                                                                                                        Revista Fetin • 61
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