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Funcionamento Autores
Assim que acionado, o aplicativo ativa a câmera do celular, tablet ou Amanda Kelly da Silva
computador e capta a imagem fornecida pela câmera. Ele rastreia a Amanda Kelly da Silva, 19 anos, natural de Pouso
imagem em busca dos marcadores e, assim que os encontra, Alegre, MG. Graduanda do Curso de Engenharia
mostra o modelo 3D do produto associado previamente ao marcador da Computação, quarto período, iniciou seus
correspondente. O olho humano não é capaz de perceber, mas a estudos no Inatel em 2012. Formada em Técnico
busca pelo marcador e a inclusão dos objetos 3D são feitos em uma única em Informática pelo Inpettecc, atualmente atua
imagem estática de cada vez, porém esse processo acontece em uma como monitora no instituto onde estuda.
fração de segundos e são capturadas várias imagens por segundo,
o que dá a impressão de que tudo acontece em tempo real. Como o Evandro César Vilas Boas
rastreamento é feito para cada imagem captada ocorre uma atualização do Evandro César Vilas Boas, 20 anos, natural de
modelo 3D acompanhando a mudança de posição e inclinação do marcador, Conceição das Pedras, MG. Graduando do Curso
permitindo que o usuário possa visualizar o modelo por ângulos diferentes. de Engenharia de Telecomunicações, quarto
período, iniciou seus estudos no Inatel em 2012.
Figura 2: Foto do protótipo Ganhou por duas vezes o Prêmio de Excelência
em Desempenho Acadêmico no Inatel, onde
atualmente atua como monitor.
Jonas Lopes de Vilas Bôas
Jonas Lopes de Vilas Bôas, 19 anos, cresceu
em Natércia, Minas Gerais. Graduando do Curso
de Engenharia da Computação, quarto período,
iniciou seus estudos no Inatel em 2012. Desde
de pequeno apresentava interesse por compu-
tadores e atualmente participa de Maratonas de
Programação pelo Inatel.
Figura 5: Foto da equipe
Orientador
Figura 3: Image de marcação das jardas Figura 3: Image de marcação linha de impedimento Bruno de Oliveira Monteiro
Natural de Volta Redonda – RJ, Graduado
em Engenharia Elétrica modalidade eletrônica
pelo Inatel - Instituto Nacional de
Telecomunicações (2000) e mestrado em
Engenharia Elétrica pelo Inatel (2006).
Atualmente atua como professor e coordenador
do NESP - Núcleo de Estágios e serviços
profissionais e coordenador da 32ª Fetin.
Curiosidades Bibliografia
Uma utilização da tecnologia de realidade aumentada bastante comum EDUARDO KARASINSKI. Como Usar Google
são as linhas usadas para marcação de impedimentos nas transmissões SketchUp Free: Como fazer modelagem 3D para
de futebol pela televisão e das linhas de avanço nas trasmissões de jogos projetos ou para o Google Earth Disponível em:
de futebol americado. Um projeto que mudará a maneira que se vê o mun- http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/google-
do é o Google Glass: um acessório em forma de óculos que possibilita a glass.html. Acesso em: 20 de set. de 2013.
interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumenta- QUALCOMM TECHNOLOGIES, INC. Vuforia
da. Com o Project Glass, como também é chamado, os enormes telões Developer Resources: Dev Guide Disponível em:
holográficos comuns nos filmes futuristas de ficção científica, seriam cada https://developer.vuforia.com/resources/dev-
vez mais comuns, visto que criar um objeto tridimensional em forma de guide. Acesso em: 10 de mai. de 2013.
telões que exibe imagens e vídeos não é nunhum esforço gigantesco.
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