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Revista Fetin 2015

Projeto Ultron

Introdução

A busca das empresas por inovar os processos produtivos, telecomunicação
(acesso remoto), ou mesmo acessar áreas de difícil acesso com máquinas
tem crescido cada vez mais. E, por isso, o Ultron foi criado para facilitar a
execução de tarefas difíceis, mas também para facilitar a comunicação
a distância. A tecnologia na área de telecomunicação (acesso remoto) é
indispensável nos dias de hoje, notando isso, o Ultron foi projetado para
atender um vasto campo nessa área. O mesmo também pode satisfazer
outros campos se adaptado, como por exemplo uma linha de produção de
componentes.

Projeto

O Ultron é um robô com várias funcionalidades na área de acesso remoto ou em tare-
fas em áreas hostis, por exemplo. Se trata de um robô feito com carcaça de ferro,
circuitos controladores, circuitos auxiliares, notebook, monitor e rodas. O projeto
Ultron visa atender a várias áreas e ficando assim sujeito a várias adaptações. Na área
de telepresença por exemplo, pode-se adaptar uma câmera e instalar alguns pro-
gramas no notebook. Na área de monitoramento de área, pode-se adaptar um alto
falante para avisar que um indivíduo está em uma área proibida. No acesso a áreas
hostis, pode-se reforçar sua carcaça e adaptar os componentes de modo a oferecer
uma maior proteção para os mesmos.

Funcionamento

Visando o futuro, o Ultron vem com um sistema de controle de última geração. Como
microcontrolador principal, usamos o Arduino MEGA 2560. depois de adquiri-lo, surgiu
a necessidade de criar um sistema de controle. Então, criamos uma interface entre o
Arduino e uma manete wireless de Playstation 2 através da biblioteca psx2 do Arduino.
Entre tantas funções já citadas do Ultron, ele também pode se comunicar através do
site da Google, basta o usuário usar um programa de acesso remoto como o team-
view e controlar o notebook que está no Ultron através de outro computador. Também
surgiu a necessidade de se construir uma ponte H para controlar o sentido de rotação
dos motores. Construímos uma que protegesse todo sistema do Arduino. Todas as
peças do Ultron devem ser muito bem colocadas uma vez que em áreas de difícil
acesso, por exemplo, há muitos obstáculos e peças mal encaixadas podem acarretar
em sérios danos para os componentes.

112 Feira Tecnológica do Inatel
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