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Revista Fetin 2015

Música Interativa

Introdução

O BeatFever Mania é um console portátil desenvolvido especificamente para jogos musicais, ou seja, jogos que utilizam a música como
elemento interativo. Estes jogos exigem que o jogador execute ações no ritmo da música, exigindo reflexos rápidos e uma boa noção de ritmo.
Jogos deste gênero foram lançados inicialmente no Japão, com os títulos Beatmania e Dance Dance Revolution. Porém, passaram a fazer sucesso
mundial após o lançamento de Guitar Hero, que por sua vez foi inspirado em jogos anteriores japoneses. Jogos deste estilo são utilizados para a
recuperação de pacientes vítimas de derrame. [1]

Projeto

O console tem como base um Raspberry Pi, um computador portátil de baixo custo com hardware similar ao dos smartphones atuais.
Este embarcado roda uma versão modificada do sistema operacional Linux, de forma a dar suporte aos jogos nele desenvolvidos. O Raspberry Pi
conta também com saídas de uso geral, utilizadas neste projeto para obter os comandos do usuário e emitir respostas luminosas e sonoras base-
adas no desempenho do jogador no jogo.
Os jogos foram desenvolvidos utilizando a linguagem de programação Python, juntamente com a biblioteca Pi3D, permitindo acesso à placa de
vídeo disponível no processador do Raspberry Pi, e a biblioteca Pygame, para a sincronização da música com o vídeo e para o processamento da
entrada do usuário.

Funcionamento                                                         Figura 1- Infográfico

Primeiramente, o dispositivo deve ser conectado a uma TV ou
Monitor via um cabo HDMI. Após isso, o dispositivo pode ser liga-
do. Ao ligar, um menu será exibido e nele o jogador poderá selecio-
nar entre os seguintes modos de jogo:
Catch the Beat - O jogador controla um boneco na parte inferior
da tela que deve coletar os frutos que caem da parte superior da
tela ao ritmo da música. O jogador deve coletar ao menos 50% das
frutas em cada parte da música para vencer. Músicas mais rápidas
fazem com que os frutos caiam mais rápido, aumentando a dificul-
dade do jogo.
Taiko- O jogador deve pressionar as teclas laterais para tocar notas
coloridas que se aproximam da lateral direita da tela. Cada cor deve
ser tocada pressionando um botão correspondente no controle.
Músicas mais rápidas são mais difíceis, pois as notas se aproximam
mais rapidamente.
O console reage aos erros e acertos do jogador por meio de
vibração e luzes.

26 Feira Tecnológica do Inatel
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