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2 o SAVE THE OCEAN
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Sem água, nenhuma vida na terra seria possível, portanto, é necessário conservá-la. No entanto, estimativas
recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), apontam que existe algo em torno de 8 milhões de tone-
ladas de lixo entrando nos oceanos todo ano, afetando toda a vida marinha.
O mercado de jogos eletrônicos cresce anualmente, e o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking das empresas que
mais geram receitas no setor, segundo estudos da Newzoo.
Foi pensando nisso que o grupo decidiu criar o jogo Save The Ocean. A solução é um jogo educativo que abor-
da o prejuízo causado pelo lixo ao oceano.
PROJETO vés do analógico esquerdo do controle e precisa co-
letar o lixo indicado no momento para somar pontos.
Após o término de 5 minutos, o jogador que possuir a
Save The Ocean consiste em um jogo educativo maior pontuação vencerá.
multiplayer local que tem como objetivo demonstrar
de uma forma divertida e intuitiva a importância do
descarte correto do lixo e o prejuízo causado por RESULTADOS
ele caso o mesmo chegue aos oceanos. O jogador
controla um meca tubarão que precisa coletar o lixo O jogo foi executado em computadores de diferentes
indicado no momento para somar pontos e vencer o configurações e apresentou bons resultados. O mesmo
adversário. Caso colete o lixo de forma incorreta ele também teve seu código fonte adaptado para que pos-
perderá pontos. Ao final do tempo de 5 minutos, o sa ser facilmente exportado para versões mobile e web.
jogador que obteve a maior pontuação vencerá. Tendo em vista que a demanda por jogos educativos
A game engine utilizada para o desenvolvimento do cresce cada vez mais, espera-se que o jogo tenha
jogo foi a Unity, além dela ser gratuita, ainda possui uma quantidade significante de downloads para que
uma interface intuitiva facilitando assim o aprendiza- possa conscientizar de forma divertida e intuitiva o
do. Para criar os scripts dos objetos, fez o uso do máximo de pessoas possível sobre o problema do
Visual Studio juntamente com a linguagem de pro- lixo no oceano. O jogo possuí foco no público infan-
gramação C#. til, visando que eles são o futuro do planeta, porém
nada impede que jovens e adultos joguem e consi-
FUNCIONAMENTO gam se divertir e compreender a mensagem passada
pelo jogo.
A Programação Orientada a Objetos se trata de um
padrão de desenvolvimento que é seguido por muitas CURIOSIDADES
linguagens, como C# e Java. Utilizando essa técnica
juntamente com o auxílio do Visual Studio, pode-se Existem muitos elementos e técnicas aplicadas em
criar qualquer estilo de jogo na game engine Unity, uma jogos que podem estimular o aprendizado. Alguns
vez que a mesma possui uma grande quantidade de ensinam crianças a distinguirem cores, outros a trei-
Fóruns na internet que auxiliam no desenvolvimento. nar a sua memória, sua agilidade ou seu reflexo. Os
Esta técnica atualmente é a mais utilizada, e isso aconte- jogos eletrônicos destinados ao aprendizado costu-
ce porque se trata de um padrão que tem evoluído muito, mam levar ao jogador lições que lhe serão úteis para
principalmente em questões voltadas para segurança e compreender um pouco mais do mundo que está ao
reaproveitamento de código, o que é muito importante seu redor. Eles são desenvolvidos para entreter e
no desenvolvimento de qualquer aplicação moderna. ajudar na educação e na formação infantil, com isso,
Para o funcionamento do jogo Save The Ocean é ne- cresce cada vez mais a demanda por esse gênero
cessário um computador e dois controles conectados e consequentemente a necessidade de desenvolver
ao mesmo. O jogador controla o meca tubarão atra- mais jogos.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel