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REHAB GAME
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De acordo com o Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE, sete por cento da população brasileira
possui alguma deficiência motora, o que significa que essa parcela de brasileiros apresenta dificuldades na
mobilidade. Acredita-se que, desde essa pesquisa, o número de portadores dessa deficiência tenha aumen-
tado, o que tem como consequência o aumento de tratamento fisioterápico a fim de devolver a mobilidade a
essas pessoas. Nesse contexto, o Rehab Game objetiva auxiliar o tratamento de reabilitação dos membros
superiores, tornando as sessões de fisioterapia mais interativas e dinâmicas.
PROJETO
O Rehab Game consiste em um jogo desenvolvido vetor de variáveis que, posteriormente, é transformado
para computador cuja finalidade é estimular a movi- em um documento de texto. Desse modo, o fisiotera-
mentação das três articulações que compõem o mem- peuta avalia se houve uma melhora com o tratamento.
bro superior: punho, cotovelo e ombro. Através do Ki-
nect v2 o paciente consegue interagir com a interface
gráfica, produzida com o intuito de prender a atenção RESULTADOS
do paciente e estimulá-lo a participar das sessões de
tratamento. Com uma música de fundo, o objetivo do O projeto desenvolvido estimula a movimentação
jogo é que ele destrua uma série de blocos que cami- do paciente, de maneira a auxiliar na recuperação
nha em sua direção e se aproxima no ritmo do som. de seus movimentos. O documento gerado, por sua
Assim, ele trabalha os movimentos de flexão, extensão, vez, permite a análise do quadro do paciente, pois
adução, abdução e rotação do braço, visando auxiliar o registra cada posição atingida por ele. O aumento
paciente na recuperação desses movimentos. Ao final, nessa posição, indica uma melhora em seu estado.
o jogo gera um documento com os dados das posições Além disso, o jogo utiliza o Kinect, um dispositivo de
alcançadas pelo paciente, para que seu desempenho fácil locomoção, o que facilita a instalação do jogo
possa ser analisado. em diversas clínicas fisioterápicas. O Rehab Game,
portanto, interage com o paciente estimulando-o
FUNCIONAMENTO a querer ultrapassar seu maior limite e, assim, ele
obtém gradativas melhoras na mobilidade de seus
membros superiores.
O paciente posiciona-se em frente ao Kinect v2, que,
através de uma programação em C-sharp, traça o
esqueleto dos seus braços. Então, o especialista pre- CURIOSIDADES
enche o nome e a idade do paciente. Após isso, ele
solicita um novo jogo e o configura da maneira mais Sabe-se que a música é comum no cotidiano dos
adequada para aquele jogador, selecionando um modo cidadãos. Diante disso, ocorreram estudos ao redor
e uma dificuldade. O modo se divide em duas subcate- desse elemento que comprovam os efeitos que ele
gorias, uma de simetria e outra do modo do toque. No pode provocar nas pessoas. A música pode, inclusi-
modo simétrico, o toque deve ser feito em dois blocos ve, auxiliar no tratamento de disfunções e problemas
ao mesmo tempo e no assimétrico em apenas um por de saúde. Entre os benefícios a ela relacionados,
vez. No modo livre, ele toca o bloco com qualquer parte estão a capacidade de amenizar a dor e permitir a
do membro e no restrito, ele usa partes específicas do liberação de dopamina no organismo humano, subs-
braço. Já dificuldade diz respeito à distância dos blo- tância química relacionada com a felicidade. Assim, a
cos: pequena, média ou grande. Assim, inicia-se o jogo. escolha de uma música para a ambientação do jogo
Cada bloco atingido pelo paciente contabiliza um ponto visa auxiliar a recuperação do paciente e também
para ele e a posição daquele bloco é arquivada em um estimulá-lo a participar das sessões de tratamento.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel