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REHAB GAME


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              De acordo com o Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo IBGE, sete por cento da população brasileira
              possui alguma deficiência motora, o que significa que essa parcela de brasileiros apresenta dificuldades na
              mobilidade. Acredita-se que, desde essa pesquisa, o número de portadores dessa deficiência tenha aumen-
              tado, o que tem como consequência o aumento de tratamento fisioterápico a fim de devolver a mobilidade a
              essas pessoas. Nesse contexto, o Rehab Game objetiva auxiliar o tratamento de reabilitação dos membros
              superiores, tornando as sessões de fisioterapia mais interativas e dinâmicas.

              PROJETO



              O  Rehab  Game  consiste  em  um  jogo  desenvolvido   vetor de variáveis que, posteriormente, é transformado
              para  computador  cuja  finalidade  é  estimular  a  movi-  em um documento de texto. Desse modo, o fisiotera-
              mentação das três articulações que compõem o mem-  peuta avalia se houve uma melhora com o tratamento.
              bro superior: punho, cotovelo e ombro. Através do Ki-
              nect v2 o paciente consegue interagir com a interface
              gráfica, produzida com o intuito de prender a atenção  RESULTADOS

              do paciente e estimulá-lo a participar das sessões de
              tratamento. Com uma música de fundo, o objetivo do   O projeto desenvolvido  estimula a movimentação
              jogo é que ele destrua uma série de blocos que cami-  do paciente, de maneira  a auxiliar  na recuperação
              nha em sua direção e se aproxima no ritmo do som.   de seus movimentos. O documento gerado, por sua
              Assim, ele trabalha os movimentos de flexão, extensão,   vez, permite a análise do quadro do paciente, pois
              adução, abdução e rotação do braço, visando auxiliar o   registra cada posição  atingida  por ele. O aumento
              paciente na recuperação desses movimentos. Ao final,   nessa posição, indica uma melhora em seu estado.
              o jogo gera um documento com os dados das posições   Além disso, o jogo utiliza o Kinect, um dispositivo de
              alcançadas pelo paciente, para que seu desempenho   fácil locomoção, o que facilita a instalação do jogo
              possa ser analisado.                               em diversas clínicas fisioterápicas. O Rehab Game,
                                                                 portanto, interage com o paciente estimulando-o
              FUNCIONAMENTO                                      a querer ultrapassar seu maior limite e, assim, ele
                                                                 obtém gradativas  melhoras  na mobilidade  de seus
                                                                 membros superiores.
              O paciente posiciona-se em frente ao Kinect v2, que,
              através de uma programação em C-sharp, traça o
              esqueleto dos seus braços. Então, o especialista pre- CURIOSIDADES
              enche o nome e a idade do paciente. Após isso, ele
              solicita um novo jogo e o configura da maneira mais   Sabe-se que a  música é comum no cotidiano dos
              adequada para aquele jogador, selecionando um modo   cidadãos. Diante disso, ocorreram estudos ao redor
              e uma dificuldade. O modo se divide em duas subcate-  desse elemento que comprovam os efeitos que ele
              gorias, uma de simetria e outra do modo do toque. No   pode provocar nas pessoas. A música pode, inclusi-
              modo simétrico, o toque deve ser feito em dois blocos   ve, auxiliar no tratamento de disfunções e problemas
              ao mesmo tempo e no assimétrico em apenas um por   de saúde. Entre os benefícios a ela relacionados,
              vez. No modo livre, ele toca o bloco com qualquer parte   estão a capacidade de amenizar a dor e permitir a
              do membro e no restrito, ele usa partes específicas do   liberação de dopamina no organismo humano, subs-
              braço. Já dificuldade diz respeito à distância dos blo-  tância química relacionada com a felicidade. Assim, a
              cos: pequena, média ou grande. Assim, inicia-se o jogo.   escolha de uma música para a ambientação do jogo
              Cada bloco atingido pelo paciente contabiliza um ponto   visa auxiliar  a recuperação  do paciente  e também
              para ele e a posição daquele bloco é arquivada em um   estimulá-lo a participar das sessões de tratamento.


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