Page 30 - Revista Fetin
P. 30
CONTROL ASSISTANT
30
Todos os dias o processo do controle de frequência é feito em faculdades, escolas, cursinhos e até mesmo em
instituições públicas e privadas.Visando o desperdício de tempo causado por tal prática, foi desenvolvido um
controlador de acesso que visa otimizar o tempo de aula. O foco do Ctrl Assistant são as faculdades, onde o
registro de frequência é feito com maior rigor.
PROJETO RESULTADOS
O projeto foi implementado utilizado o node MCU Os resultados foram os melhores possíveis, Todas as
esp8266, um modulo RFID e um banco de dados. expectativas foram supridas. Para produção em lar-
A solução é bastante simples, são coletadas as in- ga escala o uso do node se torna inviável devido ao
formações se os alunos estão presentes ou não nas custo e questões físicas, mas é totalmente possível
aulas através das carteirinhas do estudante que pos- a migração do projeto para outro tipo de embarcado.
suem tags RFID, depois disso faz se um processa-
mento das informações no banco de dados, ou seja,
é cruzada as informações do banco de dados com as
informações coletadas no leitor de RFID e então um
relatório é gerado com várias informações que sejam
pertinentes para o registro de aula.
FUNCIONAMENTO
Ao entrar na sala de aula o aluno ou usuário deve CURIOSIDADES
passar sua carteirinha pelo dispositivo, assim carac-
terizando sua “entrada” na sala de aula. Ao sair deve O projeto se mostrou muito eficaz no que se propõe
se repetir o mesmo processo, passando a carteiri- a fazer, ou seja, automatizar o processo de controle
nha pelo dispositivo afim de informar a sua “saída” da de frequência, facilitando a vida do professor e otimi-
sala de aula. As aulas são iniciadas quando o docen- zando o tempo de aula. Além disso, gera uma série
te passa sua carteirinha pelo leitor e o mesmo deve de dados que pode ser aproveitado não só pelo pro-
ser feito para finalizar a aula.Com esses parâmetros, fessor como também pela instituição a fim de aprimo-
conseguimos julgar se o aluno deve receber presen- ramento da aula.
ça ou não, analisando se ele esteve presente em
75% do tempo de aula por exemplo. Conseguimos
gerar automaticamente a lista de presença e enviá-la
para o professor ou a quem interesse após o termino
da aula.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel