Page 50 - Revista Fetin
P. 50

FETINPay


    50






              Com a abertura de novos cursos e novas oportunidades, cada dia o Inatel vem atraindo novas pessoas, desde
              universitários até empreendedores. Consequentemente, o fluxo de alunos, estagiários e funcionários na can-
              tina também aumentou, ainda mais nos horários de intervalo entre as aulas, o que resulta em um acumulo de
              pessoas formando uma grande fila no caixa para fazer o pedido, causando demora e dificuldade na compra de
              seus alimentos. Uma possível solução para melhoria e agilidade no atendimento seria a implementação de um
              sistema automatizado de gerenciamento dos pedidos e pagamentos.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              Praticamente todas as pessoas com qualquer tipo de   A partir de modelos teóricos controlados fomos ca-
              vínculo ao Inatel tem uma carteirinha de identifica-  pazes de adquirir informações cruciais para definir o
              ção.  Cada  qual  possui  uma  chave  de  identificação   futuro de nosso projeto. Com base no ganho de pro-
              única (que não pode ser alterada) armazenada em    dutividade que esse tipo de tecnologia tende a criar
              seu circuito interno e que pode ser lida por rádio fre-  e sua reduzida ordem de custo, imaginamos que sua
              quência, ou seja, através de um sensor RFID (Radio-  adoção seria extremamente bem-vinda  ao campus
              -Frequency IDentification). Unindo isso ao grande flu-  do INATEL.
              xo de clientes na cantina, desenvolvemos um projeto   Além disso, a falta de automatização de micro mer-
              que visa melhorar e agilizar o atendimento utilizando   cados é um problema endêmico a maioria, se não
              a carteirinha como um cartão pré-pago.             todos, os campus do Brasil. Sendo evidente o déficit
                                                                 deste tipo de tecnologia no mercado, visamos criar
              FUNCIONAMENTO                                      uma empresa com capacidade de patentear nosso
                                                                 protótipo e produzi-lo em maior escala. Possibilitan-
                                                                 do assim a sua adoção em diversas universidades.
              A carteirinha estudantil servirá como um cartão pré-
              -pago. O aluno chega na cantina e realiza seu pedido
              diretamente com o atendente disponível entregando- CURIOSIDADES
              -lhe sua carteirinha.  Cada  carteirinha  possui  uma
              chave de identificação única e exclusiva. O atenden-  O projeto foi inspirado nas comandas eletrônicas de
              te irá realizar o pedido selecionando as opções dese-  restaurantes, devido a sua alta segurança, confiabi-
              jadas pelo cliente em uma lista pré-definida com os   lidade, seu aumento de produtividade e sua inerente
              produtos cadastrados anteriormente pela equipe de   reutilização  que garante uma tecnologia  completa-
              implementação. Ao finalizar o pedido o sistema cal-  mente verde devido à redução do uso das comandas
              culará o valor total e o exibirá no display, após isso, o   de papel.
              atendente deve posicionar a carteirinha sobre o sen-  O  RFID  é uma tecnologia  com uma amplitude de
              sor RFID, que fará a leitura da chave dita anterior-  usos virtualmente infinita. Durante nossas pesquisas
              mente para associar o valor total do pedido ao devi-  iniciais descobrimos, inclusive, uma empresa que uti-
              do cliente. O valor será debitado do saldo disponível   lizava o RFID para automatizar dispensers de cerve-
              na carteirinha. O sensor de RFID estará ligado a um   ja para cortar os custos com barmens, criando algo
              NodeMCU  conectado  à internet  e apenas  os aten-  do tipo “self-service” de cerveja.
              dentes terão acesso a esse sistema. O aluno poderá
              efetuar recargas de qualquer valor e a qualquer dia
              nos horários de funcionamento do estabelecimento
              diretamente no caixa.






              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55