Page 50 - Revista Fetin
P. 50
FETINPay
50
Com a abertura de novos cursos e novas oportunidades, cada dia o Inatel vem atraindo novas pessoas, desde
universitários até empreendedores. Consequentemente, o fluxo de alunos, estagiários e funcionários na can-
tina também aumentou, ainda mais nos horários de intervalo entre as aulas, o que resulta em um acumulo de
pessoas formando uma grande fila no caixa para fazer o pedido, causando demora e dificuldade na compra de
seus alimentos. Uma possível solução para melhoria e agilidade no atendimento seria a implementação de um
sistema automatizado de gerenciamento dos pedidos e pagamentos.
PROJETO RESULTADOS
Praticamente todas as pessoas com qualquer tipo de A partir de modelos teóricos controlados fomos ca-
vínculo ao Inatel tem uma carteirinha de identifica- pazes de adquirir informações cruciais para definir o
ção. Cada qual possui uma chave de identificação futuro de nosso projeto. Com base no ganho de pro-
única (que não pode ser alterada) armazenada em dutividade que esse tipo de tecnologia tende a criar
seu circuito interno e que pode ser lida por rádio fre- e sua reduzida ordem de custo, imaginamos que sua
quência, ou seja, através de um sensor RFID (Radio- adoção seria extremamente bem-vinda ao campus
-Frequency IDentification). Unindo isso ao grande flu- do INATEL.
xo de clientes na cantina, desenvolvemos um projeto Além disso, a falta de automatização de micro mer-
que visa melhorar e agilizar o atendimento utilizando cados é um problema endêmico a maioria, se não
a carteirinha como um cartão pré-pago. todos, os campus do Brasil. Sendo evidente o déficit
deste tipo de tecnologia no mercado, visamos criar
FUNCIONAMENTO uma empresa com capacidade de patentear nosso
protótipo e produzi-lo em maior escala. Possibilitan-
do assim a sua adoção em diversas universidades.
A carteirinha estudantil servirá como um cartão pré-
-pago. O aluno chega na cantina e realiza seu pedido
diretamente com o atendente disponível entregando- CURIOSIDADES
-lhe sua carteirinha. Cada carteirinha possui uma
chave de identificação única e exclusiva. O atenden- O projeto foi inspirado nas comandas eletrônicas de
te irá realizar o pedido selecionando as opções dese- restaurantes, devido a sua alta segurança, confiabi-
jadas pelo cliente em uma lista pré-definida com os lidade, seu aumento de produtividade e sua inerente
produtos cadastrados anteriormente pela equipe de reutilização que garante uma tecnologia completa-
implementação. Ao finalizar o pedido o sistema cal- mente verde devido à redução do uso das comandas
culará o valor total e o exibirá no display, após isso, o de papel.
atendente deve posicionar a carteirinha sobre o sen- O RFID é uma tecnologia com uma amplitude de
sor RFID, que fará a leitura da chave dita anterior- usos virtualmente infinita. Durante nossas pesquisas
mente para associar o valor total do pedido ao devi- iniciais descobrimos, inclusive, uma empresa que uti-
do cliente. O valor será debitado do saldo disponível lizava o RFID para automatizar dispensers de cerve-
na carteirinha. O sensor de RFID estará ligado a um ja para cortar os custos com barmens, criando algo
NodeMCU conectado à internet e apenas os aten- do tipo “self-service” de cerveja.
dentes terão acesso a esse sistema. O aluno poderá
efetuar recargas de qualquer valor e a qualquer dia
nos horários de funcionamento do estabelecimento
diretamente no caixa.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel