Page 54 - Revista Fetin
P. 54
FUTURE CLEAN
54
A falta de recursos para demanda de uma melhor fiscalização de coleta de resíduos sólidos, acabou-se limi-
tando a uma melhor inspeção. Com o aumento da produção de resíduos sólidos, houve a necessidade de um
número maior de caminhões para o recolhimento destes resíduos, necessitando de uma melhor vistoria no
trabalho da coleta. O objetivo do projeto é implementar uma tecnologia, a fim de fornecer dados relevantes ao
responsável pela qualidade do serviço da coleta, aprimorando o serviço prestado a sociedade.
PROJETO para que o usuário possa escolher entre ver todas as
reclamações feitas, observar a rota ao vivo dos cami-
O projeto tem como objetivo fazer a interlocução nhões de lixo, acessar as configurações de sua conta
entre o cidadão e a prefeitura da cidade, a fim de e dar sugestões para futuras melhorias.
melhorar o processo de coleta de lixo e o ambiente
social. Por meio de um aplicativo, o usuário poderá
dar sugestões, registrar reclamações e principalmen-
te denunciar alguma irregularidade existente no sis- RESULTADOS
tema de coleta de lixo da cidade, garantindo assim
total certeza do encaminhamento das informações A partir dos aplicativos desenvolvidos, pretende-se
enviadas ao fiscal responsável, por meio de outro alcançar todos os objetivos propostos, que virão a
aplicativo. Nesse mesmo aplicativo, o encarregado beneficiar tanto a população, quanto a prefeitura
pela supervisão dos serviços de coleta, receberá to- da cidade. Com a facilidade de comunicação entre
das as informações relatadas pelos moradores, tais os cidadãos e a administração da cidade, qualquer
como, reclamações, sugestões, elogios e também coisa indesejada existente pelos bairros e ruas,
terá acesso ao histórico das rotas dos caminhões, deverá ser resolvida de forma rápida e eficaz. Com
com o propósito de verificar se o trabalho prestado todos esses benefícios e facilidades ao usuário, a
está sendo efetuado de maneira correta. cidade deverá ficar muito mais limpa e preservada,
sendo assim, espera-se apenas que a população
FUNCIONAMENTO tenha consciência disso e de que essa tecnologia
foi feita para fins de melhorar nosso ambiente e
não ocasionar discrepâncias.
O aplicativo Social Complaint, destinado para recla-
mações da Sociedade, possui 5 telas. A primeira é
composta por um menu à esquerda, onde o usuário CURIOSIDADES
pode escolher entre registrar uma reclamação, ver
os tópicos que mais geraram reclamações, obter in- Com a realização deste projeto, espera-se o aumen-
formações sobre o aplicativo ou até mesmo dar uma to da conscientização das pessoas ao descarte cor-
sugestão para futuras melhorias. Para acessar todas reto de seus lixos, até porque a pessoa responsável
essas funções o usuário deverá criar uma conta e pelo gerenciamento do aplicativo, tomará as devidas
acessa-la. Junto a tela inicial, no canto superior direi- providências dependendo da ocorrência, como por
to, terá um ícone, onde o usuário poderá obter mais exemplo, aplicar uma multa. Com esta medida, ha-
informações sobre sua conta. verá uma melhor compreensão da importância de
O aplicativo Social Fiscalization, tem o intuito de obter cuidar do meio ambiente, no qual ocasionará em um
as reclamações feitas no Social Complaint, também ambiente social limpo e conservado. A eficiência do
possui 5 telas. Na tela inicial, o usuário deverá entrar projeto está no cidadão ser o fiscal, contribuindo com
em sua conta para acessar as funções do aplicati- a sua sugestão, reclamação ou elogio, para que o
vo. Ao acessar, haverá na tela um menu a esquerda, serviço destinado a eles seja o melhor possível.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel