Page 54 - Revista Fetin
P. 54

FUTURE CLEAN


    54








              A falta de recursos para demanda de uma melhor fiscalização de coleta de resíduos sólidos, acabou-se limi-
              tando a uma melhor inspeção. Com o aumento da produção de resíduos sólidos, houve a necessidade de um
              número maior de caminhões para o recolhimento destes resíduos, necessitando de uma melhor vistoria no
              trabalho da coleta. O objetivo do projeto é implementar uma tecnologia, a fim de fornecer dados relevantes ao
              responsável pela qualidade do serviço da coleta, aprimorando o serviço prestado a sociedade.



              PROJETO                                            para que o usuário possa escolher entre ver todas as

                                                                 reclamações feitas, observar a rota ao vivo dos cami-
              O  projeto tem como objetivo fazer a interlocução   nhões de lixo, acessar as configurações de sua conta
              entre  o  cidadão  e  a  prefeitura  da  cidade,  a  fim  de   e dar sugestões para futuras melhorias.
              melhorar o processo de coleta de lixo e o ambiente
              social. Por meio de um aplicativo, o usuário poderá
              dar sugestões, registrar reclamações e principalmen-
              te denunciar alguma irregularidade existente no sis-  RESULTADOS
              tema de coleta de lixo da cidade, garantindo assim
              total certeza do encaminhamento das informações    A partir dos aplicativos desenvolvidos, pretende-se
              enviadas  ao  fiscal  responsável,  por  meio  de  outro   alcançar todos os objetivos propostos, que virão a
              aplicativo. Nesse mesmo aplicativo, o encarregado   beneficiar  tanto  a  população,  quanto  a  prefeitura
              pela supervisão dos serviços de coleta, receberá to-  da cidade. Com a facilidade de comunicação entre
              das as informações relatadas pelos moradores, tais   os cidadãos e a administração da cidade, qualquer
              como, reclamações, sugestões, elogios e também     coisa  indesejada  existente  pelos  bairros  e  ruas,
              terá acesso ao  histórico das  rotas dos caminhões,   deverá ser resolvida de forma rápida e eficaz. Com
              com o propósito de verificar se o trabalho prestado   todos esses benefícios e facilidades ao usuário, a
              está sendo efetuado de maneira correta.            cidade deverá ficar muito mais limpa e preservada,
                                                                 sendo assim, espera-se apenas que a população
              FUNCIONAMENTO                                      tenha consciência disso e de que essa tecnologia
                                                                 foi  feita  para  fins  de  melhorar  nosso  ambiente  e
                                                                 não ocasionar discrepâncias.
              O aplicativo Social Complaint, destinado para recla-
              mações da Sociedade, possui 5 telas. A primeira é
              composta por um menu à esquerda, onde o usuário    CURIOSIDADES
              pode  escolher  entre registrar uma  reclamação,  ver
              os tópicos que mais geraram reclamações, obter in-  Com a realização deste projeto, espera-se o aumen-
              formações sobre o aplicativo ou até mesmo dar uma   to da conscientização das pessoas ao descarte cor-
              sugestão para futuras melhorias. Para acessar todas   reto de seus lixos, até porque a pessoa responsável
              essas funções o usuário deverá criar uma conta e   pelo gerenciamento do aplicativo, tomará as devidas
              acessa-la. Junto a tela inicial, no canto superior direi-  providências  dependendo  da ocorrência,  como por
              to, terá um ícone, onde o usuário poderá obter mais   exemplo, aplicar uma multa. Com esta medida, ha-
              informações sobre sua conta.                       verá uma melhor compreensão da importância  de
              O aplicativo Social Fiscalization, tem o intuito de obter   cuidar do meio ambiente, no qual ocasionará em um
              as reclamações feitas no Social Complaint, também   ambiente social limpo e conservado. A eficiência do
              possui 5 telas. Na tela inicial, o usuário deverá entrar   projeto está no cidadão ser o fiscal, contribuindo com
              em sua conta para acessar as funções do aplicati-  a  sua  sugestão,  reclamação ou elogio, para que o
              vo. Ao acessar, haverá na tela um menu a esquerda,   serviço destinado a eles seja o melhor possível.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59