Page 96 - Revista Fetin
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Nível 3
De acordo com a revista OTEMPO, o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de lixo anualmente e
apenas 3% é reaproveitado. Estima-se que o país perca, a cada ano, R$ 120 bilhões por não reciclar. Além
disso, o país enfrenta o problema de acúmulo de lixo nas ruas, o que pode causar poluição do meio ambiente,
enchentes e doenças. Atualmente, o mercado, para sanar o problema, é bastante escasso e por esse motivo,
propõe-se o desenvolvimento de um projeto que visa melhorar a forma da captação de materiais recicláveis,
do recolhimento do lixo nas ruas e ainda monitorar os caminhões de coleta.
PROJETO RESULTADOS
A solução do projeto é dividida em duas partes: uma A ideia do projeto passou por um processo de valida-
aplicação mobile e um painel de gestão web. A aplica- ção, sua prototipagem foi acompanhada pela profes-
ção é o meio de realizar a comunicação direta com o sora Tatiane Costa Leite, na disciplina Empreende-
usuário que deseja doar materiais recicláveis. Ela per- dorismo e Inovação I do Inatel e desenvolvida com
mitirá que o usuário publique um material que deseja sucesso. A maior dificuldade esteve na utilização da
reciclar e tenha acesso a informações sobre eventos plataforma Ionic para desenvolvimento da aplicação,
voltados para captação de materiais recicláveis e lixos. por ser um software nunca utilizado anteriormente
Além disso, o usuário terá acesso a um mapa que exi- pelos integrantes. A equipe trabalhou forte também
birá, em tempo real, a localização dos caminhões de na documentação de todos os requisitos para uma
coleta de lixo e pontos de coleta de materiais reciclá- implementação mais direcionada e concisa das fun-
veis. Já o painel é responsável por auxiliar na adminis- cionalidades. Por fim, para amplificar a eficácia do
tração da captação. Nele o gestor poderá visualizar a projeto, pretende-se desenvolver um sistema de bo-
localização dos usuários que apresentam material para nificação para os usuários que mais doarem mate-
reciclagem e dados informativos sobre a coleta. riais para reciclagem.
FUNCIONAMENTO CURIOSIDADES
O funcionamento do projeto baseia-se em um aplicativo A intenção do projeto é contribuir com a redução dos
mobile e um painel de gestão. O aplicativo permite que o gastos públicos voltados para coleta, aumentar o ga-
usuário publique um material que deseja reciclar e tenha nho com a reciclagem e preservar a natureza. Para
acesso a informações sobre eventos voltados para a cap- isso, a equipe contou com a parceria do projeto social
tação de recicláveis e lixos. O usuário também tem aces- Casa Viva, o qual apresenta um programa de desti-
so a um mapa que exibe, em tempo real, a localização nação correta para o lixo eletrônico, desenvolvendo
dos caminhões de coleta de lixo e pontos de coleta de um protótipo viável e pronto para ser implementado
recicláveis. O painel de gestão auxilia na administração em um órgão de coleta. Outro ponto relevante cons-
da captação de recicláveis, nele pode-se visualizar a lo- tatado pela equipe foi que maioria dos órgãos de co-
calização dos caminhões e pontos de coleta assim como leta realizam o processo de gestão através de plani-
a dos usuários que apresentam material para reciclar e lhas impressas, sendo um avanço substancial o uso
dados informativos sobre a coleta. Para o desenvolvi- de um software para auxiliá-las.
mento do aplicativo mobile foi utilizado o framework Ionic,
possibilitando a criação do aplicativo para Android e iOS;
no painel de gestão foram utilizados Bootstrap e Angular-
JS; a interface entre aplicativo e painel é feita através de
um banco de dados NoSQL utilizando MongoDB, cada
um tendo uma API utilizando Node.js para o acesso.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel