Page 96 - Revista Fetin
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              De acordo com a revista OTEMPO, o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de lixo anualmente e
              apenas 3% é reaproveitado. Estima-se que o país perca, a cada ano, R$ 120 bilhões por não reciclar. Além
              disso, o país enfrenta o problema de acúmulo de lixo nas ruas, o que pode causar poluição do meio ambiente,
              enchentes e doenças. Atualmente, o mercado, para sanar o problema, é bastante escasso e por esse motivo,
              propõe-se o desenvolvimento de um projeto que visa melhorar a forma da captação de materiais recicláveis,
              do recolhimento do lixo nas ruas e ainda monitorar os caminhões de coleta.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              A solução do projeto é dividida em duas partes: uma   A ideia do projeto passou por um processo de valida-
              aplicação mobile e um painel de gestão web. A aplica-  ção, sua prototipagem foi acompanhada pela profes-
              ção é o meio de realizar a comunicação direta com o   sora Tatiane Costa Leite, na disciplina Empreende-
              usuário que deseja doar materiais recicláveis. Ela per-  dorismo e Inovação I do Inatel e desenvolvida com
              mitirá que o usuário publique um material que deseja   sucesso. A maior dificuldade esteve na utilização da
              reciclar e tenha acesso a informações sobre eventos   plataforma Ionic para desenvolvimento da aplicação,
              voltados para captação de materiais recicláveis e lixos.   por ser um software nunca utilizado  anteriormente
              Além disso, o usuário terá acesso a um mapa que exi-  pelos integrantes. A equipe trabalhou forte também
              birá, em tempo real, a localização dos caminhões de   na documentação de todos os requisitos para uma
              coleta de lixo e pontos de coleta de materiais reciclá-  implementação mais direcionada e concisa das fun-
              veis. Já o painel é responsável por auxiliar na adminis-  cionalidades.  Por  fim,  para  amplificar  a  eficácia  do
              tração da captação. Nele o gestor poderá visualizar a   projeto, pretende-se desenvolver um sistema de bo-
              localização dos usuários que apresentam material para   nificação para os usuários que mais doarem mate-
              reciclagem e dados informativos sobre a coleta.    riais para reciclagem.

              FUNCIONAMENTO                                      CURIOSIDADES



              O funcionamento do projeto baseia-se em um aplicativo   A intenção do projeto é contribuir com a redução dos
              mobile e um painel de gestão. O aplicativo permite que o   gastos públicos voltados para coleta, aumentar o ga-
              usuário publique um material que deseja reciclar e tenha   nho com a reciclagem e preservar a natureza. Para
              acesso a informações sobre eventos voltados para a cap-  isso, a equipe contou com a parceria do projeto social
              tação de recicláveis e lixos. O usuário também tem aces-  Casa Viva, o qual apresenta um programa de desti-
              so a um mapa que exibe, em tempo real, a localização   nação correta para o lixo eletrônico, desenvolvendo
              dos caminhões de coleta de lixo e pontos de coleta de   um protótipo viável e pronto para ser implementado
              recicláveis. O painel de gestão auxilia na administração   em um órgão de coleta. Outro ponto relevante cons-
              da captação de recicláveis, nele pode-se visualizar a lo-  tatado pela equipe foi que maioria dos órgãos de co-
              calização dos caminhões e pontos de coleta assim como   leta realizam o processo de gestão através de plani-
              a dos usuários que apresentam material para reciclar e   lhas impressas, sendo um avanço substancial o uso
              dados informativos sobre a coleta. Para o desenvolvi-  de um software para auxiliá-las.
              mento do aplicativo mobile foi utilizado o framework Ionic,
              possibilitando a criação do aplicativo para Android e iOS;
              no painel de gestão foram utilizados Bootstrap e Angular-
              JS; a interface entre aplicativo e painel é feita através de
              um banco de dados NoSQL utilizando MongoDB, cada
              um tendo uma API utilizando Node.js para o acesso.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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