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INATIBIA
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Em todo início do período letivo, nota-se uma considerável dificuldade para novos alunos se localizarem dentro
do campus do Inatel. Este problema é agravado pelas constantes mudanças estruturais na instituição, que
busca sempre ter laboratórios atualizados com as novas tecnologias do mercado. Considerando realocações
de salas e criação de novas, a confusão do aluno é compreensível. Fazendo uso de um jogo dinâmico com
interface intuitiva, o Inatibia apresenta o Inatel de forma minimalista porém educativa.
PROJETO RESULTADOS
O Inatibia consiste em um RPG (Role-playing game) Após análise, uma sessão de jogo realizada por um
2D no qual o usuário se passa por um estudante do aluno do Inatel permite o rápido reconhecimento ter-
sexo masculino ou feminino do Inatel. Ao selecionar ritorial do campus. Por outro lado, para usuários que
seu personagem na tela inicial, tem início a sessão de não estão familiarizados com o ambiente notou-se
jogo. Em primeira instância, é apresentada ao jogador uma fácil adaptação ao Inatel. O mapa do jogo, por ter
uma interface amigável, com funcionalidades bem ex- sido desenvolvido de forma minimalista, permite uma
plícitas: possibilidade de sair do jogo, ver a lista de afa- memorização precisa da estrutura geral e tornar a vi-
zares, conferir sua mochila e ver o mapa do Inatel. O sita ao campus mais convidativa. A interface intuitiva e
jogador faz uso de seu teclado ou de seu mouse para atalhos bem mapeados otimizam o tempo de aprendi-
movimentar-se pelo mapa, podendo também acessar zado do jogador, permitindo que este não perca tempo
as funcionalidades antes descritas por atalhos. Ao se acostumando com a jogabilidade. As tarefas solici-
mover-se pelo mapa, o jogador encontrará estruturas tadas pelos personagens não jogáveis incentivam a
familiares do Inatel e personagens fictícios, podendo exploração do ambiente do jogo, e portanto, se fami-
estes ser alunos, professores ou funcionários. liarizar com o local.
FUNCIONAMENTO CURIOSIDADES
O jogo foi desenvolvido em cima da engine de livre A engine sobre a qual o Inatibia foi escrito é baseada
distribuição The Forgotten Server. Funcionando atra- no jogo Tibia. Tibia foi um dos primeiros MMORPGs,
vés de uma comunicação servidor e cliente, deve-se que é um gênero de jogo que permite a um grupo de
primeiro “ligar” o servidor a fim de preparar as infor- jogadores criarem personagens em um mundo dinâ-
mações gerais do jogo e em seguida usar a interface mico online. Os jogos desenvolvidos a partir da engine
proporcionada pelo cliente para jogar. Para reproduzir The Forgotten Server são conhecidos como OTSer-
o campus do Inatel, fez-uso uso do programa auxiliar vers (Open Tibia Servers), que são ditos abertos pois
Remere’s Map Editor, cujas funcionalidades permitem fazem uso da licença GPL/GNU. Ao desenvolver um
a construção de mapas para a engine. A renderização servidor de Tibia aberto tem-se total controle nas mo-
dos objetos na tela é feita exclusivamente em C++ no dificações do jogo, podendo mudar o código fonte e
cliente, enquanto a interface que o usuário interage é criar alternativas ao Tibia convencional.
escrita majoritariamente em Lua, também no cliente. A
localização dos personagens não jogáveis, bem como
suas respectivas tarefas, são todas programas no lado
do servidor. Configura-se o personagem fazendo uso
da linguagem de marcação XML e programa-se sua
tarefa com a linguagem de programação Lua. O per-
sonagem, finalmente, é carregado pelo servidor em
C++ e tem sua descrição visual enviada para o cliente.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel