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INATIBIA


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              Em todo início do período letivo, nota-se uma considerável dificuldade para novos alunos se localizarem dentro
              do campus do Inatel. Este problema é agravado pelas constantes mudanças estruturais na instituição, que
              busca sempre ter laboratórios atualizados com as novas tecnologias do mercado. Considerando realocações
              de salas e criação de novas, a confusão do aluno é compreensível. Fazendo uso de um jogo dinâmico com
              interface intuitiva, o Inatibia apresenta o Inatel de forma minimalista porém educativa.


              PROJETO                                            RESULTADOS



              O Inatibia consiste em um RPG (Role-playing game)   Após análise, uma sessão de jogo realizada por um
              2D no qual o usuário se passa por um estudante do   aluno do Inatel permite o rápido reconhecimento ter-
              sexo masculino ou feminino do Inatel. Ao selecionar   ritorial do campus. Por outro lado, para usuários que
              seu personagem na tela inicial, tem início a sessão de   não estão  familiarizados com  o  ambiente  notou-se
              jogo. Em primeira instância, é apresentada ao jogador   uma fácil adaptação ao Inatel. O mapa do jogo, por ter
              uma interface amigável, com funcionalidades bem ex-  sido desenvolvido de forma minimalista, permite uma
              plícitas: possibilidade de sair do jogo, ver a lista de afa-  memorização precisa da estrutura geral e tornar a vi-
              zares, conferir sua mochila e ver o mapa do Inatel. O   sita ao campus mais convidativa. A interface intuitiva e
              jogador faz uso de seu teclado ou de seu mouse para   atalhos bem mapeados otimizam o tempo de aprendi-
              movimentar-se pelo mapa, podendo também acessar    zado do jogador, permitindo que este não perca tempo
              as funcionalidades antes descritas por atalhos.  Ao   se acostumando com a jogabilidade. As tarefas solici-
              mover-se pelo mapa, o jogador encontrará estruturas   tadas pelos personagens não jogáveis incentivam a
              familiares do Inatel e personagens fictícios, podendo   exploração do ambiente do jogo, e portanto, se fami-
              estes ser alunos, professores ou funcionários.     liarizar com o local.


              FUNCIONAMENTO                                      CURIOSIDADES


              O jogo foi desenvolvido em cima da engine de livre   A engine sobre a qual o Inatibia foi escrito é baseada
              distribuição The Forgotten Server. Funcionando atra-  no jogo Tibia. Tibia foi um dos primeiros MMORPGs,
              vés de uma comunicação servidor e cliente, deve-se   que é um gênero de jogo que permite a um grupo de
              primeiro “ligar” o servidor a fim de preparar as infor-  jogadores criarem personagens em um mundo dinâ-
              mações gerais do jogo e em seguida usar a interface   mico online. Os jogos desenvolvidos a partir da engine
              proporcionada pelo cliente para jogar. Para reproduzir   The Forgotten Server são conhecidos como OTSer-
              o campus do Inatel, fez-uso uso do programa auxiliar   vers (Open Tibia Servers), que são ditos abertos pois
              Remere’s Map Editor, cujas funcionalidades permitem   fazem uso da licença GPL/GNU. Ao desenvolver um
              a construção de mapas para a engine. A renderização   servidor de Tibia aberto tem-se total controle nas mo-
              dos objetos na tela é feita exclusivamente em C++ no   dificações do jogo, podendo mudar o código fonte e
              cliente, enquanto a interface que o usuário interage é   criar alternativas ao Tibia convencional.
              escrita majoritariamente em Lua, também no cliente. A
              localização dos personagens não jogáveis, bem como
              suas respectivas tarefas, são todas programas no lado
              do servidor. Configura-se o personagem fazendo uso
              da linguagem de marcação XML e programa-se sua
              tarefa com a linguagem de programação Lua. O per-
              sonagem,  finalmente,  é  carregado  pelo  servidor  em
              C++ e tem sua descrição visual enviada para o cliente.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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