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INGLÊSAR
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JOGO PARA AUXÍLIO DA PRÁTICA DE INGLÊS POR
MEIO DA REALIDADE AUMENTADA
A profissão que ensina e faz surgir novos profissionais capacitados em diversas áreas no mercado de traba-
lho atualmente enfrenta vários desafios quando o assunto é despertar a curiosidade de seus alunos durante
as aulas. Segundo dados do British Council [1], o inglês é, uma disciplina que requer mais atividades lúdicas,
coletivas e interativas para gerar engajamento dos alunos e maior envolvimento com a língua. Por isso, os re-
cursos didáticos, principalmente os tecnológicos, são as principais demandas dos professores desta disciplina.
Foi pensando nisso que a equipe decidiu criar o InglêsAR.
PROJETO com o usuário. Além disso, o Unity possibilita a ex-
portação multiplataforma, ou seja, pode-se exportar
a aplicação para várias plataformas como por exem-
InglêsAR é um jogo para dispositivos móveis que plo o Android, IOS, Windows, entre outras.
tem como objetivo servir como uma ferramenta au-
xiliar para prática de inglês utilizando da tecnologia
de realidade aumentada, tornando o aprendizado di- RESULTADOS
nâmico, interativo e principalmente prazeroso para o
aluno [2]. Nesta versão do jogo é possível jogar em Através dos estudos realizados para o desenvolvi-
dois modos, o de revisão e o prático. No modo de mento do aplicativo InglêsAR, foi possível perceber o
revisão, o jogador irá revisar os conceitos aprendidos quanto o uso da tecnologia pode colaborar para que
em aula, para isso basta mostrar uma carta desejada adultos e principalmente crianças possam reforçar
na câmera do aparelho e o jogo irá demonstrar um seus estudos de forma mais dinâmica e divertida. Du-
modelo 3D e áudio correspondente. Já no modo prá- rante o desenvolvimento algumas dificuldades foram
tico, o jogador será desafiado a conquistar a maior encontradas, como por exemplo, decidir as melhores
quantidade de tempo possível em dois minutos. Du- imagens para serem utilizadas como tags, permitindo
rante esses dois minutos, o jogador deverá mostrar assim uma identificação mais precisa e evitando pos-
somente a carta correspondente a palavra apresen- síveis erros durante a execução do jogo. Para suges-
tada no topo da tela para somar pontos. tão de trabalhos futuros, pretende-se desenvolver um
sistema onde o própio usuário consiga customizar as
FUNCIONAMENTO tags, áudios e os modelos 3D no qual será utilizado
no jogo.
Por funcionar como uma espécie de base de dados
online, é necessário criar uma conta no Vuforia para CURIOSIDADES
realizar o upload das imagens que se tornarão tags
em realidade aumentada. Para acessar esta base de Nos últimos anos, tem se buscado novas alternativas
dados, o Unity utiliza uma chave que é disponibiliza- de ensino para desencadear o processo de ensino em
da no site do Vuforia. Assim que um novo projeto é diversas áreas [3]. Uma dessas alternativas é a ga-
criado e todas as imagens são inseridas nele, é reali- mificação, que consiste em da lógica e metodologias
zado um download desta base de dados e importado dos games para servir a outros propósitos, como tor-
para o Unity. A partir daí, o Unity recebe as imagens nar conteúdos complexos em materiais mais acessí-
para sua manipulação através de linhas de codifica- veis, facilitando os processos de aprendizado de uma
ção e assim pode colocar as animações que cada forma dinâmica e lúdica. Nessa estratégia, vários ele-
target (imagem) irá receber quando for identificada mentos caracteristicos dos jogos como o sistema de
através do Vuforia. Já o Unity, possui a responsabili- rankings, recompensas e missões são utilizadas para
dade de mostrar os componentes gráficos nas telas estimular o aprendizado e o engajamento dos alunos.
dos dispositivos e fazer com que os mesmo interaja
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel