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INGLÊSAR





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              JOGO PARA AUXÍLIO DA PRÁTICA DE INGLÊS POR

              MEIO DA REALIDADE AUMENTADA




              A profissão que ensina e faz surgir novos profissionais capacitados em diversas áreas no mercado de traba-
              lho atualmente enfrenta vários desafios quando o assunto é despertar a curiosidade de seus alunos durante
              as aulas. Segundo dados do British Council [1], o inglês é, uma disciplina que requer mais atividades lúdicas,
              coletivas e interativas para gerar engajamento dos alunos e maior envolvimento com a língua. Por isso, os re-
              cursos didáticos, principalmente os tecnológicos, são as principais demandas dos professores desta disciplina.
              Foi pensando nisso que a equipe decidiu criar o InglêsAR.



              PROJETO                                            com o usuário. Além disso, o Unity possibilita a ex-
                                                                 portação multiplataforma, ou seja, pode-se exportar
                                                                 a aplicação para várias plataformas como por exem-
              InglêsAR  é um jogo  para dispositivos  móveis que   plo o Android, IOS, Windows, entre outras.
              tem como objetivo servir como uma ferramenta au-
              xiliar para prática de inglês utilizando da tecnologia
              de realidade aumentada, tornando o aprendizado di- RESULTADOS
              nâmico, interativo e principalmente prazeroso para o
              aluno [2]. Nesta versão do jogo é possível jogar em   Através dos estudos realizados para o desenvolvi-
              dois modos, o de revisão e o prático. No modo de   mento do aplicativo InglêsAR, foi possível perceber o
              revisão, o jogador irá revisar os conceitos aprendidos   quanto o uso da tecnologia pode colaborar para que
              em aula, para isso basta mostrar uma carta desejada   adultos e principalmente crianças possam reforçar
              na câmera do aparelho e o jogo irá demonstrar um   seus estudos de forma mais dinâmica e divertida. Du-
              modelo 3D e áudio correspondente. Já no modo prá-  rante o desenvolvimento algumas dificuldades foram
              tico, o jogador será desafiado a conquistar a maior   encontradas, como por exemplo, decidir as melhores
              quantidade de tempo possível em dois minutos. Du-  imagens para serem utilizadas como tags, permitindo
              rante esses dois minutos, o jogador deverá mostrar   assim uma identificação mais precisa e evitando pos-
              somente a carta correspondente a palavra apresen-  síveis erros durante a execução do jogo. Para suges-
              tada no topo da tela para somar pontos.            tão de trabalhos futuros, pretende-se desenvolver um
                                                                 sistema onde o própio usuário consiga customizar as
              FUNCIONAMENTO                                      tags, áudios e os modelos 3D no qual será utilizado
                                                                 no jogo.

              Por funcionar como uma espécie de base de dados
              online, é necessário criar uma conta no Vuforia para  CURIOSIDADES
              realizar o upload das imagens que se tornarão tags
              em realidade aumentada. Para acessar esta base de   Nos últimos anos, tem se buscado novas alternativas
              dados, o Unity utiliza uma chave que é disponibiliza-  de ensino para desencadear o processo de ensino em
              da no site do Vuforia. Assim que um novo projeto é   diversas áreas [3]. Uma dessas alternativas é a ga-
              criado e todas as imagens são inseridas nele, é reali-  mificação, que consiste em da lógica e metodologias
              zado um download desta base de dados e importado   dos games para servir a outros propósitos, como tor-
              para o Unity. A partir daí, o Unity recebe as imagens   nar conteúdos complexos em materiais mais acessí-
              para sua manipulação através de linhas de codifica-  veis, facilitando os processos de aprendizado de uma
              ção e assim pode colocar as animações que cada     forma dinâmica e lúdica. Nessa estratégia, vários ele-
              target (imagem) irá receber quando for identificada   mentos caracteristicos dos jogos como o sistema de
              através do Vuforia. Já o Unity, possui a responsabili-  rankings, recompensas e missões são utilizadas para
              dade de mostrar os componentes gráficos nas telas   estimular o aprendizado e o engajamento dos alunos.
              dos dispositivos e fazer com que os mesmo interaja


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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