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              JOGO INTERATIVO PARA ALFABETIZAÇÃO







              Atualmente há grande procura por avaliação clínica de alunos que não atendem às expectativas da escola. Na
              maioria dos casos, esses alunos apresentam distúrbios relacionados a dificuldade de aprendizagem. Segundo da-
              dos levantados por Massi (2007), aproximadamente 15% da população mundial seria portadora de dislexia. Visando
              auxiliar alunos e docentes, foi criado o projeto “JIPA” - Jogo Interativo para Alfabetização, que tem como objetivo
              melhorar a interface aluno-professor, para que ambos tenham seu desenvolvimento acompanhado.



              PROJETO                                            aprendizagem e senha. Caso seja o educador, e´ so-
                                                                 licitado apenas nome completo e senha. Depois de
                                                                 logado ou cadastrado, o aluno define se quer jogar o
              O projeto implementado tem como objetivo auxiliar   jogo de matemática ou de português.
              alunos  com  dificuldades  de  aprendizado  e  garantir
              que seus professores possam acompanha-los nes-
              se processo. O aplicativo possui duas etapas, sen- RESULTADOS
              do elas apresentadas para o usuário após seu ca-
              dastramento no jogo, que é feito na tela inicial. No   Após pesquisarmos sobre distúrbios de aprendiza-
              primeiro momento, o usuário irá fazer seu cadastro   gem, consultar psicopedagogos e realizar o protóti-
              informando os dados necessários. Dentre esses da-  po pode-se constatar que o projeto é viável e pode
              dos, é essencial que o mesmo informe seu distúrbio.   ser implementado  no processo de aprendizagem
              Após esse processo, o aluno pode escolher qual fase   de crianças com os distúrbios tratados (dislexia  e
              deseja iniciar. As estas são separadas por duas cate-  TDAH). Devido ao fato  de manter o foco do usuá-
              gorias: Português e Matemática. Na fase “Português”   rio e apresentar uma didática simplificada. Além de
              o  aluno  encontrará uma sequência de exercícios,   sua implementação com a interface aluno, é notório
              como: formação de palavras. Em “Matemática” os     que o projeto visa qualificar os resultados do usuário,
              exercícios são relacionados a: operações matemáti-  apresentando a repercussão para o profissional da
              cas (soma, subtração, divisão e multiplicação).    educação. Dessa maneira, é  possível que o  proje-
                                                                 to possa captar as informações da aprendizagem do
              FUNCIONAMENTO                                      aluno e encaminhar para o que psicopedagogo pos-
                                                                 sa tomar decisões.

              O aplicativo implementado e´ composto por dois jo-
              gos, sendo um de palavras e um de operações ma- CURIOSIDADES

              temáticas, além de uma tabela de desempenho para
              acompanhamento do educador. O aplicativo foi de-   Durante as pesquisas para a execução do projeto foi
              senvolvido  utilizando  lógicas  de programação  com   pensado em desenvolver uma pista que desempe-
              linguagem C/C++ na plataforma Embarcadero, que     nhasse uma comunicação  com o aplicativo.  Dessa
              trabalha em conjunto com o SQLite, responsável por   maneira, a “brincadeira” seria mais interessante para
              armazenar todos os dados do aplicativo e gerar a ta-  a criança, tornando o jogo além de educativo mais
              bela de desempenho do aluno, para monitoramento    atrativo para o usuário. Porém, não foi possível de-
              remoto. O login e senha são os principais dados de   senvolver essa interação devido a falta de recursos
              acesso ao jogo. Cada vez que o campo “Jogo” for    do projeto. Durante as pesquisas para a criação do
              selecionado, o usuário e´ direcionado para uma tela   projeto  podemos  entender  melhor  como algumas
              na qual escolhe se deseja realizar o cadastro ou lo-  pessoas podem sofrer de algum tipo de distúrbio sem
              gar no jogo. Se o usuário  for uma criança  e optar   ter conhecimento. Como qualquer outro distúrbio,
              por  efetuar o cadastro, deverá  fornecer  as seguin-  dislexia e TDAH possuem tratamento.
              tes informações: nome completo, idade, distúrbio de


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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