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MANOPLAY


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              A mão é um dos mais importantes meios de interação do ser humano com o mundo e com outros seres huma-
              nos. Considerada a parte mais versátil do corpo humano, nos permite agarrar e manipular os objetos. Fraturas
              ocasionadas ou Lesões por Esforço Repetitivo (LER), necessitam de uma paciente reabilitação. Quando se
              torna necessária a fisioterapia para sua recuperação, principalmente para as crianças, os exercícios podem pa-
              recer tediosos e massantes. Pensando nisso, a ideia do projeto propõe uma ligeira atualização nos tratamentos
              de melhoria da mão, de uma forma mais divertida e heroica.

              PROJETO                                            nista precisa ser constante para que possa passar
                                                                 por um conjunto de barragens. A diferença entre as
                                                                 fases está na movimentação, considerando  que  o
              Com o objetivo de melhorar a experiência e prender   controle é dado quando a mão é fechada totalmente
              a atenção do paciente no momento da fisioterapia, o   e o botão pressionado.
              projeto ManoplaY busca algo diferente do padrão co-
              nhecido. Através de uma luva temática, foi colocado
              na região da palma da mão um botão que somente  RESULTADOS
              é ativado com o fechamento completo do membro.
              além de um emborrachamento que dificulta a mobi-   Trazendo uma inovação nos meios da fisioterapia, o
              lidade e a facilidade de fazer o movimento. O botão   projeto tem como resultado a obtenção de uma recu-
              em questão controla o personagem,  que no game     peração mais interativa e divertida, além de auxiliar
              desenvolvido precisa evitar os obstáculos encontra-  na coordenação motora do paciente. Na maioria das
              dos no cenário.                                    vezes algo repetitivo não tende a nos prender ou ge-
              O jogo conta com dois modos, enquanto o primeiro   rar incentivo para sua conclusão, as crianças por sua
              que tem um grau de dificuldade menor, para aqueles   vez tem uma paciência ainda mais reduzida para tais
              usuários que ainda possuem uma taxa de mobilidade   tarefas. Com a temática de “Os Vingadores” o game
              reduzida, o segundo foca no avanço do paciente e já   juntamente com a luva tem mais um motivo para o
              se torna mais desafiador, necessitando de uma mo-  entusiamo  e foco no procedimento.  O protótipo  foi
              vimentação mais intensa e controlada.              desenvolvido com foco na parte da mão e sua mo-
                                                                 vimentação, porém a ideia tende a crescer e evoluir
              FUNCIONAMENTO                                      para os outros membros do corpo humano.


              O projeto manoplaY se baseia na luva que faz o con- CURIOSIDADES

              trole do game desenvolvido. Através de um botão
              acoplado na luva, o mesmo é conectado a uma en-    Durante o desenvolvimento do projeto, buscamos a
              trada digital na placa arduino Leonardo R3 que por   opinião de dois fisioterapeutas, os quais nos ajuda-
              usa vez faz a comunicação com o computador e con-  ram com dicas e estratégias que poderiam ajudar no
              sequentemente com o jogo. O game foi produzido na   dia a dia do tratamento. Com isso conciliamos a ideia
              plataforma Construct, um editor de jogos 2D baseado   inicial com as ajudas obtidas. O tema do projeto é
              em HTML5, com todas as sprites, mecânicas, musi-   relacionado as maiores franquias do universo marvel
              cas e designs feitos pelo grupo. A programação faz   (Os vingadores), onde o design e o game são pon-
              com que o botão seja referenciado como uma tecla   tos fundamentais para o interesse infantil. O game
              do teclado convencional, fazendo com que ele assu-  do projeto foi projetado  na plataforma  Construct 2,
              ma a sua função. A primeira fase se baseia no jogo   nenhum  dos integrantes  obtinha  um conhecimento
              “T-Rex Run”  onde  o personagem  precisa  pular  de   sobre o software, contudo, o grupo conseguiu produ-
              obstáculos no cenário, a segunda fase se concentra   zir todo o conteúdo do game.
              no estilo “Flappy Bird”, onde o controle do protago-


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