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MANOPLAY
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A mão é um dos mais importantes meios de interação do ser humano com o mundo e com outros seres huma-
nos. Considerada a parte mais versátil do corpo humano, nos permite agarrar e manipular os objetos. Fraturas
ocasionadas ou Lesões por Esforço Repetitivo (LER), necessitam de uma paciente reabilitação. Quando se
torna necessária a fisioterapia para sua recuperação, principalmente para as crianças, os exercícios podem pa-
recer tediosos e massantes. Pensando nisso, a ideia do projeto propõe uma ligeira atualização nos tratamentos
de melhoria da mão, de uma forma mais divertida e heroica.
PROJETO nista precisa ser constante para que possa passar
por um conjunto de barragens. A diferença entre as
fases está na movimentação, considerando que o
Com o objetivo de melhorar a experiência e prender controle é dado quando a mão é fechada totalmente
a atenção do paciente no momento da fisioterapia, o e o botão pressionado.
projeto ManoplaY busca algo diferente do padrão co-
nhecido. Através de uma luva temática, foi colocado
na região da palma da mão um botão que somente RESULTADOS
é ativado com o fechamento completo do membro.
além de um emborrachamento que dificulta a mobi- Trazendo uma inovação nos meios da fisioterapia, o
lidade e a facilidade de fazer o movimento. O botão projeto tem como resultado a obtenção de uma recu-
em questão controla o personagem, que no game peração mais interativa e divertida, além de auxiliar
desenvolvido precisa evitar os obstáculos encontra- na coordenação motora do paciente. Na maioria das
dos no cenário. vezes algo repetitivo não tende a nos prender ou ge-
O jogo conta com dois modos, enquanto o primeiro rar incentivo para sua conclusão, as crianças por sua
que tem um grau de dificuldade menor, para aqueles vez tem uma paciência ainda mais reduzida para tais
usuários que ainda possuem uma taxa de mobilidade tarefas. Com a temática de “Os Vingadores” o game
reduzida, o segundo foca no avanço do paciente e já juntamente com a luva tem mais um motivo para o
se torna mais desafiador, necessitando de uma mo- entusiamo e foco no procedimento. O protótipo foi
vimentação mais intensa e controlada. desenvolvido com foco na parte da mão e sua mo-
vimentação, porém a ideia tende a crescer e evoluir
FUNCIONAMENTO para os outros membros do corpo humano.
O projeto manoplaY se baseia na luva que faz o con- CURIOSIDADES
trole do game desenvolvido. Através de um botão
acoplado na luva, o mesmo é conectado a uma en- Durante o desenvolvimento do projeto, buscamos a
trada digital na placa arduino Leonardo R3 que por opinião de dois fisioterapeutas, os quais nos ajuda-
usa vez faz a comunicação com o computador e con- ram com dicas e estratégias que poderiam ajudar no
sequentemente com o jogo. O game foi produzido na dia a dia do tratamento. Com isso conciliamos a ideia
plataforma Construct, um editor de jogos 2D baseado inicial com as ajudas obtidas. O tema do projeto é
em HTML5, com todas as sprites, mecânicas, musi- relacionado as maiores franquias do universo marvel
cas e designs feitos pelo grupo. A programação faz (Os vingadores), onde o design e o game são pon-
com que o botão seja referenciado como uma tecla tos fundamentais para o interesse infantil. O game
do teclado convencional, fazendo com que ele assu- do projeto foi projetado na plataforma Construct 2,
ma a sua função. A primeira fase se baseia no jogo nenhum dos integrantes obtinha um conhecimento
“T-Rex Run” onde o personagem precisa pular de sobre o software, contudo, o grupo conseguiu produ-
obstáculos no cenário, a segunda fase se concentra zir todo o conteúdo do game.
no estilo “Flappy Bird”, onde o controle do protago-
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