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SoundMARKET
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Com a popularização da tecnologia e a integração de vários serviços através do uso da internet e de aplicati-
vos, a vida tem se tornado cada vez mais cômoda e simples para todos, que já podem resolver a maioria de
seus problemas sem auxílio de terceiros. Partindo disso, o projeto SoundMarket busca aumentar a indepen-
dência de pessoas portadoras de deficiência visual, motivado pela meta da ONU que trata da redução das de-
sigualdades. O SoundMarket é um supermercado inteligente que possibilita que deficientes visuais consigam
escolher os produtos sem necessitarem de ajuda.
PROJETO base (HTML e CSS), auxiliada por frameworks como
o Django, o PHP e o Node.js.
O SoundMarket tem a maior parte de suas funcionali-
dades baseadas no próprio carrinho do supermerca- RESULTADOS
do. Os produtos expostos na prateleira contam com
um chip integrado a uma TAG presa em sua emba- Após o desenvolvimento e testes do projeto, foi pos-
lagem. A TAG possui um código identificador único, sível comprovar sua contribuição com a independên-
que possibilita que as informações sobre o produto cia das pessoas portadoras de deficiências visuais,
sejam localizadas na base de dados do supermerca- tornando possível que elas consigam realizar todo o
do. A comunicação entre a TAG e a base de dados processo de compra por conta própria. Além disso,
é realizada por um dispositivo integrado ao carrinho. as funcionalidades do também podem ser utilizadas
Esse dispositivo possui um pequeno leitor, que reco- por outros compradores, pois elas auxiliam no con-
nhece o produto por aproximação e realiza a busca trole do que está sendo comprado e na consulta dos
das informações instantaneamente. Após isso, o áu- preços. Por fim, é possível afirmar que os resultados
dio contendo o nome do produto e seu preço unitário foram satisfatórios e condizentes com o que se es-
é reproduzido através de fones de ouvido, acopla- pera de uma ferramenta que auxilia na redução de
dos no carrinho. Por fim, existe a possibilidade de desigualdades da população, além de garantir um
acompanhar os itens escolhidos por um aplicativo. custo de implementação acessível por utilizar de tec-
nologias simples, robustas e confiáveis.
FUNCIONAMENTO
O projeto conta com o uso de diversos sensores e CURIOSIDADES
módulos baseados na plataforma Arduino Uno, bem
como o uso de frameworks de programação para A ideia original do projeto era um pouco diferente,
a web. A comunicação com a TAG dos produtos é pois o objetivo inicial era criar uma ferramenta que
realizada através de um módulo leitor de RFID, que auxiliasse na locomoção de pessoas portadoras de
funciona tanto para registro quanto leitura dos produ- deficiência visual através de sensores acoplados a
tos, sendo que os modos são alterados através de algum tipo de dispositivo wearable (como um relógio
um botão. O áudio reproduzido pelo carrinho através ou óculos) que transformasse os objetos em ondas
do fone também vem de um módulo que conta com sonoras, que indicariam a posição e distancia do
um reprodutor de MP3 e uma entrada para cartão que estivesse em torno do usuário. Entretanto, um
microSD, local no qual os arquivos de áudio ficam projeto do Inatel com a mesma proposta participou
armazenados. A comunicação com o banco de dados de uma feira de tecnologia, e foi necessário alterar o
é realizada através de um módulo ethernet e uma tema do projeto.
biblioteca para a comunicação do Arduino com o
banco MySQL. Por fim, tanto a interface para o con-
trole dos produtos registrados quanto o aplicativo de
controle utilizam a programação para a web como
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel