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SoundMARKET


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              Com a popularização da tecnologia e a integração de vários serviços através do uso da internet e de aplicati-
              vos, a vida tem se tornado cada vez mais cômoda e simples para todos, que já podem resolver a maioria de
              seus problemas sem auxílio de terceiros. Partindo disso, o projeto SoundMarket busca aumentar a indepen-
              dência de pessoas portadoras de deficiência visual, motivado pela meta da ONU que trata da redução das de-
              sigualdades. O SoundMarket é um supermercado inteligente que possibilita que deficientes visuais consigam
              escolher os produtos sem necessitarem de ajuda.

              PROJETO                                            base (HTML e CSS), auxiliada por frameworks como
                                                                 o Django, o PHP e o Node.js.

              O SoundMarket tem a maior parte de suas funcionali-
              dades baseadas no próprio carrinho do supermerca- RESULTADOS
              do. Os produtos expostos na prateleira contam com
              um chip integrado a uma TAG presa em sua emba-     Após o desenvolvimento e testes do projeto, foi pos-
              lagem. A TAG possui um código identificador único,   sível comprovar sua contribuição com a independên-
              que possibilita que as informações sobre o produto   cia das pessoas portadoras de deficiências visuais,
              sejam localizadas na base de dados do supermerca-  tornando possível que elas consigam realizar todo o
              do. A comunicação entre a TAG e a base de dados    processo de compra por conta própria. Além disso,
              é realizada por um dispositivo integrado ao carrinho.   as funcionalidades do também podem ser utilizadas
              Esse dispositivo possui um pequeno leitor, que reco-  por outros compradores, pois elas auxiliam no con-
              nhece o produto por aproximação e realiza a busca   trole do que está sendo comprado e na consulta dos
              das informações instantaneamente. Após isso, o áu-  preços.  Por fim, é possível afirmar que os resultados
              dio contendo o nome do produto e seu preço unitário   foram satisfatórios e condizentes com o que se es-
              é reproduzido  através de fones de ouvido, acopla-  pera de uma ferramenta que auxilia na redução de
              dos no carrinho.  Por fim, existe a possibilidade de   desigualdades  da população,  além de garantir um
              acompanhar os itens escolhidos por um aplicativo.   custo de implementação acessível por utilizar de tec-
                                                                 nologias simples, robustas e confiáveis.
              FUNCIONAMENTO
              O projeto conta com o uso de diversos sensores e  CURIOSIDADES

              módulos baseados na plataforma Arduino Uno, bem
              como o uso de frameworks de programação  para      A  ideia original do projeto era  um  pouco diferente,
              a web. A comunicação com a TAG dos produtos é      pois o objetivo inicial era criar uma ferramenta que
              realizada através de um módulo leitor de RFID, que   auxiliasse na locomoção de pessoas portadoras de
              funciona tanto para registro quanto leitura dos produ-  deficiência visual através de sensores acoplados a
              tos, sendo que os modos são alterados através de   algum tipo de dispositivo wearable (como um relógio
              um botão. O áudio reproduzido pelo carrinho através   ou óculos) que transformasse os objetos em ondas
              do fone também vem de um módulo que conta com      sonoras, que indicariam  a posição e distancia do
              um reprodutor de MP3 e uma entrada para cartão     que estivesse em torno do usuário. Entretanto, um
              microSD,  local  no  qual  os  arquivos  de  áudio  ficam   projeto do Inatel com a mesma proposta participou
              armazenados. A comunicação com o banco de dados    de uma feira de tecnologia, e foi necessário alterar o
              é realizada através de um módulo ethernet e uma    tema do projeto.
              biblioteca para  a  comunicação do  Arduino com o
              banco MySQL. Por fim, tanto a interface para o con-
              trole dos produtos registrados quanto o aplicativo de
              controle utilizam a programação para a web como


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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