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              SISTEMA PROTOCOLAR DE ABERTURA DE CHAMADOS






              Na sociedade atual, há uma grande dificuldade de contato entre a população e a prefeitura. Muitos moradores têm
              solicitações, a serem realizadas ao poder público de sua cidade, que muitas vezes não são registradas devido a
              enorme burocracia. Com o intuito de melhorar esta comunicação, foi desenvolvido o SPAC - Sistema Protocolar de
              Abertura de Chamados, que tem o objetivo de informar ao legislativo onde investir recursos. Os habitantes do muni-
              cípio, através de um site, podem efetuar pedidos para a melhoria do desenvolvimento urbano.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              O morador da cidade ao perceber algum problema     CConforme pesquisas realizadas, é possível notar que
              de infraestrutura ou até mesmo realizar pedidos na   o SPAC é de grande valia para muitas pessoas que
              área  de educação  ou  saúde, devem  entrar  no  site   não tem facilidade de chegar à prefeitura. O SPAC pro-
              do SPAC, efetuar o cadastro e registrar a solicitação.   porciona também, agilidade nos processos e diminui
              Após esta etapa, a prefeitura recebe  um aviso  de   a papelada, pois os registros de documentos são on-
              chamado em aberto e tem um prazo para atendê-lo.   line, o projeto, torna a prefeitura de sua cidade um lu-
              Durante o período de espera, o cidadão recebe atu-  gar mais tecnológico e contribui para o meio ambiente.
              alizações sobre o andamento do processo e se ele
              pôde ser atendido ou não.
              O SPAC busca manter unido a comuna e o povo.       CURIOSIDADES

              FUNCIONAMENTO                                      O SPAC é um sistema inovador no meio de gerencia-
                                                                 mento público, pois proporciona aos cidadãos uma
                                                                 grande facilidade de comunicação com o poder exe-
              Para o funcionamento da solução proposta, o usuário   cutivo. Não é necessário ao morador se locomover
              deve ter acesso a um meio de comunicação virtual   e enfrentar filas para relatar ou solicitar algo que é
              pois a solicitação é mediada por ele.              direito de todos. Também indica ao órgão público mu-
              O usuário, com acesso a um computador, deve se     nicipal onde deve investir recursos para melhorar o
              cadastrar no sistema,  informando dados pessoas.   desenvolvimento municipal.
              Após o cadastro, é possível selecionar a opção que
              deseja abrir um chamado para solicitar algo ou fazer
              uma crítica construtiva, e,  enviá-la diretamente ao
              setor responsável na prefeitura.
              Sendo assim, o funcionário responsável por rece-
              ber as “chamadas”, deve aprender a mexer no sis-
              tema para que possa redirecioná-las corretamente
              ao setor.

















              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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