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SISTEMA PROTOCOLAR DE ABERTURA DE CHAMADOS
Na sociedade atual, há uma grande dificuldade de contato entre a população e a prefeitura. Muitos moradores têm
solicitações, a serem realizadas ao poder público de sua cidade, que muitas vezes não são registradas devido a
enorme burocracia. Com o intuito de melhorar esta comunicação, foi desenvolvido o SPAC - Sistema Protocolar de
Abertura de Chamados, que tem o objetivo de informar ao legislativo onde investir recursos. Os habitantes do muni-
cípio, através de um site, podem efetuar pedidos para a melhoria do desenvolvimento urbano.
PROJETO RESULTADOS
O morador da cidade ao perceber algum problema CConforme pesquisas realizadas, é possível notar que
de infraestrutura ou até mesmo realizar pedidos na o SPAC é de grande valia para muitas pessoas que
área de educação ou saúde, devem entrar no site não tem facilidade de chegar à prefeitura. O SPAC pro-
do SPAC, efetuar o cadastro e registrar a solicitação. porciona também, agilidade nos processos e diminui
Após esta etapa, a prefeitura recebe um aviso de a papelada, pois os registros de documentos são on-
chamado em aberto e tem um prazo para atendê-lo. line, o projeto, torna a prefeitura de sua cidade um lu-
Durante o período de espera, o cidadão recebe atu- gar mais tecnológico e contribui para o meio ambiente.
alizações sobre o andamento do processo e se ele
pôde ser atendido ou não.
O SPAC busca manter unido a comuna e o povo. CURIOSIDADES
FUNCIONAMENTO O SPAC é um sistema inovador no meio de gerencia-
mento público, pois proporciona aos cidadãos uma
grande facilidade de comunicação com o poder exe-
Para o funcionamento da solução proposta, o usuário cutivo. Não é necessário ao morador se locomover
deve ter acesso a um meio de comunicação virtual e enfrentar filas para relatar ou solicitar algo que é
pois a solicitação é mediada por ele. direito de todos. Também indica ao órgão público mu-
O usuário, com acesso a um computador, deve se nicipal onde deve investir recursos para melhorar o
cadastrar no sistema, informando dados pessoas. desenvolvimento municipal.
Após o cadastro, é possível selecionar a opção que
deseja abrir um chamado para solicitar algo ou fazer
uma crítica construtiva, e, enviá-la diretamente ao
setor responsável na prefeitura.
Sendo assim, o funcionário responsável por rece-
ber as “chamadas”, deve aprender a mexer no sis-
tema para que possa redirecioná-las corretamente
ao setor.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel