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SpaceFISIO


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              As sessões de fisioterapia podem ser consideradas, muitas das vezes, uma atividade entediante e repetitiva,
              principalmente por parte dos pacientes mais jovens. Exercícios baseados em movimentos com elásticos, fi-
              tas ou barras caem na rotina, o que acarreta a falta de motivação em realizar as atividades. Diante disso, foi
              desenvolvido o projeto SpaceFisio que tem como objetivo auxiliar, tanto o profissional da fisioterapia quanto o
              paciente, trazendo um recurso mais lúdico e consequentemente mais entretenimento às sessões.



              PROJETO                                            da para gerar o relatório e emitir o gráfico. Para que
                                                                 o jogo seja utilizado novamente basta pressionar um
                                                                 novo botão que reiniciará todo o sistema.
              O SpaceFisio busca oferecer maior ludicidade e en-
              tretenimento através de um game controlado a partir
              dos movimentos e pressão dos membros superiores,  RESULTADOS

              com a finalidade de incentivar a realização dos exer-
              cícios fisioterapêuticos. Nele o jogador controla uma   O principal público a ser atingido são crianças e jo-
              nave espacial com a missão de destruir asteroides   vens que passam por algum processo de reabilitação
              sem ser atingido, acumulando pontos para subir de   física dos membros superiores. O resultado espera-
              nível, tendo a chance de aumentar sua pontuação    do é diminuir a ocorrência das atividades de reabilita-
              nas próximas sessões, semelhante ao jogo Asteroids   ção repetitivas e entediantes por meio da integração
              de 1979, lançado pela Atari. Ao final da partida, quan-  do SpaceFisio às sessões fisioterapêuticas, trazendo
              do a nave é atingida três vezes pelos asteroides, o   um método lúdico e eficaz. É previsto, em ocasiões
              médico terá o recurso de analisar um relatório, em   futuras, o desenvolvimento de um aplicativo do Spa-
              formato de gráfico, composto pelo histórico de movi-  ceFisio que possibilite  ao paciente realizar as ses-
              mentação e pressão realizados pelo jogador durante   sões na própria casa, conectando o controle ao jogo
              o jogo.                                            via Bluetooth, e enviar o relatório obtido diretamente
                                                                 ao seu médico responsável, facilitando ainda mais a
              FUNCIONAMENTO                                      realização das atividades de reabilitação.

              O SpaceFisio consiste em captar os movimentos do  CURIOSIDADES

              jogador nos eixos X e Y, utilizando um acelerômetro,
              juntamente com a pressão exercida pela mão sobre   Durante a pesquisa para o desenvolvimento do pro-
              uma bola de espuma, por meio de uma fita resistiva,   jeto foi encontrada uma iniciativa muito parecida que
              e converter essas informações em ações da nave,    conta com um financiamento de RS 252 mil da Finep.
              como acelerar, frear, girar em torno do próprio eixo   Criado  especialmente  para  assistir o trabalho  dos
              e  atirar.  Os  sensores utilizados para a  captura do   profissionais o jogo Vale das Maçãs tem como princí-
              movimento e pressão estão conectados a um Ardui-   pio auxiliar o tratamento de pessoas com dificuldades
              no Leonardo que controla todo o sistema. O arduino   motoras por meio da captura de movimentos através
              recebe as informações enviadas pelos sensores e    de um Kinect, sensor de movimentos criado inicial-
              após uma série de verificações emite os comandos   mente para os videogames XBox 360 e XBox One.
              para que as teclas do computador sejam pressiona-
              das, através da biblioteca “Keyboard.h”. Ao longo de
              cada  partida  os  dados  enviados  pelos  sensores  fi-
              cam armazenados em vetores, é necessário, ao final
              da sessão, pressionar um botão que enviará essas
              informações para uma planilha previamente formata-


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