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SpaceFISIO
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As sessões de fisioterapia podem ser consideradas, muitas das vezes, uma atividade entediante e repetitiva,
principalmente por parte dos pacientes mais jovens. Exercícios baseados em movimentos com elásticos, fi-
tas ou barras caem na rotina, o que acarreta a falta de motivação em realizar as atividades. Diante disso, foi
desenvolvido o projeto SpaceFisio que tem como objetivo auxiliar, tanto o profissional da fisioterapia quanto o
paciente, trazendo um recurso mais lúdico e consequentemente mais entretenimento às sessões.
PROJETO da para gerar o relatório e emitir o gráfico. Para que
o jogo seja utilizado novamente basta pressionar um
novo botão que reiniciará todo o sistema.
O SpaceFisio busca oferecer maior ludicidade e en-
tretenimento através de um game controlado a partir
dos movimentos e pressão dos membros superiores, RESULTADOS
com a finalidade de incentivar a realização dos exer-
cícios fisioterapêuticos. Nele o jogador controla uma O principal público a ser atingido são crianças e jo-
nave espacial com a missão de destruir asteroides vens que passam por algum processo de reabilitação
sem ser atingido, acumulando pontos para subir de física dos membros superiores. O resultado espera-
nível, tendo a chance de aumentar sua pontuação do é diminuir a ocorrência das atividades de reabilita-
nas próximas sessões, semelhante ao jogo Asteroids ção repetitivas e entediantes por meio da integração
de 1979, lançado pela Atari. Ao final da partida, quan- do SpaceFisio às sessões fisioterapêuticas, trazendo
do a nave é atingida três vezes pelos asteroides, o um método lúdico e eficaz. É previsto, em ocasiões
médico terá o recurso de analisar um relatório, em futuras, o desenvolvimento de um aplicativo do Spa-
formato de gráfico, composto pelo histórico de movi- ceFisio que possibilite ao paciente realizar as ses-
mentação e pressão realizados pelo jogador durante sões na própria casa, conectando o controle ao jogo
o jogo. via Bluetooth, e enviar o relatório obtido diretamente
ao seu médico responsável, facilitando ainda mais a
FUNCIONAMENTO realização das atividades de reabilitação.
O SpaceFisio consiste em captar os movimentos do CURIOSIDADES
jogador nos eixos X e Y, utilizando um acelerômetro,
juntamente com a pressão exercida pela mão sobre Durante a pesquisa para o desenvolvimento do pro-
uma bola de espuma, por meio de uma fita resistiva, jeto foi encontrada uma iniciativa muito parecida que
e converter essas informações em ações da nave, conta com um financiamento de RS 252 mil da Finep.
como acelerar, frear, girar em torno do próprio eixo Criado especialmente para assistir o trabalho dos
e atirar. Os sensores utilizados para a captura do profissionais o jogo Vale das Maçãs tem como princí-
movimento e pressão estão conectados a um Ardui- pio auxiliar o tratamento de pessoas com dificuldades
no Leonardo que controla todo o sistema. O arduino motoras por meio da captura de movimentos através
recebe as informações enviadas pelos sensores e de um Kinect, sensor de movimentos criado inicial-
após uma série de verificações emite os comandos mente para os videogames XBox 360 e XBox One.
para que as teclas do computador sejam pressiona-
das, através da biblioteca “Keyboard.h”. Ao longo de
cada partida os dados enviados pelos sensores fi-
cam armazenados em vetores, é necessário, ao final
da sessão, pressionar um botão que enviará essas
informações para uma planilha previamente formata-
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