Page 192 - Revista Fetin
P. 192
SUPERRAPP
192
As pessoas estão cada vez mais exigentes e rigorosas quando se trata de gastar seu dinheiro para atender
as suas necessidades, além disso, não é de hoje que se percebe a correria que está o dia a dia de todos. Por
esses motivos, grande parte dos negócios abertos está necessitando de se reinventar, utilizar da criatividade
aliada à tecnologia e buscar maneiras de conquistar e manter seus clientes. O projeto Superrapp foi desenvol-
vido com o intuito de promover praticidade à vida cotidiana das pessoas.
PROJETO seja concluído com sucesso dispara a ordem de ser-
viço com a lista dos produtos para os funcionários
realizarem a entrega.
O projeto Superrapp trata-se de um aplicativo des-
tinado a compras de supermercado desenvolvido
primeiramente para plataforma Android, por meio do RESULTADOS
mesmo é possível acessar a lista dos preços dos pro-
dutos de alguns dos supermercados da cidade e rea- O projeto foi totalmente concluído com êxito e atende
lizar pedidos de qualquer produto que esteja listado. perfeitamente as expectativas iniciais, solucionando
Após finalizar a compra toda a mercadoria do pedido os problemas anteriormente citados, pois traz aos
será entregue na casa do cliente que foi cadastrado usuários uma maior praticidade no seu dia a dia e
inicialmente e que inseriu seus dados como o meio economia financeira já que poderá comprar o pro-
de pagamento e o endereço de entrega. Como pode duto de mesma marca porém no local onde o preço
ser visto, além da praticidade e facilidade que o pro- está mais em conta.
jeto proporciona aos usuários, é possível fazer um Após criado o aplicativo, o App Inventor tem a função
comparativo de todos os preços atualizados dos pro- de gerar um QR Code e através dele é possível bai-
dutos e consequentemente obter uma boa economia xar o aplicativo em celulares Android ou futuramente
na compra dos mesmos. disponibilizá-lo para ser baixado pela play Store.
Todas as compras dos clientes serão armazenadas
FUNCIONAMENTO e os supermercados poderão ter controle de quais
clientes estão comprando os seus produtos.
O Superrapp foi elaborado através do criador de apli-
cativos “App Inventor 2”, plataforma essa criada pelo CURIOSIDADES
MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Sua
confecção envolveu identificar os melhores super- Brasil tem 230 milhões de smartphones em uso, é o
mercados a serem cadastrados, pesquisar os preços que revela a 30ª Pesquisa Anual de Administração e
dos produtos que seriam listados, e por fim, a criação Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, re-
das artes das telas do aplicativo. alizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo
A tela inicial é onde efetua-se o cadastro do cliente e (FGV-SP).
ele pode inserir seus dados colocando endereço de en- Como pode ser visto hoje no Brasil existem mais
trega e criando um perfil. A próxima tela apresenta o lo- smartphones do que pessoas, esse fato demons-
gotipo dos supermercados que estão cadastrados cuja tra o caminho que a tecnologia está tomando e o
compra pode ser realizada. Escolhendo o supermerca- quão rápido está evoluindo e sendo utilizada pelas
do, é apresentada a tela dos setores: Bebidas, Óleos pessoas que querem gastar seu dinheiro conscien-
e Cereais, Detergentes e Limpadores, Higiene e Per- temente e além de serem clientes mais exigentes,
fumaria, Bomboniere, Conservas, Massas e temperos. buscam mais agilidade, conforto e praticidade em
Escolhendo a quantidade dos produtos e finalizando seus atendimentos.
a compra, é efetuado o meio de pagamento que caso
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel