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              PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO






              A tecnologia ao passar dos anos está cada vez mais presente em todas as áreas da vida humana. Com a realidade
              virtual é possível explorar lugares reais ou fictícios que acabam tendo uma aplicação extremamente didática na área
              da educação. A realidade virtual pode se transformar em um poderoso instrumento a serviço de quem busca uma
              evolução significativa na educação. O CompVR tem o intuito de ensinar conceitos de computação, com ênfase em
              portas lógicas, para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com o tema proposto.



              PROJETO                                            combinações com seus respectivos valores de entra-
                                                                 da e saída.

              O CompVR é um jogo com uma proposta lúdica para
              o ensino de computação por meio da realidade virtu- RESULTADOS
              al, que se passa dentro de uma sala de treinamento
              com um ambiente futurista e tecnológico. O usuário   O projeto vem tendo resultados promissores, tendo
              tem o treinamento coordenado por um robô que faz   em vista que estando o usuário, envolvido e totalmen-
              o papel de um instrutor e que o leva para missões   te imerso no ambiente virtual, ele poderá desenvol-
              em diversos ambientes computadorizados. Nas mis-   ver um aprendizado natural e intuitivo sobre assuntos
              sões, o participante terá que resolver problemas so-  que ele não tem o menor conhecimento. O grande
              bre portas lógicas que  estarão  dispostas  de forma   potencial da Realidade Virtual está exatamente nes-
              errada dentro dos dispositivos, problemas esses que   sas possibilidades, não só através de aulas ou ob-
              serão cada vez mais difíceis de acordo com o nível   jetos físicos, mas também através da manipulação
              do usuário. Tudo isso é feito a partir do uso de um   virtual de objetos a serem explorados, analisados e
              óculos de realidade virtual que permite a imersão no   estudados. O CompVR tem como planos futuros, não
              ambiente e de um controle que será usado pelo joga-  só o ensino voltado a portas lógicas, mas também o
              dor para mover as portas lógicas.                  ensino de números binários, com ênfase em conver-
                                                                 sões e operações.
              FUNCIONAMENTO
                                                                 CURIOSIDADES

              A partir do uso de tecnologias para a integração da
              Realidade virtual (VR), com o Oculus Samsung Gear,   A  ideia  principal  veio  a  partir  do  jogo  “Hack  n’
              o usuário é levado para o ambiente  desenvolvido.   Slash”, no qual o personagem é capaz de alterar
              Nesta versão do jogo, é apresentado dois ambien-   linhas de códigos e modificar atributos do próprio
              tes, um treinamento, no qual o jogador passará por   jogo inserido. Porém, o CompVR é voltado para a
              um tutorial sobre portas lógicas e uma fase, onde o   área da educação com a temática de portas lógi-
              objetivo é selecionar as portas lógicas que mais se   cas. A partir de pesquisas, foram analisados pou-
              adequam  ao circuito a ser resolvido  pelo jogador.   cos jogos que utilizavam da Realidade Virtual para
              Ambos os ambientes e os objetos presentes foram    ensino de alguma disciplina, principalmente na
              modelados do zero pela equipe, através do software   área de Computação. Além disso, se analisou qual
              Blender. O jogo será voltado para celulares mobiles e   o melhor custo beneficio para os usuários, afim de
              está sendo desenvolvido pela plataforma Unity. Está   promover uma experiência acessível.
              plataforma é utilizada para o desenvolvimento de jo-
              gos 2D e 3D, que tem a capacidade de desenvolver
              softwares VR, sem grandes mudanças no processo
              de desenvolvimento comum para jogos. No ambien-
              te, é possível visualizar as portas lógicas “OU”, “E” e


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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