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DaniAR
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APLICAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA
Tecnologias que na década de 90 aparecia apenas no cinema e na Televisão através dos filmes de ficção
científica, hoje estão tomando conta do cotidiano das pessoas. Entre os exemplos de tecnologias disruptivas
que já sairam da fiçcão e hoje está presente no cotidiano das pessoas estão a Inteligência Artificial, Realidade
Virtual e Aumentada, Computação Quântica Tecnologias móveis, Computação em Nuvem, entre outras. Atra-
vés dessas ferramentas podemos facilitar a vida das pessoas e substituí-las por tarefas exaustivas, repetitivas
ou pouco intuitivas.
PROJETO to virtual. O objeto estará mneumonicamente associado
com uma letra do alfabeto em Libras desenhada no ró-
tulo enquanto a aplicação estiver rodando e a webcam
As tecnologias assistivas vem sendo aprimoradas de- reconhecer o rótulo.
vido a diversidade de técnicas envolvendo o conjunto
hardware e software , possibilitando o desenvolvimento
de aplicações para diversos fins. Entre elas estão o uso RESULTADOS
de IoT para possibilitar a manutenção do equipamente
remoto para quem tem mobilidade limitada, uso de apli- O aplicativo foi criado com foco na educação, visando
cações mobile para ajudar pessoas com necessidade facilitar o ensino de libras para um público plural. Libras
especial visual. é reconhecida como a lingua oficial para a comunicação
Através da técnica de Realidade Aumentada, foi cons- entre os surdos, porém a sua curva de aprendizado é
truida uma aplicação que intermedia o processo de um pouco mais lenta, então nesse contexto surge a ne-
aprendizado de libras de forma intuitiva e mneumônica, cessidade de outras técnicas para o processo de apren-
associando um label com um objeto no mundo virtual. dizado da língua.
O projeto está sendo contruido através da necessidade Por ter uma interface com o usuário intuitiva e mneu-
de ensinar libras, uma vez que a lingua de sinais é pou- monica é possivel aumenta a eficiência e a eficácia no
co intuitiva, e o processo de aprendizado pode ocorrer ensino de libras. Nesse sentido os componentes de In-
em um tempo maior. terface Homem-Máquina, realidade aumentada e os la-
bels são facilitadores para o acesso ao aprendizado de
FUNCIONAMENTO libras através da plataforma.
A aplicação foi construida no ambiente de desenvolvi- CURIOSIDADES
mento gráfico o Engine Unity com o uso do framework
para construção de aplicações de realidade aumentada A comunidade Mozilla vem aperfeiçoando ainda mais
o Vuforia. A finalidade é ensinar libras através de um ró- seus produtos, para atender o internauta do futuro.
tulo com um simbolo da lingua de sinais representando Recursos de desenvolvimento disponibilizados pela
uma letra do alfabeto a partir disso projetar um objeto Khronos Group, como o WebGL, OpenGL, OpenVG,
virtual que começe com a primeira letra. OpenXR fez a comunidade se mobilizar e construir um
O papel do vuforia no projeto é realizar todo o serviço de framework simples para o desenvolvimento de realida-
reconhecimento do rótulo de acordo com uma base de de aumentada e realidade virtual no HTML e JavaScript.
dados cadastrada pelo desenvolvedor no seguinte en- Tal framwork aframe está disponível no link: https://afra-
dereço: https://developer.vuforia.com . O papel do Unity me.io/ e através dele fica simples usar recursos de rea-
é sincronizar esse banco de dados, o reconhecimento lidade aumentada e realidade virtual em aplicações web
do rótulo e a projeção do objeto 3D virtual. para qualquer finalidade, de forma acessivel, simples
Os rótulos vão ser impressos no papel e a webcam vai para aumentar a produtividade do desenvolvedor.
capturá-los e concorrentemente irá ser mostrado o obje-
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