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DaniAR




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              APLICAÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA





              Tecnologias que na década de 90 aparecia apenas no cinema e na Televisão através dos filmes de ficção
              científica, hoje estão tomando conta do cotidiano das pessoas. Entre os exemplos de tecnologias disruptivas
              que já sairam da fiçcão e hoje está presente no cotidiano das pessoas estão a Inteligência Artificial, Realidade
              Virtual e Aumentada, Computação Quântica Tecnologias móveis, Computação em Nuvem, entre outras. Atra-
              vés dessas ferramentas podemos facilitar a vida das pessoas e substituí-las por tarefas exaustivas, repetitivas
              ou pouco intuitivas.



              PROJETO                                            to virtual. O objeto estará mneumonicamente associado
                                                                 com uma letra do alfabeto em Libras desenhada no ró-
                                                                 tulo enquanto a aplicação estiver rodando e a webcam
              As tecnologias assistivas vem sendo aprimoradas de-  reconhecer o rótulo.
              vido a diversidade de técnicas envolvendo o conjunto
              hardware e software , possibilitando o desenvolvimento
              de aplicações para diversos fins. Entre elas estão o uso  RESULTADOS
              de IoT para possibilitar a manutenção do equipamente
              remoto para quem tem mobilidade limitada, uso de apli-  O aplicativo foi criado com foco na educação, visando
              cações mobile para ajudar pessoas com necessidade   facilitar o ensino de libras para um público plural.  Libras
              especial visual.                                   é reconhecida como a lingua oficial para a comunicação
              Através da técnica de Realidade Aumentada, foi cons-  entre os surdos, porém a sua curva de aprendizado é
              truida uma aplicação que intermedia o processo de   um pouco mais lenta, então nesse contexto surge a ne-
              aprendizado de libras de forma intuitiva e mneumônica,   cessidade de outras técnicas para o processo de apren-
              associando um label  com um objeto no mundo virtual.    dizado da língua.
              O projeto está sendo contruido através da necessidade   Por ter uma interface com o usuário intuitiva e mneu-
              de ensinar libras, uma vez que a lingua de sinais  é pou-  monica é possivel aumenta a eficiência e a eficácia no
              co intuitiva, e o processo de aprendizado pode ocorrer   ensino de libras. Nesse sentido os componentes de In-
              em um tempo maior.                                 terface Homem-Máquina, realidade aumentada e os la-
                                                                 bels são facilitadores para o acesso ao aprendizado de
              FUNCIONAMENTO                                      libras através da plataforma.

              A aplicação foi construida no ambiente de desenvolvi- CURIOSIDADES

              mento gráfico o Engine Unity com o uso do framework
              para construção de aplicações de realidade aumentada   A comunidade Mozilla vem aperfeiçoando ainda mais
              o Vuforia. A finalidade é ensinar libras através de um ró-  seus produtos, para atender o internauta do futuro.
              tulo com um simbolo da lingua de sinais representando   Recursos de desenvolvimento disponibilizados pela
              uma letra do alfabeto a partir disso projetar um objeto   Khronos Group, como o WebGL, OpenGL,  OpenVG,
              virtual que começe com a primeira letra.           OpenXR fez a comunidade se mobilizar e construir um
              O papel do vuforia no projeto é realizar todo o serviço de   framework simples para o desenvolvimento de realida-
              reconhecimento do rótulo de acordo com uma base de   de aumentada e realidade virtual no HTML e JavaScript.
              dados cadastrada pelo desenvolvedor no seguinte en-  Tal framwork aframe está disponível no link: https://afra-
              dereço: https://developer.vuforia.com . O papel do Unity   me.io/ e através dele fica simples usar recursos de rea-
              é sincronizar esse banco de dados, o reconhecimento   lidade aumentada e realidade virtual em aplicações web
              do rótulo e a projeção do objeto 3D virtual.       para  qualquer  finalidade,  de  forma  acessivel,  simples
              Os rótulos vão ser impressos no papel e a webcam vai   para aumentar a produtividade do desenvolvedor.
              capturá-los e concorrentemente irá ser mostrado o obje-




              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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