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1   o       CodeTROOPERS





  Nível 2






              O ser humano insatisfeito com sua realidade, vive em constante transformação do ambiente a sua volta. O
              avanço tecnológico atingiu inúmeras áreas, porém, pouco na educação. Buscando solucionar os anseios por
              inovar neste setor, entende-se que a preparação dos jovens para o futuro esteja centrada na programação e
              robótica. Visando a mudança deste contexto, apresenta-se o CodeTroopers, jogo criado para ensinar ao jovem
              conceitos de programação, introduzindo-o ao pensamento lógico e comandos da linguagem C++.



              PROJETO



              É  um  jogo do gênero plataforma com  rolagem      lado para assemelhar-se a uma voz robotizada. As li-
              lateral(side-scrolling). O objetivo é percorrer a galáxia   ções sucederam da disciplina de algoritmos. Assim o
              Nlogonia, juntamente ao protagonista StormTrooper,   CodeTroopers é depurado e jogado.
              adquirindo conhecimentos de lógica e programação,
              com o intuito de tornar-se um general. CodeTroopers,
              é dividido em quatro mundos e, cada um dos quais  RESULTADOS

              possui cinco fases. Durante as fases o jogador é sub-
              metido a passar por desafios que foram aprendidos   Seguindo o exemplo de diversos países que trouxe-
              através de pequenas videoaulas e testarão seus co-  ram a programação para o ambiente escolar através
              nhecimentos por meio de lições fragmentadas pelo   de jogos eletrônicos e semelhantes, este trabalho teve
              método mnemônico de repetição. Além dos desafios   o intuito mostrar e exercitar de forma simplificada e lú-
              a serem compridos tem-se uma meta de pontos e um   dica o raciocínio lógico e apresentar da mesma forma
              limite de tempo estabelecido para a fase. Em cada   uma linguagem de programação. O jogo CodeTroo-
              mundo será abordado um tema específico, os quais   pers faz com que o mito que programação é algo difícil
              serão: pensamento lógico; entrada e saída de dados;   e complexo para ser entendido seja desfeito e que o
              condicional; e repetição.                          jovem inicie a buscar por programação fazendo com
                                                                 que se diferencie dos demais. Aprender é legal, mas
              FUNCIONAMENTO                                      aprender jogando é incrível, desmitificando e facilitan-
                                                                 do o entendimento de programação.

              CodeTroopers foi desenvolvido na engine gráfica Uni-
              ty 2017.1, uma plataforma para criar jogos e aplicati- CURIOSIDADES

              vos em 2D, 3D, VR e AR. Elaborou-se scripts na lin-
              guagem C# que realizarão controles do personagem,   O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com o
              cenários e interações com o usuário. O design grá-  trabalho de iniciação científica com o tema “Desenvol-
              fico do jogo foi feito em ferramentas de modelagem   vimento de jogo didático para ensino de programação,
              e manipulação de imagens. Criou-se o personagem,   baseado  em  treinos  para  a  maratona  de  programa-
              cenários, mapas em duas dimensões com os quais     ção”, inicialmente orientado pela prof. Crishna Irion,
              ajudarão a compor o enredo e criar um vínculo entre   passando ao prof. Renzo Mesquita. CodeTroopers
              o jogador e jogo. Os jogos dos desafios tem gênero   foi idealizado a partir dos jogos Super Mario Bros e
              quebra-cabeça(jogo puzzle), testando diversas habi-  Duolingo e, também da franquia de filmes Star Wars.
              lidades do jogador, como lógica, estratégia, reconhe-  O personagem principal representa a equipe de Ma-
              cimento de padrões, solução de sequências e ter que   ratona de Programação do INATEL, os quais sempre
              completar frases, incluindo a pressão-por-tempo.   se dispõem a apresentar a crianças e adolescentes o
              Para  orientar  o  jogador  as  video  aulas  foram  feitas   incrível universo de programação.
              através de animações e diálogos. O áudio foi modu-


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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