Page 32 - Revista Fetin
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1 o CodeTROOPERS
Nível 2
O ser humano insatisfeito com sua realidade, vive em constante transformação do ambiente a sua volta. O
avanço tecnológico atingiu inúmeras áreas, porém, pouco na educação. Buscando solucionar os anseios por
inovar neste setor, entende-se que a preparação dos jovens para o futuro esteja centrada na programação e
robótica. Visando a mudança deste contexto, apresenta-se o CodeTroopers, jogo criado para ensinar ao jovem
conceitos de programação, introduzindo-o ao pensamento lógico e comandos da linguagem C++.
PROJETO
É um jogo do gênero plataforma com rolagem lado para assemelhar-se a uma voz robotizada. As li-
lateral(side-scrolling). O objetivo é percorrer a galáxia ções sucederam da disciplina de algoritmos. Assim o
Nlogonia, juntamente ao protagonista StormTrooper, CodeTroopers é depurado e jogado.
adquirindo conhecimentos de lógica e programação,
com o intuito de tornar-se um general. CodeTroopers,
é dividido em quatro mundos e, cada um dos quais RESULTADOS
possui cinco fases. Durante as fases o jogador é sub-
metido a passar por desafios que foram aprendidos Seguindo o exemplo de diversos países que trouxe-
através de pequenas videoaulas e testarão seus co- ram a programação para o ambiente escolar através
nhecimentos por meio de lições fragmentadas pelo de jogos eletrônicos e semelhantes, este trabalho teve
método mnemônico de repetição. Além dos desafios o intuito mostrar e exercitar de forma simplificada e lú-
a serem compridos tem-se uma meta de pontos e um dica o raciocínio lógico e apresentar da mesma forma
limite de tempo estabelecido para a fase. Em cada uma linguagem de programação. O jogo CodeTroo-
mundo será abordado um tema específico, os quais pers faz com que o mito que programação é algo difícil
serão: pensamento lógico; entrada e saída de dados; e complexo para ser entendido seja desfeito e que o
condicional; e repetição. jovem inicie a buscar por programação fazendo com
que se diferencie dos demais. Aprender é legal, mas
FUNCIONAMENTO aprender jogando é incrível, desmitificando e facilitan-
do o entendimento de programação.
CodeTroopers foi desenvolvido na engine gráfica Uni-
ty 2017.1, uma plataforma para criar jogos e aplicati- CURIOSIDADES
vos em 2D, 3D, VR e AR. Elaborou-se scripts na lin-
guagem C# que realizarão controles do personagem, O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com o
cenários e interações com o usuário. O design grá- trabalho de iniciação científica com o tema “Desenvol-
fico do jogo foi feito em ferramentas de modelagem vimento de jogo didático para ensino de programação,
e manipulação de imagens. Criou-se o personagem, baseado em treinos para a maratona de programa-
cenários, mapas em duas dimensões com os quais ção”, inicialmente orientado pela prof. Crishna Irion,
ajudarão a compor o enredo e criar um vínculo entre passando ao prof. Renzo Mesquita. CodeTroopers
o jogador e jogo. Os jogos dos desafios tem gênero foi idealizado a partir dos jogos Super Mario Bros e
quebra-cabeça(jogo puzzle), testando diversas habi- Duolingo e, também da franquia de filmes Star Wars.
lidades do jogador, como lógica, estratégia, reconhe- O personagem principal representa a equipe de Ma-
cimento de padrões, solução de sequências e ter que ratona de Programação do INATEL, os quais sempre
completar frases, incluindo a pressão-por-tempo. se dispõem a apresentar a crianças e adolescentes o
Para orientar o jogador as video aulas foram feitas incrível universo de programação.
através de animações e diálogos. O áudio foi modu-
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel