Page 34 - Revista Fetin
P. 34
1 o EasyORDER
Nível 1
Com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais fácil conectar-se à internet. Segundo a UIT (União Inter-
nacional das Telecomunicações) 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet no mundo e, quem sai
prejudicado com isso são os pequenos estabelecimentos que ainda não possuem um canal online de vendas,
já que estão perdendo um grande mercado potencial. Pensando nisso, foi desenvolvido o EasyOrder, possibi-
litando que lojas tenham a opção de disponibilizar seus produtos para serem vendidos online, através de um
aplicativo móvel.
PROJETO
O projeto tem por objetivo facilitar a interação entre os que será encarregado de separar os produtos da lista
clientes e o mercado. Com essa ideia, foi feito um apli- e realizar a entrega.
cativo que exibe um catálogo de produtos online, no
qual as lojas interessadas podem disponibilizar seus
produtos com os seus detalhes sobre o preço, marca RESULTADOS
e informações específicas. Além disso, as lojas podem
consultar detalhes sobre os fluxos das vendas reali- Após a realização da pesquisa foi constatado que
zadas através do aplicativo. Já o cliente, tem a pos- os serviços de marketplace similares ao conceito do
sibilidade de pesquisar e navegar entre os produtos, projeto são voltados apenas para uma determinada
podendo escolher os melhores preços e condições rede de estabelecimento ou mais especificamente
para a compra. Isso favorece para a definição de qual a serviços de comidas pronta-entrega. Com isso,
escolha mais lhe agradará. E também, o comprador pode-se concluir um ponto diferencial em relação
tem acesso ao seu próprio carrinho virtual, em que ele às outras propostas, pois no EasyOrder várias lojas
pode visualizar, adicionar e remover produtos de acor- podem apresentar seus produtos com suas próprias
do com sua necessidade e interesse. informações, fazendo com que o cliente possa ava-
liar e escolher em qual loja comprar com base no seu
FUNCIONAMENTO critério. Portanto, ao possuir as lojas em um só apli-
cativo de compras facilitará a comparação de preços
e pedidos, trazendo assim uma maior satisfação no
Tudo começa com o cliente selecionando os pro- mercado e o no público alvo em potencial.
dutos que deseja comprar através de um catálogo
separado por categorias específicas para cada tipo
de item. O catálogo será exibido através de um apli- CURIOSIDADES
cativo disponível para o dispositivo móvel do cliente
(poderá ser baixado na loja virtual). Após a identifica- Com a utilização do EasyOrder, haverá um aumen-
ção do produto desejado, o usuário encontrará uma to tanto na interatividade entre o estabelecimento e
relação de preços de cada estabelecimento e assim o usuário quanto na melhoria de preços entre lojas
adicionar ao carrinho virtual, local em que vai estar concorrentes, tendo em vista que estarão em busca
toda sua lista de compra, para então ser enviada de uma melhor oferta para seus clientes e obtenção
através para uma aplicação na web. Essa aplicação de maior lucro. Além disso, por se tratar de um apli-
será utilizada pelo estabelecimento para o controle cativo inovador em relação ao nosso objetivo, haverá
e manuseio dos pedidos recebidos e dos produtos, um aumento significativo da atividade econômica lo-
tendo a possibilidade de adicionar, editar ou remover cal, já que ao facilitar a compra de produtos, torna-se
sua quantidade, preço e informações específicas de este processo mais rápido e eficiente para o consu-
cada item. Ao receber um pedido, é exibido uma noti- midor e fornecedor.
ficação na tela para ser vista pelo funcionário na loja
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel