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Amiko
Equipe: Roberto Pinheiro
Orientador: Raphael Cardoso Mota Pereira
Durante internação hospitalar, cabe à equipe de enfermagem cuidar do paciente. Todas as
solicitações são por seu intermédio. Estas podem ser as mais simples, como pedir o contro-
le da TV ou as mais críticas, como avisar que está com dor. A equipe precisa se mobilizar
para atender ao chamado, ouvindo a solicitação, comparecendo ao quarto ou interfonando,
para, em seguida, atuar. Segundo relatos, o paciente acamado ou em isolamento sente-se
sozinho e as demandas aumentam, às vezes por coisas simples, apenas para não se sen-
tirem esquecidos.E se uma assistente virtual fosse inserida nesse ambiente?
projeto
Otimizar recursos de enfermagem e entreter pacientes são objetivos da Amiko. Uma assis-
tente virtual tem inúmeras aplicações úteis para uma pessoa acamada ou em isolamento.
Por meio dela, é possível fazer diversas solicitações, que chegarão de forma precisa à
equipe de enfermagem, podendo ser rapidamente resolvidas. Para reduzir a sensação de
abandono, há perguntas periódicas e encaminhamento das respostas. Além de respostas
padrão para perguntas como “a que horas é o jantar?” ou “que horas são?”, existem solicita-
ções específicas, como: “sinto dor” ou “preciso ir ao banheiro”, as quais serão direcionadas
imediatamente para a equipe, com as devidas prioridades. Controle da iluminação e dos
eletroeletrônicos é uma facilidade que a Amiko proporciona, com o intuito de reduzir os
chamados.
funcionamento
O sistema possui três pilares: interfaces do paciente e da tas periódicas e o histórico de chamados. O backend se en-
equipe de enfermagem e a inteligência do sistema. Obje- carrega de unir as interfaces. Havendo solicitação por meio
tivando clareza na comunicação e qualidade de processa- da Alexa, a skill envia o comando e todos os dados para o
mento da linguagem natural, optou-se pela assistente Ale- backend identificar e tratar a ação. Em seguida, o chamado
xa como interface do paciente. Desenvolveu-se aplicação é enviado à interface na ilha de enfermagem. As perguntas
customizada (Skill) para interpretação dos comandos e res- periódicas são geradas automaticamente, e as respostas
pectivos acionamentos. Posiciona-se um dispositivo Echo enviadas à interface. Na automação do quarto, dispositivos
junto ao leito e, do lado da equipe, um programa Windows IoT utilizando o protocolo ZigBee permitem ao usuário o
App exibe os chamados e registra as respostas às pergun- controle sem necessidade de ajuda.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel