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Amiko













                                                  Equipe: Roberto Pinheiro
                                                  Orientador: Raphael Cardoso Mota Pereira






                                 Durante internação hospitalar, cabe à equipe de enfermagem cuidar do paciente. Todas as
                                 solicitações são por seu intermédio. Estas podem ser as mais simples, como pedir o contro-
                                 le da TV ou as mais críticas, como avisar que está com dor. A equipe precisa se mobilizar
                                 para atender ao chamado, ouvindo a solicitação, comparecendo ao quarto ou interfonando,
                                 para, em seguida, atuar. Segundo relatos, o paciente acamado ou em isolamento sente-se
                                 sozinho e as demandas aumentam, às vezes por coisas simples, apenas para não se sen-
                                 tirem esquecidos.E se uma assistente virtual fosse inserida nesse ambiente?





                                 projeto



                                 Otimizar recursos de enfermagem e entreter pacientes são objetivos da Amiko. Uma assis-
                                 tente virtual tem inúmeras aplicações úteis para uma pessoa acamada ou em isolamento.
                                 Por meio dela, é possível fazer diversas solicitações, que chegarão de forma precisa à
                                 equipe de enfermagem, podendo ser rapidamente resolvidas. Para reduzir a sensação de
                                 abandono, há perguntas periódicas e encaminhamento das respostas. Além de respostas
                                 padrão para perguntas como “a que horas é o jantar?” ou “que horas são?”, existem solicita-
                                 ções específicas, como: “sinto dor” ou “preciso ir ao banheiro”, as quais serão direcionadas
                                 imediatamente para a equipe, com as devidas prioridades. Controle da iluminação e dos
                                 eletroeletrônicos é uma facilidade que a Amiko proporciona, com o intuito de reduzir os
                                 chamados.





       funcionamento



       O sistema possui três pilares: interfaces do paciente e da  tas periódicas e o histórico de chamados. O backend se en-
       equipe de enfermagem e a inteligência do sistema. Obje-  carrega de unir as interfaces. Havendo solicitação por meio
       tivando clareza na comunicação e qualidade de processa-  da Alexa, a skill envia o comando e todos os dados para o
       mento da linguagem natural, optou-se pela assistente Ale-  backend identificar e tratar a ação. Em seguida, o chamado
       xa como interface do paciente. Desenvolveu-se aplicação  é enviado à interface na ilha de enfermagem. As perguntas
       customizada (Skill) para interpretação dos comandos e res-  periódicas são geradas automaticamente, e as respostas
       pectivos acionamentos. Posiciona-se um dispositivo Echo  enviadas à interface. Na automação do quarto, dispositivos
       junto ao leito e, do lado da equipe, um programa Windows  IoT utilizando  o protocolo  ZigBee permitem  ao usuário  o
       App exibe os chamados e registra as respostas às pergun-  controle sem necessidade de ajuda.





       Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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