Page 120 - Revista Fetin
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VIDA                   Revopet
                15 TERRESTRE
                                           Alimentador Automático


                                           para Pets




                                                          Equipe
                        40ª
                                                          Guilherme I. de Souza Dias - 2P - GEL | Pedro Lucchesic - 2P - GEL
                                                          Sthefany Farias Vilela - 2P - GEL  Julia Botrovas Alves - 2P - GEL

                                                          Orientador
                                                          Guilherme Augusto Barucke Marcondes



              Muitas pessoas hoje em dia têm dificuldade de dedicar tempo a seu animais de estimação, alguns por
              trabalho, outros por estudo. Com esse problema em mente pensamos em desenvolver um meio para
              facilitar o cuidado diário da alimentação dos nossos queridos animais. Pensando nessas pessoas que
              possuem dificuldade de conseguir tempo livre para dar a atenção necessária a seus animais decidimos
              criar uma estação de alimentação automatizada de baixo custo, pois ao buscar por produtos parecidos
              a esse no mercado encontramos valores não acessíveis à maioria do público consumidor.


              Projeto





              A solução, nesse caso, é um alimentador automático desenvolvido de forma a automatizar o processo
              de alimentação dos pets. O sistema é composto, resumidamente, do Arduino (que será programado para
              temporizar as alimentações), um motor, e um sistema no qual o usuário irá ajustar frequência em horas que
              deseja alimentar seu animalzinho. A comida ficará armazenada num reservatório plástico e, no momento
              programado, o motor irá girar e a comida será despejada no pote na dose programada e no momento certo
              para que o pet possa comer.


              Funcionamento





              O funcionamento ocorre pela junção entre o Arduino, o teclado 3x3, o LCD e o motor. Inicialmente, no có-
              digo, temos as configurações iniciais do teclado, do LCD e do Arduino. Depois, temos a função secondsTo-
              HMS, que converte o tempo digitado em formato hr:min:seg, para mostrar no LCD. Depois, vem a estrutura
              principal: o void loop e o case switch, operado pela variável Aux. Ela assume valores de 1 a 5, sendo cada
              valor um estado de operação. No 1, o alimentador acaba de ligar. No 2, inicia-se a configuração: primeiro,
              digita-se o tempo de horas entre alimentações. Feito isso, a variável Aux passa pro valor 3, onde o dono
              configura o tempo que o motor deposita comida. Depois, o dono confere as informações e confirma-as.
              Feito isso, o código irá pro caso 4, ficando em standby até o tempo da alimentação. Quando for o momento,
              o código vai pro caso 5, onde liga o motor pelo tempo especificado, depositando a ração. Retorna então
              pro caso 4 e continua se não houver redefinição dos tempos.










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