Page 115 - Revista Fetin
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Projeto Finalista                                                                               115

       2º Lugar - Nível 3





                                                                    Curiosidades





                                                                    O projeto foi pensado para ajudar alguns amigos
                                                                    que tem dificuldade de se concentrar na sala de
                                                                    aula e focar sua atenção no o que esta sendo en-
                                                                    sinado, além de querer ajudar os professores na
                                                                    sua didática. O programa busca eficiência e uma
                                                                    gama maior de aplicações e recursos ao edu-
                                                                    cador, priorizando o ensino. Uma das maneiras
                                                                    pensadas para isso foi o recurso das simulações
                                                                    sobre as matérias. Para desenvolver o software,
                                                                    a maior dificuldade foi que nenhum integrante
                                                                    no começo sabia do assunto de Python e Redes
                                                                    Neurais,  mas  foi  possível  finalizar  o  protótipo
                                                                    aproximadamente em 5 meses.

                                                                    Resultados





                                                                    Ao  concluir  o  projeto  foi  possível  realizar  um
                                                                    software de paint completo com várias melho-
                                                                    rias para auxiliar professores no ensino e focar
                                                                    o  aluno  durante  as  aulas.  Como  resultado,  ao
                                                                    desenhar  padrões  já  ensinados,  a  rede  neural
                                                                    identifica  o  que  foi  chamado  com  precisão  de
                                                                    97% aproximadamente e perda de 1% na apren-
                                                                    dizagem, podendo assim chamar as simulações
                                                                    durante  a  execução  do  programa.  Para  outra
                                                                    rede  neural  convolucional,  especifica  para  ex-
                                                                    pressões  matemáticas,  também  foi  possível
                                                                    atingir excelentes resultados, com precisão de
                                                                    acerto  de  aproximadamente  98%  e  perda  de
                                                                    aprendizagem  de  2%,  possibilitando  escrever
                                                                    expressões  matemáticas  e  resolve-las  através
                                                                    do software.









                     [1] https://www.pygame.org/docs/tut/newbieguide.html
                     [2] https://docs.python.org/3/library/tkinter.html
                     [3] https://www.tensorflow.org/guide
                     [4] http://man.hubwiz.com/docset/Keras.docset/Contents/Resources/Documents/index.html
                     [5] https://numpy.org/doc/stable/docs/howto_document.html
                     [6] https://docs.opencv.org/4.5.2/d0/de3/tutorial_py_intro.html
                     [7] https://www.kite.com/python/docs/matplotlib
                     [8] https://pillow.readthedocs.io/en/stable/handbook/tutorial.html”

                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
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