Page 134 - Revista Fetin
P. 134

Sistema de
                   EDUCAÇÃO DE
                4 QUALIDADE
                                           feedback para aulas

                                           em tempo real






                                                          Equipe
                        40ª
                                                          Leonardo M. de Lucio - GEC - P8| Guilherme F. N. Paiva - GEA - P8
                                                          Augusto T. Roberto - GEC - P5 | Luis Gustavo A. Reis - GEP - P7

                                                          Orientador
                                                          Leandro Furtado Guerzoni



              Apesar de esforços múltiplos dos professores acadêmicos, muitos alunos se omitem a sanar dúvidas por
              muitas vezes questões de vergonha, ou de imaginar que sua dúvida seja de caráter básico. Dessa forma,
              alunos com traços de características introspectiva podem vir a desenvolver dúvidas durante o processo
              de aprendizagem em sala de aula, sendo que, a dúvida de um aluno, pode ser tranquilamente a dúvida de
              outros. Caso a omissão do aluno em sanar suas dúvidas prossiga, isso pode gerar um efeito cascata na
              não compreensão da disciplina, ou como propriamente dito, pode se tornar uma bola de neve.


              Projeto





              Levando em consideração que os maiores casos de omissão das dúvidas por parte do aluno é vergonha
              ou auto culpa, a solução abordará feedbacks de forma anônima. Dessa forma, a solução atuará em tempo
              real durante aulas e palestras. Em síntese, o aluno será capaz de compartilhar seu sentimento a respeito
              da explicação através de um software durante a explicação de um conteúdo de uma disciplina. Esses sen-
              timentos podem ser classificados como bom, médio e ruim, e também espaço para perguntas, todos de
              forma anônima. Ao professor verificar que houve reações ruins ou perguntas, significa que uma parcela
              dos alunos não compreendeu o conteúdo, o que irá abrir espaço e oportunidade para que o professor ex-
              plique de outra forma ou mude a didática.


              Funcionamento




              A solução tem como principal objetivo fornecer um método dinâmico e prático para a coleta de feedback
              sobre a qualidade do conteúdo ministrado durante uma aula. O fluxo principal do sistema funciona da se-
              guinte forma:
              - O professor cria uma sessão de avaliação para que os alunos possam acessa-la, através de sua conta no
              aplicativo;
              - O aluno se conecta a sessão criada pelo professor e aguarda o início;
              - Durante a aula, o aplicativo dos estudantes passa a exibir três opções para demonstrar o sentimento em
              relação ao conteúdo que está sendo ensinado. Com isso, ao longo deste período, os usuários devem ava-
              liar a apresentação de acordo com o que estão sentindo sobre ela;
              - Por fim, o professor encerra a sessão e pode utilizar os dados para verificar em qual momento houve uma
              queda na qualidade do ensinamento e consequentemente melhorar a qualidade das aulas.





               134          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139