Page 135 - Revista Fetin
P. 135

135












            Facilitadora do                                                           Devolutiva de dados
        processo de feedback                                                           fornecida de forma
                                         Tecnologia            Feedback                    apropriada







          Ganho de eficiência
          no processo de           Educação                              Solução         Sistema de feedback
          ensino                                                                             em tempo real




                                             Ganhos           Stakeholders
           Aumento da
           produtividade na                                                         Alunos, professores,
           relação professor aluno                                               palestrantes e instrutores






       Curiosidades                                           Resultados




       É importante ressaltar que apesar deste artigo utilizar   O feedback é um recurso de extrema valia para o pro-
       a aplicação em sala de aula como foco principal, o con-  fissional que busca atingir um melhor desempenho de
       ceito de coletar feedback pela opinião de espectado-   suas  habilidades,  sejam  elas  de  natureza  técnica  ou
       res, pode ser aplicado com facilidade em qualquer si-  pessoal.  Dessa  forma,  o  projeto  traz  a  possibilidade
       tuação que envolva um apresentador e um publico. A     de uma nova ferramenta que viabiliza um novo meio
       flexibilidade da aplicação deste projeto, torna possível   de  prover  essas  informações  para  os  mais  diversos
       a melhora do processo de aprendizado em qualquer       profissionais  e,  como  focado  na  pesquisa  do  grupo,
       ambiente co-participativo (palestras, cursos, entre ou-  o professor. Esse enfoque se deve a observação do
       tros).                                                 grupo da dificuldade encontrada em uma parcela de
                                                              estudantes em apresentarem suas duvidas, e por con-
                                                              sequência terem seu rendimento escolar diminuído, e
                                                              dos professores, que por não conseguirem um retor-
                                                              no  dos  alunos,  encontram  dificuldades  em  adaptar
                                                              suas aulas.




                     [1] Souza, L. F. N. I. de. (2010). Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar Em Revista.
                     [2] Chollet, M., Morency, L., Shapiro, A., Scherer, S., & Angeles, L. (2015). Exploring Feedback Strategies to Improve Public
                     Speaking: An Interactive Virtual Audience Framework.
                     [3] NodeBR. 2016. O que e NodeJS?. Disponível em: http://nodebr.com/oque-e-node-js/.
                     [4] Medeiros, H. Introducão ao MongoDB. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-mongodb/30792.



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   130   131   132   133   134   135   136   137   138   139   140