Page 135 - Revista Fetin
P. 135
135
Facilitadora do Devolutiva de dados
processo de feedback fornecida de forma
Tecnologia Feedback apropriada
Ganho de eficiência
no processo de Educação Solução Sistema de feedback
ensino em tempo real
Ganhos Stakeholders
Aumento da
produtividade na Alunos, professores,
relação professor aluno palestrantes e instrutores
Curiosidades Resultados
É importante ressaltar que apesar deste artigo utilizar O feedback é um recurso de extrema valia para o pro-
a aplicação em sala de aula como foco principal, o con- fissional que busca atingir um melhor desempenho de
ceito de coletar feedback pela opinião de espectado- suas habilidades, sejam elas de natureza técnica ou
res, pode ser aplicado com facilidade em qualquer si- pessoal. Dessa forma, o projeto traz a possibilidade
tuação que envolva um apresentador e um publico. A de uma nova ferramenta que viabiliza um novo meio
flexibilidade da aplicação deste projeto, torna possível de prover essas informações para os mais diversos
a melhora do processo de aprendizado em qualquer profissionais e, como focado na pesquisa do grupo,
ambiente co-participativo (palestras, cursos, entre ou- o professor. Esse enfoque se deve a observação do
tros). grupo da dificuldade encontrada em uma parcela de
estudantes em apresentarem suas duvidas, e por con-
sequência terem seu rendimento escolar diminuído, e
dos professores, que por não conseguirem um retor-
no dos alunos, encontram dificuldades em adaptar
suas aulas.
[1] Souza, L. F. N. I. de. (2010). Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar Em Revista.
[2] Chollet, M., Morency, L., Shapiro, A., Scherer, S., & Angeles, L. (2015). Exploring Feedback Strategies to Improve Public
Speaking: An Interactive Virtual Audience Framework.
[3] NodeBR. 2016. O que e NodeJS?. Disponível em: http://nodebr.com/oque-e-node-js/.
[4] Medeiros, H. Introducão ao MongoDB. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-mongodb/30792.
inatel.br/fetin/revista www