Page 26 - Revista Fetin
P. 26

DGE
                    INDÚSTRIA,
                9 INOVAÇÃO E
                    INFRAESTRUTURAS
                                           Deaf Gaming Experience








                                                          Equipe
                        40ª
                                                          Pedro O. D. P. Borém - GEC - P4 | Fernanda N. Ito - GEC - P4
                                                          Douglas B. de Souza - GEC - P4 | João Víctor do V. Reis - GEA - P4

                                                          Orientador
                                                          Estevan Marcelo Lopes



              De acordo com o site Deaf Gamers, o qual é especializado e voltado para a comunidade surda consu-
              midora de videogames, a experiência dos surdos nos jogos depende de uma excelente interação visual
              adaptada, que por sua vez é infelizmente pouco trabalhada pelas principais desenvolvedoras e plata-
              formas. Portanto, nossa intenção é elaborar e criar um “gadget” que ajude pessoas surdas a ter uma
              imersão melhor dentro de jogos, substituindo a falta de percepção dos sons durante o jogo por uma boa
              interação visual adaptada com a utilização de ferramentas como os LED’s.


              Projeto





              Nosso projeto é um “gadget” para possibilitar que surdos joguem videogames de uma forma mais imer-
              siva com interação visual em jogos. Nossa ideia é usar esse gadget como uma forma de substituição dos
              sons dentro do jogo. Para isso, nosso gadget irá reconhecer sons da movimentação dos adversários nos
              jogos e mostrar através de LEDs ao entorno do jogador surdo a orientação dos outros jogadores, rela-
              cionando a posição em que o inimigo está fazendo barulho com sinais com LED’s na direção. Então seria
              um círculo com LED’s, e elas acenderiam de acordo com a direção que se faz barulho no jogo. Se tiver um
              jogador à direita fazendo barulho, os LEDs da direita irão acender, e assim por diante. Os sinais digitais do
              som do jogo serão usados para acender os LED’s por meio do uso do Arduino.


              Funcionamento




              Nossa ideia é usar esse aparelho como uma forma de substituição dos sons dentro do jogo. Com isso,
              através do uso de LEDs ao entorno do jogador surdo será mostrado a orientação dos outros jogadores fa-
              zendo barulho e sons relevantes, para isso será necessário o uso de um processador ou microcontrolador.
              Portanto, este poderá relacionar a posição em que o inimigo está fazendo barulho com sinais com LED’s
              na direção. Então seria um círculo ou arco com LED’s, como por exemplo os NeoPixels desenvolvidos pela
              Adafruit, e eles acenderiam de acordo com o microcontrolador dada direção que se fez barulho no jogo.
              Assim, se um jogador estiver à direita fazendo barulho, os LEDs da direita irão acender, e consecutiva-
              mente. Através do algoritmo podemos explorar outras variáveis, desde de intensidade da luz conforme
              a distância do som, até mesmo cores da preferência dos usuários. Outro ponto é, com o som pode ser
              trabalhado variáveis baseando-se em suas características: frequência, volume e tempo.







                26          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31