Page 26 - Revista Fetin
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DGE
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Deaf Gaming Experience
Equipe
40ª
Pedro O. D. P. Borém - GEC - P4 | Fernanda N. Ito - GEC - P4
Douglas B. de Souza - GEC - P4 | João Víctor do V. Reis - GEA - P4
Orientador
Estevan Marcelo Lopes
De acordo com o site Deaf Gamers, o qual é especializado e voltado para a comunidade surda consu-
midora de videogames, a experiência dos surdos nos jogos depende de uma excelente interação visual
adaptada, que por sua vez é infelizmente pouco trabalhada pelas principais desenvolvedoras e plata-
formas. Portanto, nossa intenção é elaborar e criar um “gadget” que ajude pessoas surdas a ter uma
imersão melhor dentro de jogos, substituindo a falta de percepção dos sons durante o jogo por uma boa
interação visual adaptada com a utilização de ferramentas como os LED’s.
Projeto
Nosso projeto é um “gadget” para possibilitar que surdos joguem videogames de uma forma mais imer-
siva com interação visual em jogos. Nossa ideia é usar esse gadget como uma forma de substituição dos
sons dentro do jogo. Para isso, nosso gadget irá reconhecer sons da movimentação dos adversários nos
jogos e mostrar através de LEDs ao entorno do jogador surdo a orientação dos outros jogadores, rela-
cionando a posição em que o inimigo está fazendo barulho com sinais com LED’s na direção. Então seria
um círculo com LED’s, e elas acenderiam de acordo com a direção que se faz barulho no jogo. Se tiver um
jogador à direita fazendo barulho, os LEDs da direita irão acender, e assim por diante. Os sinais digitais do
som do jogo serão usados para acender os LED’s por meio do uso do Arduino.
Funcionamento
Nossa ideia é usar esse aparelho como uma forma de substituição dos sons dentro do jogo. Com isso,
através do uso de LEDs ao entorno do jogador surdo será mostrado a orientação dos outros jogadores fa-
zendo barulho e sons relevantes, para isso será necessário o uso de um processador ou microcontrolador.
Portanto, este poderá relacionar a posição em que o inimigo está fazendo barulho com sinais com LED’s
na direção. Então seria um círculo ou arco com LED’s, como por exemplo os NeoPixels desenvolvidos pela
Adafruit, e eles acenderiam de acordo com o microcontrolador dada direção que se fez barulho no jogo.
Assim, se um jogador estiver à direita fazendo barulho, os LEDs da direita irão acender, e consecutiva-
mente. Através do algoritmo podemos explorar outras variáveis, desde de intensidade da luz conforme
a distância do som, até mesmo cores da preferência dos usuários. Outro ponto é, com o som pode ser
trabalhado variáveis baseando-se em suas características: frequência, volume e tempo.
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