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Acessible
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Campus
Equipe
Ana Clara Santos - P8 - GEB | Davi R. de Faria - P8 - GES
Pedro P. Guimarães - P6 - GEC
Orientador
Prof. Filipe Bueno Vilela
No Brasil, tanto nas cidades quanto em espaços mais reservados, como universidades, a inclusão
de recursos que os tornem mais apropriados para pessoas cegas ou surdas é limitada. A dificuldade
de incorporação desses elementos de acessibilidade dificultam a realização de atividades cotidianas,
especialmente na educação. Estudos recentes apontam que a ausência de ferramentas próprias para
alunos surdos e cegos impacta no aprendizado per se. A presente proposta objetiva o estudo para
implementação no Inatel de recursos que possam torná-lo acessível a pessoas com deficiência visual
ou auditiva.
Projeto
O projeto se baseia no desenvolvimento de recursos para integração de pessoas com deficiência e na
busca por softwares disponíveis que possam ser utilizados para facilitar o estudo de pessoas surdas ou
cegas. As ações mapeadas previamente para o desenvolvimento do trabalho são: (a) desenvolvimento de
identificadores de localização predial pelo campus, (b) desenvolvimento de um dispositivo que identifique
cores para ficar nos laboratórios de química do Inatel e (c) pesquisa por softwares para tradução de sons
e textos para pessoas surdas ou cegas. Com os resultados obtidos, espera-se o desenvolvimento de um
guia com a proposição de algumas soluções práticas para a transformação do campus do Inatel em um
campus plenamente acessível.
Funcionamento
O projeto Accessible Campus tem como finalidade auxiliar pessoas com deficiência visual a se locomo-
ver no campus do Inatel. Para isso foram usados os parâmetros de localização utilizando RSSI (Received
Signal Strength Indication) para localização indoor e o módulo wifi ESP8266. O RSSI é o parâmetro mais
simples e popular utilizado em técnicas de localização indoor. Um algoritmo de triangulação realiza o cál-
culo da posição do RSSI e os dados obtidos são enviados a um aplicativo. Para a interface do aplicativo foi
utilizada a linguagem de programação Python com a biblioteca Tkinter, que é usada especificamente para
interfaces gráficas, juntamente com a biblioteca Pybluez, para realizar a conexão Bluetooth. Dessa forma,
através do uso do aplicativo e de uma pulseira que atuará como o beacon, o usuário será avisado sobre o
setor que ele se encontra e como chegar até o local desejado.
6 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel