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AEQ
EDUCAÇÃO DE
4 QUALIDADE
Equipe
Ewerton Ricardo B. Galvão - P2 - GEP | João Pedro T. Dias - P2 - GES
Otávio Augusto S. Lima - P2 - GES | Pedro A. Arrouk - P2 - GES
Orientador
Prof. Wanderson Eleuterio Saldanha
O nosso projeto irá focar no estudo e comprovação de que ondas binaurais são efetivas, para alunos
com TDAH, dislexia e outras doenças disfuncionais. Nosso objetivo com o projeto é apresentar uma
alternativa às pessoas que se sentem distraídas ou mesmo ansiosas na hora das aulas, provas e em
momentos de pressão. Usando a tecnologia do som 8D, conseguimos artificialmente reproduzir a
frequência que nosso cérebro usa para se comunicar, utilizando de frequências desiguais, o cérebro
consegue calcular a diferença e por fim tendo um efeito positivo no indivíduo.
Projeto
Criamos um aplicativo que disponibiliza áudios binaurais para os usuários a conhecerem e depois que
manda um questionário de satisfação, pergunta se o áudio ajudou, se ele acredita que usaria mais vezes,
se tem um diagnóstico médico e se ele recomendaria para outras pessoas usarem. No final o nosso obje-
tivo é poder provar a eficácia dos áudios e implementar eles nos métodos de estudo escolar, nas provas,
já que muitas pessoas relatam que os áudios ajudam a diminuir a ansiedade e dconcentrarem-se melhor.
Funcionamento
A onda binaural é gerada quando o indivíduo escuta dois sons com frequências muito próximas, porém
diferentes e inferiores a 1000 Hz. Isso faz com que o cérebro perceba uma terceira onda que, na verdade,
não existe, de modo mais prático. “Quando você toca duas frequências separadas em cada ouvido, diga-
mos 140 Hz e 149 Hz, a diferença na frequência é 9 Hz. Seu cérebro compensa essa diferença e é experi-
mentado um terceiro tom de 9 Hz”, essa frequência é igual à diferença entre os dois sons distintos. A ideia
é ativar áreas específicas do cérebro com diferentes padrões de áudio, induzindo o sono, aumentando a
concentração ou até estimulando a memória.
8 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel