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Mimic Glove com
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Extensômetros
Equipe
Henrique F. Freimanis - P6 - GEB | Leandro M. de Souza - P6 - GEA
Paulo Henrique L. Júnior - P6 - GEC
Orientador
Prof. Renan Sthel Duque
Apesar de muitas empresas já investirem em soluções para implementar a comunicação entre ser hu-
mano e máquina, a maior parte delas ainda não alcançaram o grande público por serem muito custosas
ou desconfortáveis. Por isso, propomos uma solução mais barata que poderá ser utilizada para lazer e
até mesmo para reabilitação de pessoas em hospitais. Nosso projeto consiste em uma luva que detecta
os movimentos de todos os dedos e o movimento da mão em si, transmitindo esta informação para o
computador sendo uma interface homem-máquina possibilitando o uso nas mais diversas aplicações.
Projeto
O projeto é idealizado com foco em maleabilidade e conforto, a luva em si é bem flexível para que não se
torne um incômodo utilizá-la. Os movimentos da mão e dos dedos são captados por sensores, sendo que,
o sensor dos dedos foi desenvolvido por nós. Os dados são transmitidos via bluetooth para o computador
que os interpreta e os projeta em uma mão virtual, podendo ser utilizados por qualquer software que acei-
te controles configuráveis abrindo, portanto, o leque de usos para a luva. O diferencial deste projeto é a
imersão e o maior controle sobre cada dedo e tudo isso pensado para ter o menor custo possível. A gami-
ficação de tratamentos ortopédicos é uma das aplicações que será explorada em nossos testes visando a
estimulação do paciente a praticar diferentes tipos de movimentos nas mãos.
Funcionamento
O projeto consiste em uma luva com acelerômetros e giroscópios a fim de captar a aceleração e ângulo
de cada mão. Em cada dedo da luva há um sensor que detecta o quanto esse dedo é dobrado. Desenvol-
vemos ele utilizando uma mistura de cola a base de álcool e grafite em pó. Quando um dedo é contraído
temos uma variação na resistência do sensor devido ao fato de ter sido esticado, logo, temos uma varia-
ção de tensão que é percebida pelo conversor de sinal analógico para digital do microprocessador. Após
o sinal contendo ângulo, aceleração e contração de cada dedo ser recebido ele é processado pelo ESP32.
Escolhemos o ESP32 porque além de ser similar ao Arduino na linguagem de programação, ele possui
bluetooth integrado, logo, o sinal processado é enviado via bluetooth para o computador que interpreta e
associa os movimentos a teclas do teclado podendo ser mapeado de acordo com o aplicativo.
90 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel