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StudyFlow
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Com o avanço da tecnologia e das telecomunicações, novos meios de entretenimento foram criados e aprimo-
rados, muitos dos quais não eram concebíveis há 50 anos. Com isso em mente, a tecnologia avançou muito mais
rápido do que o cérebro humano foi capaz de acompanhar. Dessa maneira, os gatilhos e estratégias usadas por esses
meios de entretenimento são muito eficazes e têm a capacidade de prender o usuário por horas na mesma atividade.
Com base no exposto, o aplicativo “StudyFlow” vem na contramão dessa cultura, incentivando os estudan-
tes a terem uma relação mais saudável com seus dispositivos e com a tecnologia em geral. O aplicativo busca
unir aspectos positivos das tecnologias, como a gamificação e recompensas virtuais, e técnicas de estudo e
desenvolvimento pessoal eficazes.
PROJETO
Para isso, o aplicativo conta com duas funções principais: o despertador inteligente e o timer pomodoro. Ambas
as funções contabilizam pontos para o usuário toda vez que utilizadas e podem ser vistas no ranking geral dos
estudantes da instituição de ensino. O despertador inteligente gera um QR code único para o usuário, que pode
imprimi-lo e posicioná-lo onde preferir. Uma vez que o despertador acorde o usuário, basta apontar a câmera do
dispositivo para desativar o alarme e receber sua pontuação. Já o timer pomodoro oferece a oportunidade para o
aluno se dedicar aos estudos por 25 minutos, tendo uma pausa de 5 minutos ao final desse período. Caso o aluno
faça 4 sessões de estudo usando o timer, ele recebe uma pausa de 15 minutos e uma pontuação multiplicada por 4.
Em suma, o StudyFlow busca trazer uma nova visão para o uso da tecnologia e dispositivos, para que o
relacionamento com esses não prejudique a vida pessoal e acadêmica do indivíduo.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Victor Zeferino (Estudante); José Paulo Costa Rosas (Estudante); Carlos Nazareth Marins (Professor e Diretor do
Inatel) Com base no apresentado, o aplicativo “StudyFlow” vem na contramão da cultura do ostracismo, incenti-
vando os estudantes a terem uma relação mais saudável com seus dispositivos e com a tecnologia em geral. O
aplicativo busca unir aspectos positivos das tecnologias, como a gamificação, recompensas virtuais, técnicas de
estudo e desenvolvimento pessoal.
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