Page 152 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 152

StudyFlow











             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             Com o avanço da tecnologia e das telecomunicações, novos meios de entretenimento foram criados e aprimo-
             rados, muitos dos quais não eram concebíveis há 50 anos. Com isso em mente, a tecnologia avançou muito mais
             rápido do que o cérebro humano foi capaz de acompanhar. Dessa maneira, os gatilhos e estratégias usadas por esses
             meios de entretenimento são muito eficazes e têm a capacidade de prender o usuário por horas na mesma atividade.
             Com  base  no  exposto,  o  aplicativo  “StudyFlow”  vem  na  contramão  dessa  cultura,  incentivando  os  estudan-
             tes a terem uma relação mais saudável com seus dispositivos e com a tecnologia em geral. O aplicativo busca
             unir  aspectos  positivos  das  tecnologias,  como  a  gamificação  e  recompensas  virtuais,  e  técnicas  de  estudo  e
             desenvolvimento pessoal eficazes.


             PROJETO

             Para isso, o aplicativo conta com duas funções principais: o despertador inteligente e o timer pomodoro. Ambas
             as funções contabilizam pontos para o usuário toda vez que utilizadas e podem ser vistas no ranking geral dos
             estudantes da instituição de ensino. O despertador inteligente gera um QR code único para o usuário, que pode
             imprimi-lo e posicioná-lo onde preferir. Uma vez que o despertador acorde o usuário, basta apontar a câmera do
             dispositivo para desativar o alarme e receber sua pontuação. Já o timer pomodoro oferece a oportunidade para o
             aluno se dedicar aos estudos por 25 minutos, tendo uma pausa de 5 minutos ao final desse período. Caso o aluno
             faça 4 sessões de estudo usando o timer, ele recebe uma pausa de 15 minutos e uma pontuação multiplicada por 4.
             Em  suma,  o  StudyFlow  busca  trazer  uma  nova  visão  para  o  uso  da  tecnologia  e  dispositivos,  para  que  o
             relacionamento com esses não prejudique a vida pessoal e acadêmica do indivíduo.


             VALIDAÇÃO DA IDEIA

             Victor Zeferino (Estudante); José Paulo Costa Rosas (Estudante); Carlos Nazareth Marins (Professor e Diretor do
             Inatel) Com base no apresentado, o aplicativo “StudyFlow” vem na contramão da cultura do ostracismo, incenti-
             vando os estudantes a terem uma relação mais saudável com seus dispositivos e com a tecnologia em geral. O
             aplicativo busca unir aspectos positivos das tecnologias, como a gamificação, recompensas virtuais, técnicas de
             estudo e desenvolvimento pessoal.














               152          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   147   148   149   150   151   152   153   154   155   156   157