Page 150 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 150

Study Time











             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             O  Programa  Internacional  de  Avaliação  de  Estudantes  (PISA),  feito  pela  OCDE,  é  um  estudo  comparativo  que
             oferece  informações  sobre  o  desempenho  geral  dos  estudantes  de  diversas  nações.  Os  resultados  do  Pisa
             permitem  que  cada  país  avalie  os  conhecimentos  e  as  habilidades  de  seus  estudantes,  para  que  seja
             possível aplicar melhorias sempre que necessário. Historicamente, o Brasil sempre foi um país que permaneceu
             abaixo da média nesta avaliação, mostrando um grande problema educacional no país. Além disso, por conta da
             pandemia  da  COVID-19,  muitas  escolas  não  conseguiram  se  adaptar  ao  sistema  remoto,  prejudicando  o
             desempenho  acadêmico  dos  alunos  ao  redor  do  mundo  e,  consequentemente,  afetando  negativamente  não
             apenas  nosso  índice  do  Pisa,  mas  o  de  diversas  outras  nações.  Uma  das  causas  para  a  baixa  do  desempe-
             nho  geral  no  índice  Pisa  durante  a  pandemia  foi  a  falta  de  despertar  o  interesse  dos  alunos  para  o  estudo,
             e é exatamente isso que buscamos solucionar com o nosso aplicativo.



             PROJETO
             A solução que desenvolvemos para a baixa do índice Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) no
             Brasil é o aplicativo intitulado “StudyTime”, o qual auxilia no processo de ensino dos professores e aprendizagem
             dos alunos. O aplicativo é um espaço onde o aluno pode aprender com a teoria e a prática, mesclando ambos atra-
             vés de exercícios gamificados, em formato de quiz de múltipla escolha, com base nos fornecidos pela instituição
             de ensino. Na parte da teoria, são disponibilizados materiais de estudo, como apostilas, exemplos práticos e vídeo
             aulas (tanto da internet quando de colaboradores e professores), também de acordo com o material fornecido pela
             academia de ensino. Na parte prática, o aluno terá acesso à listas de exercícios, onde poderá testar seus conheci-
             mentos e realmente desenvolver seu aprendizado. Além disso, ferramentas como calendários, horários de aulas e
             cronogramas de estudos e fórum de dúvidas estarão também disponíveis em uma futura ampliação do app, facili-
             tando a organização e o planejamento do aluno, despertando seu interesse pelo aprendizado.


             VALIDAÇÃO DA IDEIA

             Ludimila  Rocha  (Psicóloga  educacional):  Um  aplicativo  que  ajuda  a  organizar  a  vida  acadêmica  e  auxilia  no
             aprendizado  seria  muito  benéfico  para  alunos.  Jonas  Lopes  (Professor):  Unir  conteúdos  teóricos  e  prá-
             ticos,  além  de  ferramentas  de  organização  pode  ser  um  grande  aliado  no  processo  de  aprendizado.
             Guilherme Barucke (Vice-diretor e professor): A problemática levantada pela equipe possui sérias implicações para
             o desenvolvimento dos alunos. Seria interessante destacar a parte de conteúdo, sobre o tipo de conteúdo, ou cri-
             tério para a escolha destes.







               150          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   145   146   147   148   149   150   151   152   153   154   155