Page 150 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 150
Study Time
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), feito pela OCDE, é um estudo comparativo que
oferece informações sobre o desempenho geral dos estudantes de diversas nações. Os resultados do Pisa
permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes, para que seja
possível aplicar melhorias sempre que necessário. Historicamente, o Brasil sempre foi um país que permaneceu
abaixo da média nesta avaliação, mostrando um grande problema educacional no país. Além disso, por conta da
pandemia da COVID-19, muitas escolas não conseguiram se adaptar ao sistema remoto, prejudicando o
desempenho acadêmico dos alunos ao redor do mundo e, consequentemente, afetando negativamente não
apenas nosso índice do Pisa, mas o de diversas outras nações. Uma das causas para a baixa do desempe-
nho geral no índice Pisa durante a pandemia foi a falta de despertar o interesse dos alunos para o estudo,
e é exatamente isso que buscamos solucionar com o nosso aplicativo.
PROJETO
A solução que desenvolvemos para a baixa do índice Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) no
Brasil é o aplicativo intitulado “StudyTime”, o qual auxilia no processo de ensino dos professores e aprendizagem
dos alunos. O aplicativo é um espaço onde o aluno pode aprender com a teoria e a prática, mesclando ambos atra-
vés de exercícios gamificados, em formato de quiz de múltipla escolha, com base nos fornecidos pela instituição
de ensino. Na parte da teoria, são disponibilizados materiais de estudo, como apostilas, exemplos práticos e vídeo
aulas (tanto da internet quando de colaboradores e professores), também de acordo com o material fornecido pela
academia de ensino. Na parte prática, o aluno terá acesso à listas de exercícios, onde poderá testar seus conheci-
mentos e realmente desenvolver seu aprendizado. Além disso, ferramentas como calendários, horários de aulas e
cronogramas de estudos e fórum de dúvidas estarão também disponíveis em uma futura ampliação do app, facili-
tando a organização e o planejamento do aluno, despertando seu interesse pelo aprendizado.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Ludimila Rocha (Psicóloga educacional): Um aplicativo que ajuda a organizar a vida acadêmica e auxilia no
aprendizado seria muito benéfico para alunos. Jonas Lopes (Professor): Unir conteúdos teóricos e prá-
ticos, além de ferramentas de organização pode ser um grande aliado no processo de aprendizado.
Guilherme Barucke (Vice-diretor e professor): A problemática levantada pela equipe possui sérias implicações para
o desenvolvimento dos alunos. Seria interessante destacar a parte de conteúdo, sobre o tipo de conteúdo, ou cri-
tério para a escolha destes.
150 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel