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PROJETO VENCEDOR
                                                      Prêmio Arena FETIN de Software, games e IA






             String Academy VR













             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             Aprender a tocar um instrumento é um desafio para muitas pessoas, que frequentemente acabam desanimando e desistindo
             logo no início. Essa frustração ocorre, em grande parte, devido ao ritmo demorado do processo, que torna as primeiras
             etapas repetitivas e monótonas. Além disso, o alto custo de instrutores especializados dificulta o acesso para muitos. Nesse
             contexto, uma solução como a String Academy VR tem o potencial de estimular o aprendizado, tornar a experiência mais
             envolvente e reduzir os custos, beneficiando tanto indivíduos interessados em música quanto instituições de ensino, como
             cursos de instrumentos e escolas municipais, onde, com apenas um dispositivo de realidade virtual, seria possível alcançar
             diversas crianças e adolescentes, tornando o aprendizado mais acessível e inclusivo.


             FUNCIONAMENTO DO PROJETO

             O usuário utiliza a aplicação através do Meta Quest 3, enxergando o ukulele por meio das câmeras de realidade aumentada,
             com projeções virtuais sobrepostas à imagem. O menu simula uma caixa mecânica de madeira, onde, ao pressionar
             fisicamente  cada  botão,  o  usuário  pode  alternar  entre  as  diferentes  funções  do  aplicativo,  que  incluem  um  afinador
             funcional, uma tela de seleção de ambientes imersivos, o painel de configurações, onde é possível alternar entre português,
             inglês, espanhol e alemão e ajustar a posição das projeções para alinhar com o instrumento real, e a tela de acordes. Nesse
             modo, esferas azuis serão projetadas no braço do instrumento, indicando as posições em que o usuário deve pressionar as
             cordas para tocar o acorde desejado. A principal função é a tela de músicas, onde, ao selecionar uma música, as notas são
             projetadas no ar, indo em direção ao instrumento, de modo que o usuário consiga tocar músicas em seu próprio instrumento,
             apenas seguindo o ritmo do jogo.


             METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA

             O projeto utiliza tecnologias de realidade virtual e aumentada e é uma aplicação educativa para o Meta Quest 3, com
             ambientes imersivos e um menu 3D interativo. Foram empregados softwares como Blender e Unity para a modelagem 3D e
             como motor gráfico, respectivamente. A linguagem de programação utilizada foi C#, escolhida pela vantagem da orientação
             a objetos em jogos. Para rastrear a posição do ukulele, foi desenvolvida uma peça no Fusion 360, impressa em 3D, que
             permite acoplar o Touch Controller do dispositivo ao instrumento. Durante o processo de ideação, conversamos com alguns
             professores de música, que ofereceram feedback sobre a eficácia do projeto para o ensino musical. Soluções similares
             incluem aplicativos como Yousician e Piano Vision, que incentivam o aprendizado musical e o desenvolvimento do ritmo de
             forma interativa e gamificada, no entanto, String Academy é a única aplicação AR/VR no mercado voltado a instrumentos
             de corda.







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