O Inatel realiza sua edição 2022 da Semana do Empreendedor, um grande seminário de empreendedorismo e inovação realizado anualmente, em seu campus, em alinhamento com a Semana Global do Empreendedorismo. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos, necessitando somente de inscrição prévia. Participe, você será muito bem-vindo!
Programação 08 a 11 de Novembro
As atividades valem milhas no Programa de Milhagem do NEmp, equivalência de presença ou horas em AC.
Palestrantes, Instrutores e Facilitadores
APOIO
WORKSHOP
Inatel Maker for Teens: uma experiência mão na massa.
O que é o FabLab Inatel? Um ambiente incrível com infraestrutura completa de fabricação digital para facilitar whorkshops, incluindo máquinas de corte a laser, impressoras 3D, recorte eletrônico e CNCs de precisão e de grande formato. Somado a um programa de capacitações chamado de Inatel Maker, que oferece treinamento de intenção de projeto para cada um dos equipamentos disponíveis, além de cursos de Design Thinking e Lean Thinking. 0nde se pode fazer de tudo! Neste evento alunos(as) do 9º ano da Escola pública José Ribeiro de Carvalho participarão de uma experiencia muito especial no FabLab Inatel. O que será um piloto para um novo e incrível projeto do Inatel Startups quem vem por aí.
Palestrante: Claudinei Silva
É gestor técnico do FabLab Inatel, formado em engenharia elétrica com MBA em gestão empresarial em ambiente tecnológico e pós-graduação em gerenciamento de projetos. Possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de produtos.
PALESTRA INTERATIVA
Ligando os pontos: propriedade intelectual, criatividade e inovação
A Propriedade Intelectual pode ser compreendida como um conjunto de princípios e regras que protegem o que resulta do esforço intelectual que o ser humano faz para criar algo novo, regulando a aquisição, o uso e a perda de direitos. (FERREIRA; J. D. Propriedade Intelectual: proteção do conhecimento; 2022). Em que medida a criatividade e principalmente a inovação podem e devem se utilizar da propriedade intectual como agregação de valor ao processo de inovar ? Este encontro tem o objetivo de passar por estes pontos de forma leve e ao mesmo tempo com aprendizados aficazes.
Palestrante: Raphael Cardoso
É professor de inovação e design thinking no Inatel e especialista com experiência em ambientes makers, propriedade intelectual, design industrial e design de produtos.
PALESTRA MAGNA DE ABERTURA
A comédia corporativa
Tema: Mudanças
Objetivos:
A partir de um cenário incerto e dinâmico, aprender a enxergar a selva corporativa por um ângulo mais simples e mais bem humorado. Enfatizar a necessidade da contínua atualização profissional.
O que será aprendido:
O mercado de trabalho está em permanente mudança, e os que não se adaptam a elas ficam rapidamente obsoletos. Complicar é fácil, difícil é simplificar. Bom humor não é a principal matéria prima no ambiente de trabalho, mas é um ingrediente indispensável.
Tópicos:
Todos os dias, somos surpreendidos por uma nova mudança. Elas estão mais rápidas, ou nós estamos mais lentos? A melhor maneira de enxergar à frente é olhando para trás. Óbvio é aquilo que qualquer um podia ter feito, mas poucos fizeram. As portas do mercado de trabalho estão mais baixas e mais estreitas. Antes, tínhamos uma carreira. Agora, uma correria? Não existe uma receita para o sucesso. Mas há bons remédios para prevenir o fracasso.
Palestrante: Max Gehringer
Começou a carreira como office-boy, foi Diretor da PepsiCo Foods nos Estados Unidos e Presidente da PepsiCola e da Pullman/Santista Alimentos. Autor de vários livros famosos e colunista reconhecido nacionalmente.
WORKSHOP PARA PREFEITURAS
Tema: Projetos em Cidades Inteligentes e Cidades Empreendedoras
Cidades inteligentes, também chamadas de Smart Cities, são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Já o nosso conceito de cidades empreendedoras é aquele em que o munícpio possui ambiência apropriada para a geração de novas empresas pela população, onde a cultura do empreendedorismo é intencionalmente promovida por vários agentes e, principalmente, pelo poder público municipal. Na nossa visão, cidades empreendedoras precisam conter plataformas de desenvolvimento a novos empreendimentos inovadores. O Inatel possui experiência através de uma interessante jornada de contribuição nestas questões junto ao município de Santa Rita do Sapucaí - MG, o reconhecido como Vale da Eletrônica. E neste workshop vamos compartilhar com os participantes um pouco do que aprendemos nesta trajetória.
Leonardo Maia
Leonardo é o Gerente para projetos de cidades e lugares inteligentes do Inatel; é engenheiro, especialista e mestre em telecomunicações pelo Inatel.
Rogério Abranches
Rogério é o Gerente do Programa Inatel Startups e já atuou na geração e desenvolvimento de mais de 60 startups de tecnologia. Possui formação em administração e mestrado em educação empreendedora.
PALESTRA INTERATIVA
Tema: O papel da Empresa Júnior do Inatel (CP2eJr) e do MEJ, como divisores de água em nossas carreiras.
O movimento empresa júnior, carinhosamente chamado também de MEJ, chegou ao Brasil em meados dos anos 1990, no curso de Administração da Fundação Getúlio Vargas – uma das mais renomadas universidades do país. No entanto sua origem é europeia, tendo sido criado na França em 1967. Desde o início, seu intuito é que os estudantes coloquem na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. Na Empresa Júnior do Inatel, seus membros experimentam uma carreira executiva, podendo ser esta intensa e muito completa a medida que o aluno consegui ascender no plano de carreira da empresa, que é realmente muito interessante. O aluno inicia como associado, podendo chegar à Diretor Presidente da empresa. Conheça mais da Empresa Júnior do Inatel: cp2ejr.com.br
Minicurso
Tema: É Preciso ter dinheiro para iniciar uma Startup? Vamos conversar sobre isso!
Existe uma confusão na cabeça de quem deseja empreender um dia, sobre quanto de dinheiro é necessário para iniciar uma startup, uma pequena empresa de tecnologia. Neste minicurso vamos conversar um pouco sobre isso, baseado inclusive na experiência de várias startups criadas na Incubadora de Empresas do Inatel. Venha participar e esclarecer de vez esta questão. Neste curso você irá entender em quais situações o dinheiro é essencial ou determinante para o desenvolvimento e sucesso de uma startup. Conhecerá também quais os tipos e formas de investimento que uma empresa iniciante pode receber.
Instrutor: Cleber Amaral
Foi professor universitário e consultor de gestão e finanças por mais de 15 anos, conhecedor do universo das pequenas empresas e hoje é bolsista especialista da Fapemig no Programa Inatel Startups.
Minicurso
Modelagem de Séries Temporais na Prática - Parte I
Um curso excelente, ministrado pelos melhores cientistas de dados do mercado. A 4intelligence, startup onde atuam os cienstistas de dados Juan Jensen (sócio fundador) e Ronan Cunha, é uma empresa que se desponta do cenário nacional e internacional sendo um dos mais destacados cases do Vale da Eletrônica. Possui mais de 110 colaboradores especialistas no time, sendo que aproximadamente 50 destes profissionais são oriundos do Inatel.
Parte I: Inteligência Artificial para Séries Temporais na Prática.
Conteúdo:
- Introdução à Ciência de Dados e Inteligência Artificial (I.A)
- Quais dores podem ser atacadas no mundo dos negócios utilizando ciência de dados e IA?
- Modelos Lineares para Previsão Econômica
- Casos de uso
- Estimação de Demanda e Elasticidades
- Casos de uso nas empresas
- Projeções e simulações
Juan Jensen
É o Atual Chairman of the board da 4intelligence, startup de inteligência de dados investida pelo Inovabra Venture; é Doutor em teoria econômica pela USP, foi membro do conselho independente do BNDES e assessora conselhos de grandes empresas globais.
Minicurso
Modelagem de Séries Temporais na Prática - Parte II
Um curso excelente, ministrado pelos melhores cientistas de dados do mercado. A 4intelligence, startup onde atuam os cienstistas de dados Juan Jensen (sócio fundador) e Ronan Cunha, é uma empresa que se desponta do cenário nacional e internacional sendo um dos mais destacados cases do Vale da Eletrônica. Possui mais de 110 colaboradores especialistas no time, sendo que aproximadamente 50 destes profissionais são oriundos do Inatel.
Parte II: Algoritmo Escalável de AutoML para Modelagem de Séries Temporais.
Conteúdo:
- Introdução à Modelagem em Escala
- Quais dores podem ser solucionadas utilizando modelagem em escala?
- AutoML na Prática
- Casos de uso em indústrias e serviços
Ronan Cunha
Atualmente é cientist de dados na 4intelligence, professor da escola de relações internacionais da FGV e consultor para orgãos públicos e privados. É Doutor em ecomonia pela escola de economia de São Paulo - EESP da FGV.
OBSERVATÓRIO DE EMPREENDEDORES
Roberto Pinheiro
É ex-aluno do Inatel, formado em Dez. 2021, sócio fundador da Amiko Soluções – que integra o programa de Incubação do Inatel. A solução da startup visa desafogar o fluxo de atendimentos em leitos hospitalares através de uma assistente virtual. A Amiko surgiu como um projeto da 39° edição da Feira de Tecnológica do Inatel – FETIN - 2020. A startup está prestes a receber um aporte financeiro de uma farmacêutica multinacional e em fase de negociação com grandes hospitais para a implementação da solução.
Palestra Interativa
Tema: O aprendizado da 4intelligence na captação de recursos de Venture Capital.
A startup 4intelligence é uma startup de inteligência de dados criada na Incubadora do Inatel há alguns anos, que tem como sócios fundadores, engenheiros ex-alunos do Inatel e alguns cientistas de dados que estão entre os mais reconhecidos do país. A startup já se graduou do Programa de Incubação como um dos cases de sucesso mais destacados da Incubadora e do município de Santa Rita do Sapucaí, pela sua trajetória de sucesso no mercado. No âmbito deste sucesso, estão os aportes financeiros recebidos pela empresa, que foi investida pelo Inovabra Ventures, braço de venture capital do Bradesco. A empresa se prepara para receber um terceiro aporte de insvestimentos, que poderá ser o maior aporte recebido nesta modalidade por uma empresa do Vale da Eletrônica.
Bruno Rezende
É fundador e CEO da 4intelligence; é Economista pela USP e pós-graduado pela Durham University (UK). Atuou por mais de 10 anos como consultor em inteligência de mercado e análise de dados para muitas das maiores empresas do Brasil e do mundo. Neste encontro ele falará sobre a sua experiencia à frente da empresa neste processo de condução de atração e conclusão dos investimentos já recebidos e do planejamento visando os próximos passos da empres na busca do próximo investimento.
Palestra Interativa
Tema: Registro de profissionais, empresas e acervo técnico.
De uma forma leve o e objetiva, a palestra abordará sobre o sistema Confea/Crea/Mútuas e os pré-requisitos para obtenção do registro de profissional e de empresa, bem como sobre a importância do Acervo técnico para comprovação da experiência dos profissionais.
Gustavo Freitas
Gerente da Divisão Técnica do Crea-MG
MINICURSO
Tema: Como elaborar projetos vencedores para captar recursos ($$) de fomento.
As Agências Brasileiras de Fomento a Inovação, como FINEP, FAPEMIG e CNPq, em vários momentos afirmam que possuem dinheiro disponível para fazer investimentos, contudo também afirmam, que faltam bons projetos para receberem estes recursos. Vamos entender um pouco deste cenário? Quando se trata de startups ou outros tipos de empresas de tecnologia, em qualquer fase de sua trajetória, receber recursos financeiros de fomento destas agências, que na maior parte das vezes são recursos não reembolsáveis, ou seja, que não precisam ser devolvidos porque não se trata de empréstimos, pode ser a única forma de uma empresa conseguir emplacar uma inovação no mercado. Ou pelo menos ser o caminho mais curto e facilitado para isso. E escrever estes projetos que serão enviados para a análise das agências, não é algo trivial, é necessário ter experiência e conhecimento deste processo. Nesta palestra interativa, tudo isso será aborado pelo Prof. Eduardo, que possui vasta experiência neste contexto, tendo desenvolvido muitos projetos que obtiveram a aprovação destas agencias.
Eduardo Zanin
Mestre em Administração na área da Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, bacharel em Administração e Direito. É gestor de incubação do Inatel Startups e professor de graduação e pós-graduação da Instituição. Consultor com vasta experiência.
EVENTO DE GRADUAÇÃO DE EMPRESAS DA INCUBADORA
A Incubadora de Empresas do Inatel, Programa denominado Inatel Startups, já graduou mais de 65 empresas de base tecnológica, sendo que quase todas estas empresas estão em plena atividade no município de Santa Rita do Sapucaí, o reconhecido Vale da Eletrônica. Estas empresas criadas na Instituição geram atualmente mais de 1.200 empregos diretos, faturam mais de R$ 350 milhoes reais/ano e algumas destas empresas são líderes nos mercados em que atuam. Além disso, mais de 65% do empresariado local, ligado a tecnologia, é formado por alunos e ex-alunos do Inatel. E o momento mais importante deste programa institucional, é quando empresas que nasceram e se desenvolveram nesta plataforma (incubação), são "entregues" à comunidade local, porque já possuem condições de gerar emprego e outros tipos de benefícios para o desenvolvimento desta comunidade.
Breve palestra:
Tema: Empresas e desenvolvimento social: o bom exemplo do Vale da Eletrônica.
Uma reflexão sobre a importância das empresas e dos empresários para o desenvolvimento econômico, social e humano da comunidade onde se inserem, tomando como base aspectos históricos do Vale da Eletrônica e casos atuais em Santa Rita do Sapucaí.
Dr. João Paulo Santos da Costa Cruz
Juiz de Direito. Marido da Ana Paula, pai da Sofia e do Augusto. Nascido em 1980. Graduado em Direito na UFMG em 2003. Advogado até 2010, quando tomou posse como Juiz em São Paulo e depois em Minas Gerais, onde assumiu a comarca de Serro. Promovido para a comarca de Santa Rita do Sapucaí em abril de 2013, onde atua e vive desde então.