O marketing é o que permite analisar a viabilidade da comercialização dos produtos e serviços que serão lançados

Atuar no desenvolvimento de um produto ou de uma solução na indústria vai além de apenas lançar um novo modelo de negócio. Divulgar a novidade e torná-la tendência é importante para que empresários e engenheiros mantenham a nova ideia firme no mercado. Para que todo novo produto seja divulgado de forma assertiva, é importante investir no marketing e na venda em uma empresa. E a estratégia é fundamental para que tudo aconteça de forma correta e o consumidor final seja convencido a adquirir o produto.

O marketing é uma estratégia empresarial de produção publicitária que permite a empresários e desenvolvedores de produtos divulgarem mercadorias ou serviços que são de interesse ao consumidor ou a outras empresas. Tanto as empresas como os clientes interagem entre si por meio do marketing. Porém, para que o produto não seja rejeitado, o público-alvo deve ser atingido e convencido a investir no item divulgado. Nas empresas onde o setor de divulgação ganha destaque, os custos e preços finais calculam a viabilidade do marketing no processo industrial.

Nas indústrias, o marketing é o que permite analisar a viabilidade da comercialização dos produtos e serviços que serão lançados. O mesmo setor também cuida da divulgação e de estratégias para que as novidades cheguem ao conhecimento do consumidor.

Créditos da foto: Pixabay
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Marketing industrial

O surgimento da indústria 4.0 exigiu que empresas de todo o mundo se adaptassem a um modelo de produção em que a tecnologia estivesse participando de toda a produção industrial. Porém, mesmo que o processo seja otimizado por meio da tecnologia, é necessário que a empresa seja reconhecida por sua atuação. E nem sempre isso acontece.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), dos 24 setores da indústria brasileira, 14 precisam adotar, com urgência, estratégias de digitalização para se tornarem competitivos fora do país. A falta de competitividade e presença no mercado prejudicam não apenas empresas de determinada área, mas todo um setor econômico.

Por conta disso, o marketing digital na indústria se tornou uma opção de complementar os processos de automação que melhoram a produção industrial, reforçando a ponta final da linha de produção. O investimento no marketing permite a diminuição do ciclo de compra, fidelização do público e redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

A grande maioria das indústrias de tecnologia investem em modelos de negócio B2B (Business to Business). No formato, o foco final não é o consumidor final, mas empresas parceiras. Por conta disso, o ciclo de vendas se torna complexo e tende a ser mais longo, porque as transações entre empresas envolvem várias questões na tomada de decisão e valores altos.

Marketing e tecnologia. Créditos da foto: Pixabay
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De que maneira atingir o consumidor final

Dessa forma, a ponta final, que é um cliente corporativo, procura um ótimo custo-benefício e parceiros que sejam confiáveis e com credibilidade. Para que as duas empresas se tornem parceiras, é preciso saber divulgar o produto e mostrar a existência de qualidade no processo de produção.

A produção de conteúdo para o marketing industrial pode ser para demandas já criadas, como insumos para outras indústrias, ou para criação de demandas, a exemplo de empresas de tecnologia, que tendem a apresentar soluções para produtos e novidades no mercado. A divulgação pode acontecer de várias formas, como por redes sociais, páginas na internet, eventos e podcasts. Porém, é preciso que o público-alvo esteja bem definido e que o modelo de divulgação seja assertivo.

Para que a ponta final da produção tenha interesse no produto, é preciso avaliar o que o cliente espera e quais atributos de seu produto ou serviço são relevantes. A empresa precisa analisar se existe qualidade, bom preço, facilidade de utilização, disponibilidade e até mesmo atendimento adequado para o público.

Bruno de OliveiraJornalista
Assessoria Inatel