Desde 2012, o Inatel oferece o Curso de Engenharia de Controle e Automação, que atende as demandas de vários setores - elétrico, eletrônico, telecomunicações, petrolífero, mineração, automobilístico, celulose, ferroviária, entre outras áreas.
A grade do curso de Engenharia de Controle e Automação combina robótica, matemática, física, mecânica, eletroeletrônica, informática e telecomunicações, além de disciplinas ligadas ao meio ambiente, saúde, direito e empreendedorismo.
Com inúmeras atividades práticas, em laboratórios com alta tecnologia, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. Também pode trabalhar com sistemas robóticos, sistemas elétricos e de controle industrial, predial e comercial.
Toda indústria, atualmente, tem alguma forma de automação, desde um sistema simples aos mais elaborados e complexos. Isso facilita para que esse engenheiro encontre vagas em qualquer setor da cadeia de suprimentos, pois ele é contratado pelas empresas para atuar no projeto e desenvolvimento de novos sistemas que visem a aumentar a produtividade de uma indústria e a qualidade dos produtos. Os setores de petróleo e gás, manufatura, mineração e metalurgia são tradicionais empregadores deste profissional.
Duas novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas). O Sul, o Sudeste e a região da Zona Franca de Manaus são os principais centros de emprego. Mas, as regiões Nordeste e Centro-Oeste estão em franca expansão e são boas áreas para se atuar.
O Engenheiro de Controle e Automação atua em empresas voltadas ao segmento em:
Realizar e coordenar estudos de viabilidade, projetos, construção, controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de controle para automação industrial, materiais e componentes de maquinário industrial e sistemas inteligentes aplicados à automação industrial.
Assessorar nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de tecnologia de controle e automação.
Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas à tecnologia de controle e automação.
Realizar e coordenar o planejamento, a organização, a verificação de adequação a usos e normas de segurança, de instalações relacionadas à tecnologia de controle e automação em unidades industriais, além de equipes de trabalho.
Realizar e dirigir programas e tarefas de investigação e consultorias na área de Engenharia de Controle e Automação.
Realizar pesquisa acadêmico-científica e tecnológica na área de Controle e Automação e outros que lhe sejam conferidos pelo respectivo conselho de classe.
Carga Horária: {{ativ.cargahoraria}}
Tipo: {{ativ.tipo}}
Créditos: {{ativ.creditos}}
Ementa: {{ativ.ementa}}
Total de Horas: {{ ped.totalcargahoraria }}
Carga Horária: {{ativ.cargahoraria}}
Tipo: {{ativ.tipo}}
Créditos: {{ativ.creditos}}
Ementa: {{ativ.ementa}}
Total de Horas: {{ ped.totalcargahoraria }}
Conheça o Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial construído para aperfeiçoar seus conhecimentos de Engenharia de Controle e Automação.
Saiba MaisInscreva-se no vestibular de Engenharia de Controle e Automação do Inatel
Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil
Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000