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Revista Fetin 2015
As Aventuras
de Inatelzinho II
Introdução Projeto
O desenvolvimento econômico e a busca de soluções sustentáveis O jogo “As aventuras de Inatelzinho 2” tem como objetivo principal
dependem da atuação de engenheiros no desenvolvimento de novos oferecer ao jogador a simulação da vida real de um estudante dentro
sistemas, metodologias e tecnologias para atender as necessidades da faculdade e dentro do contexto de uma cidade universitária.
da humanidade. Por este motivo, uma grande preocupação mundial
é a pequena taxa de formação de engenheiros ao redor do mundo. Este tipo de jogo é classificado como Advergame [1][2], ou seja,
Muitos jovens não optam por carreiras de engenharia por “jogo propaganda”. Esta categoria de jogo tem a proposta de oferecer
desconhecimento da área e da forma como os profissionais de a imagem de tecnologias, produtos ou serviços em diferentes áreas
engenharia interagem com a sociedade em seu trabalho cotidiano. que englobam tanto às necessidades educacionais e pedagógicas
como também as propostas publicitárias.
Existem várias formas de acessar o público jovem para oferecer
as principais informações sobre as carreiras de engenharia e sobre O jogador irá controlar um estudante que passou no vestibular do
uma instituição formadora de profissionais engenheiros. Dentre as Inatel. Para isso, o personagem inicia sua aventura percorrendo e
mais utilizadas tem-se: palestras em escolas e em eventos de Ensino encontrando vários desafios na cidade de acesso ao Inatel.
Médio, feiras de ciências, vídeos, artigos de revistas e jornais e
depoimento de profissionais da área. Embora todas estas formas O jogador passa a controlar todas as suas necessidades, levando em
sejam largamente utilizadas, um aspecto importante em todas elas consideração diferentes aspectos, incluindo o financeiro. A mescla de
é o baixo índice de envolvimento das pessoas que assistem cada todos estes fatores mostram que a vida estudantil deve ser planejada
uma destas formas de abordagem do assunto, principalmente e organizada, pois além das atribuições acadêmicas os jovens deverão
quando se fala dos jovens. assumir a responsabilidade pela organização de sua moradia, alimen-
tação e bem estar.
Na busca de uma forma interativa de apresentar as informações
sobre as carreiras de engenharia e o Inatel, como instituição O jovem jogador terá uma vida acadêmica repleta de testes e pergun-
de ensino de engenharia, a equipe responsável por este trabalho tas referentes a assuntos dos cursos de Engenharia e referentes às
buscou nos “games” a ferramenta computacional capaz de envolver suas necessidades na cidade de Santa Rita do Sapucaí.
os jovens na busca de informações sobre a carreira, mas de forma
lúdica e interativa.
O projeto tem como principal proposta apresentar aos jovens do
Ensino Médio como é a dinâmica dos cursos de engenharia do Inatel
e a vida em uma cidade universitária. Como os jovens se interessam
muito por jogos, o projeto apresenta toda a dinâmica da vida de um
estudante na carreira de engenharia. Por outro lado, as ferramentas
empregadas para o desenvolvimento deste projeto demonstram
como um profissional de Engenharia de Computação formado pelo
Inatel está apto a desenvolver soluções de alta complexidade alinha-
das com o que existe de mais moderno aos olhos do mercado.
Créditos: Print do projeto
10 Feira Tecnológica do Inatel